A vacinação em filhotes

Quando você adota, compra ou ganha um filhotinho, sabe que dentre os principais cuidados com o pequeno cão está a vacinação. Na Comunidade do Blupet, a internauta Paulina levantou a questão "Quais são as primeiras vacinas que um filhote de cachorro de tomar?".

VEJA TAMBÉM: Alergias em cães

Já escrevemos um artigo sobre a importância da vacinação, que não deve ser somente quando o cão é pequeno, mas ao longo de toda a vida do animal. No entanto, as primeiras vacinas são as mais importantes e que podem evitar possíveis doenças que afetam os filhotes. As vacinas normalmente iniciam a partir dos 45 dias a 8 semanas de vida, com reforços anuais.

A importância da vacinação em filhotes

Primeiras vacinas de um filhote

As primeiras vacinas que o filhote deve receber são a V8 ou V10 que previnem contra Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Parvovírus canino, Leptospirose, Parainfluenza, Adenovírus e Coronavírus.

Doenças comuns em cães

As doenças mais comuns que afetam os cãezinhos no Brasil são a Cinomose e o Parvovírus. A primeira causa tosse e diarreia intensa. Os cães que a adquirem desenvolvem uma pneumonia ou até paralisia que pode matar. Já a Parvovirose é uma doença que permanece no ambiente por muito tempo, por isso é necessária a vacinação, como ela é oculta fica difícil detectar se o local possui ou não o vírus. Ela provoca diarreia com sangue e também é fatal.

Cuide bem do seu animalzinho e garanta a ele uma vida longa. Converse com o veterinário do seu cachorro e siga corretamente o calendário de vacinação.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Vacinação de cães. O que eu preciso saber?

Saiba quais doenças precisam ser evitadas, quando precisamos vacinar, os tipos de vacinas e os cuidados que devemos ter. Leia mais

Como evitar viroses em seu cão

Os vírus que atacam os cães são vários e eles são responsáveis pela maioria dos casos de mortes em filhotes. Mesmo os adultos, que são mais... Leia mais

Check-up em animais de estimação

Você faz check-up anual? Vai ao médico, faz exames e cuida da sua saúde? E da saúde do seu pet, você cuida corretamente? Qual foi o último... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
idalina Franco em 15/06/2014 13:37 disse:
minha cachorrinha é da raça yok ela tem 6 anos nunca cruzou queria saber se é perigoso ela cruzar agora em julho é o próximo sera que ela ainda pode ter filhotes.
Resposta do Blupet: Olá Idalina, tudo bem?

Dê uma olhadinha em um artigo no qual o Blupet explica mais sobre período de cio das cadelas: http://www.blupet.com.br/noticia/qual-o-periodo-ideal-para-iniciar-a-vida-reprodutiva-das-cadelas. Tem umas dicas bem interessantes lá.
michelle soares em 09/06/2014 12:34 disse:
olá gostaria de saber se meu cãozinho pode tomar a sua primeira vacina,o nome dele e batman ele tem 2 meses,mas quando ganhei ele o rapaz q me deu disse q havia dado o remedio de verme pra ele e q ia voltar depois d 15 dias,mas isso não aconteceu e na epoca ele tava com 3 semanas agora tem 2 meses e to com medo de dar a sua primeira dose,pq no pet shop a atendente falou q era preciso ele tomar a segunda dose do remedio de verme dele,senão ele pode morrer,me ajuda to desesperada pq não sei o q fazer!!!!
Resposta do Blupet: Michelle, tudo bem?

As primeiras vacinas geralmente são a V8 ou V10 e elas iniciam geralmente a partir dos 48 dias. Minha indicação é você procurar um veterinário para lhe ajudar em sua dúvida, pois ele poderá dar uma olhadinha mais de perto em seu cãozinho.
vera regina em 03/08/2013 15:49 disse:
Gostei da informação não sabia nada sobre doenças já perdi dois cachorocom sinomose por desconhecer a
doença.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado