Amputar a cauda dos cães é prática proibida

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CMFV) determinou através da Resolução nº 1027, de 18 de junho de 2013, a proibição no Brasil da caudectomia, ou seja, o corte das caudas dos animais somente por motivos estéticos. A cirurgia da retirada das cordas vocais já era proibida desde 2008, assim como a mutilação das orelhas e a extração das unhas dos gatos. Já com relação à amputação da cauda os médicos apenas recomendavam para que não fosse feita.

VEJA TAMBÉM: Intoxicação de cães e gatos por raticidas

O corte do rabo de cachorros pode causar danos sérios aos animais e a simples justificativa estética não pode ser aceita. Sem a cola, o bichano perde um pouco de suas formas de expressão, visto que quando está feliz ao ver o dono, a primeira coisa que ele faz é abanar o rabinho. Só será permitido o corte, caso o animal esteja com alguma doença grave, como o câncer. O veterinário que não cumprir a norma poderá sofrer processo ético-profissional e, até mesmo, perder o direito de exercer a profissão.

As mutilações desnecessárias são vistas como uma tortura ao animal. É importante se colocar um pouco na situação do animal. Quem gostaria de ser mutilado? Ninguém. Portanto não é algo que faça o cão feliz. O rabo do cachorro é considerado como um termômetro que mede a relação entre o dono e o cachorrinho. Seja mais sensível antes de cometer um ato impensado e proteja o seu melhor amigo!

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
samy em 20/08/2013 21:08 disse:
Eu quero ter um cachorro,mas meu pai não deixa como faço para convencê-lo?
Resposta do Blupet: Olá Samy. Tente conversar com seu pai sobre o porque ele deveria também gostar de adotar um cãozinho. Mostre o que a família iria ganhar. As vantagens de ter um animalzinho no lar. Tente mudar a visão dele sobre ter um cachorro. Diga que você vai ajudar a cuidar do cãozinho e que vai aprender a ser mais responsável. O Blupet tem um artigo sobre alguns motivos para adotar um cachorro. De uma olhadinha.
Luiza em 21/07/2013 08:56 disse:
Voces estão de parabéns,amei tudo isso de novo que fizeram, pois assim aprenderei muito mais coisa que eu não sabia. OBRIGADA

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado