5 dicas para manter seu cão feliz

A alegria do seu cão não é uma coisa que você deve ignorar. Os donos de animais têm de parar de pensar que ter um animal de estimação é simples e, precisam perceber que eles necessitam de algumas coisas para serem felizes e aproveitarem a vida.

Entendendo isso, não importa de qual raça seu animalzinho é. Siga estas dicas para fazer com que o seu cão seja saudável e feliz:

 

VEJA TAMBÉM: 5 motivos para adotar um cachorro

Seja amoroso com seu bichinho

Filhotes brincando

Isso não parece ser tão difícil, mas no dia-a-dia com uma agenda agitada pode ser deixado para trás.
Reserve pelo menos alguns minutos todos os dias para simplesmente dar carinho a seu animal de estimação e mostrar o seu amor.
Se você não sabe o quão importante isso é, então talvez os animais não são para você.

Deixe o seu cachorro livre

Cachorro correndo

Isso é ignorado com muito mais frequência do que se imagina. Os cães são normalmente energéticos, criaturas atléticas e precisam correr e pular.
Assim sendo, leve seu cachorro para parques, trilhas, ou para um terreno seguro (cercado ou distantes das ruas) e deixe que ele corra ou ande a vontade.

Água fresca e limpa

Cachorro bebendo água

Muitas pessoas deixam a água dos cães em pratos por vários e vários dias.
Nessa água acumula-se sujeira e gordura, ela fica parada, e pode se tornar um local visitado por insetos.
Troque a água do seu animal todos os dias, e tenha certeza de utilizar água fresca e limpa.
Também garanta que a vasilha não fique sem água por longos períodos.
Assim como é para os humanos, para os cachorros consumir água suficiente é um dos segredos do funcionamento correto do corpo.
Possibilitar ao seu animal de estimação uma água boa e fresca é um passo importante para fazer com que ele seja saudável.

Dê ao seu cachorro refeições de qualidade

Cachorro comendo

Filhotes precisam de refeição de boa qualidade, escolhas alimentares saudáveis. Outra coisa importante é que o seu cão também precisa gostar dos alimentos que ele ganha.
Experimente comida para cachorro molhada ou seca - aquelas que estão cheias de valor nutritivo e proteínas, e aconselhada por especialistas.
Filhotes são carnívoros e precisam de carne de verdade dentro de seu plano de dieta. As pessoas devem saber que não devem alimentar com sobras de comida o seu cão.
Mas, por outro lado, todas as sobras de carne são liberadas.

Você também pode dar os ossos dos açougueiros (nunca de aves, apenas ossos de animais grandes), que eles adoram. Então, desde que você siga essas dicas corretamente, a dieta do seu animal de estimação vai se tornar mais diversificada e vai fazer seu cão ser mais saudável e mais feliz.

Dica: nunca alimente com as suas sobras os animais direto da mesa da cozinha, porque você vai ensiná-lo e ele vai se acostumar a mendigar e pedir cada vez que você comer o jantar.
Faça isso em um horário diferente das suas refeições.

Divirta-se com o seu cachorro ou lhe ensine algo

Cachorro brincando feliz

Filhotes precisam de estímulos, exercícios e também precisam aprender.
Eles estão propensos a monotonia e exigem alguma atividade para ocuparem o tempo.
Então, independentemente de dentro ou de fora, passe algum tempo sendo enérgico e se divertindo com o seu cachorro.
Isso pode ser feito tentando ensinar ele a fazer alguma coisa, como pegar o jornal.

Estas são algumas dicas básicas de como você pode melhorar a qualidade de vida de seu amigão. Claro, tem muitas outras coisas que podem ser feitas também. 

Você conhece alguma outra dica que auxilie na vida de seu cãozinho? Compartilhe conosco nos comentários.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Vai viajar no feriado e deixar seu cachorrinho sozinho?

Vai viajar no feriado? É bom refletir sobre alguns aspectos. Leia mais

Dicas para deixar seu cão sozinho em casa e feliz

Se você trabalha e não tem com quem deixar seu cão e precisa que ele fique sozinho algumas horas durante o dia não se preocupe. Isso não é o... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
aleks em 07/01/2015 21:28 disse:
Ola tenho um golden com 2 meses,ja foi aplicado a segunda dose da vacina e ele não para de comer tudo que ve pela frente,desde pedras até tudo,e agora esta com diarreia oque eu faço?
Anne em 09/12/2014 15:41 disse:
Oi, minha cachorra morreu estava com 17 anos já, e a filha dela está muito triste chora querendo a mãe, se recusa a brincar, não quer comer ração só aceita carne, eu tentei levar ela para passear mais ela trava com a coleira, comprei aqueles calmantes florais mais não fez efeito, vocês tem alguma dica porque já não sei mais o que tentar! ?
Silvia em 29/09/2014 11:30 disse:
Olá, tudo bom? Amei seu artigo e vai me ajudar muito com meu cãozinho... você tem algumas dicas básicas de como ensinar o cachorro a pegar a bolinha e os comandos mais fáceis por exemplo: deita, rola, fica, senta? Obrigada desde já!
NELI em 13/06/2014 11:29 disse:
Meu Poodle tem muito medo de barulho, o que fazer ?
Resposta do Blupet: Neli, tudo bem?

Os cães tem uma audição mais aguçada que a nossa e dependendo do cão, ele pode ser mais sensível ao barulho ou não. Por este motivo geralmente eles tem medo de fogos de artifício, trovoadas entre outras coisas. Tente deixá-lo o mais longe possível destes barulhos e mostre para ele que você está perto deixando-o mais tranquilo.
ludmila em 25/04/2014 21:06 disse:
meu caõ esta com virose mas estou sem dinhero para levala ao veteriario estou co o coração na mao ja recori a tudo mas inutiu ela vomita e ta com diareia ainda e febre a 2 dia
Resposta do Blupet: Olá, Ludmila. Este artigo pode te ajudar Como evitar viroses em seu cão.
Carla em 23/10/2013 22:22 disse:
Desejo receber informações sobre como socializar filhote com o cachorro de mais idade , 10 anos .Filhote de 7 semanas raça pit bull .
Resposta do Blupet: Olá Carla, tudo bem?

Vamos lá: Primeiro de uma olhadinha em nosso artigo sobre cuidados com filhotes. Tem algumas dicas legais de alguns probleminhas rotineiros que podem acontecer com filhotes.
Depois, veja uma dica sobre cães agitados demais. Não sei se é o caso, mas pode ser que o filhotinho esteja assustando o cãozinho de mais idade e por último temos uma dica sobre cuidados com cães mais idosos.

Em relação a socialização dos dois, tente ir devagar, aos poucos deixando eles se conhecerem. Lembre-se que o filhotinho tem muito mais energia que o cão adulto, principalmente por se tratar de um cão da raça Pit bull, então é bom ficar atento se ele pode estar incomodando o cãozinho mais idoso. Espero ter ajudado.
Waldo Claro em 02/07/2013 17:26 disse:
Excelente matéria . Aprendí muito com ela . Parabéns !
Resposta do Blupet: Olá Waldo, que bom que gostou. A equipe do Blupet está aqui realmente para ajudar. Uma outra forma de aprender Waldo é pelo nossa game. Lá as pessoas podem interagir e trocar ideias. Se caso lhe interessar Waldo, acesse por este link: http://www.blupet.com.br/novo/cadastro/

Agradecemos a visita.
daniele batista em 24/04/2013 13:50 disse:
gente vamos fala serio secada um de nós adotarce um animal o mundo seria mas feliz gostaria muito de adota um cachorrinho da raça pinscher que pequeno se alquem soube entre em contato comigo 81 33439709 ou 86973661 obrigada

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado