Adoção de cães adultos

Depois de muito pensar, fazer contas, ver se tem espaço e tempo, a família se reúne e a decisão de adotar um cão é tomada. Isso é ótimo, principalmente quando toda a família apoia a ideia e aceitou ajudar a cuidar do novo membro da família. Depois da decisão tomada, é hora de decidir o melhor estilo de cachorro para vocês. Um pet mais agitado? Mais calmo? Que precisa de mais ou de menos exercícios? Alguém tem disponibilidade de cuidar dos pelos diariamente ou é melhor adotar um focinho carente de pelo curto? Grande, médio ou pequeno? Adulto ou filhote?

Chegar a um temperamento adequado, a um tipo de pelo que atende às condições da família e ao melhor porte, pode ser mais fácil. Porém, quando o assunto é a adoção de cães adultos, muitas pessoas não gostam ou ficam com medo de levar uma criança grande para casa. Mal sabem essas pessoas que eles são muito companheiros e muito gratos por terem ganhado um novo lar.  Vão agradecer por toda a vida!

Quando o pet adotado é adulto, ele dará menos trabalho de adaptação do que se for um filhote. Um filhote ao ser desmamado passa vários dias chorando pela falta da mãe. O novo dono precisará de muita paciência e carinho. Além de chorarem, eles fazem cocô e xixi fora do lugar. Afinal, são bebês e não sabem direito como se comportar.  Já um cão adulto não faz isso e ainda aprende muito rápido o lugar de fazer xixi. Na maioria das vezes, eles mesmos procuram terra para fazerem a necessidade.

Outra grande vantagem de adotar um animal adulto é que você já sabe qual será o tamanho real dele. Muitas vezes não é possível estimar exatamente o tamanho que um filhotinho ficará quando crescer. Já um adulto você terá a noção exata de qual o tamanho e poderá ver se está de acordo com as suas condições e com o espaço físico da sua casa.  

Você pode também ter uma noção do temperamento dele. Quando for procurar uma instituição ou um protetor dos animais para adotar um pet, converse com ele e explique sobre o temperamento do animal que se adapta mais ao que você pode oferecer. Por exemplo, se você tiver criança pequena em casa, o melhor é um animal mais calmo. Já se tiver um espaço grande e precisar de um cão para guarda, pode preferir um de porte maior e mais bravo ou agitado.

Falando em animais para guarda, essa é outra vantagem de adotar um cão adulto. Ele já guardará sua casa nas primeiras semanas que estiver morando nela. Já um filhote você terá que esperar uns 8 a 10 meses para crescer.

Se você trabalha fora e precisará já nos primeiros dias ficará muitas horas longe do cachorrinho, o mais indicado é levar um cão adulto para casa. Os filhotes precisam de cuidado intensivo nos primeiros meses já os adultos logo se adaptam e esperam o novo dono com o rabinho abanando.

A adoção do cão adulto é uma ótima escolha. Tenha certeza de que a adaptação será rápida e que você ganhará um grande amigo ao levar um peludo adulto para casa.  

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

4 motivos para adotar um animal adulto

Quando estamos em uma feira de adoção é comum ver filhotes e animais de raça doados com rapidez. É uma triste realidade, cercada de preconceito... Leia mais

Queria adotar um cachorro de raça, pois não tenho dinheiro pra comprar

Luxo, sonho, visibilidade, amor incondicional. Quando falamos em cães de raça, vários termos aparecem em nossas cabeças. Há muito tempo o homem... Leia mais

Cachorro ou cadela?

Tem muitas pessoas que ficam em dúvida na hora de escolher o sexo do animal. Alguns preferem cachorros para evitar problemas com possíveis crias e... Leia mais

5 motivos para adotar um cachorro

Um cãozinho é uma ótima companhia tanto para dividir a alegria com quem mora em família, quanto para quem vive sozinho. Você já pensou em... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado