As 5 doenças de pele mais comuns nos cachorros

Você notou que o seu cão está com falhas na pele, queda de pelos e coceira em excesso? Pode ser que ele esteja com alguma doença de pele. Os problemas dermatológicos podem ser comuns em cachorros, portanto verifique os sintomas e livre o seu amigão do incômodo o mais breve possível.

Conheça as doenças de pele mais comuns:

VEJA TAMBÉM: 5 motivos para adotar um cachorro

1 - Alergia

• A alergia mais comum entre os quatro patas, sejam cães ou gatos, é a alergia à picada de pulgas. Elas se proliferam com as mudanças bruscas de temperatura e podem ser controladas com inseticidas recomentados pelo veterinário ou até mesmo anticoncepcionais para pulgas;

• Outra alergia comum é a chamada atopia, que nada mais é do que hipersensibilidade a ácaros, bolores e pólen. Pode ser detectada por meio de exame de sangue específico para alergias.

• Alergia alimentar é a terceira mis comum. As relacionadas ao consumo de carne de boi e frangoa  são as mais frequentes.

Doenças comuns nos cachorros

2 - Micose

Costuma atingir cães e gatos com menos de 1 ano de idade e são transmitidas pelo contato com a terra, outros animais ou objetos contaminados, como toalhas e tapetes. Mantenha a higiene para garantir a saúde do seu amigo.

3 - Sarnas

Existem dois tipos de sarnas:

• Escabiose – pode ser transmitida para outros animais e para os homens;

Sarna Negra transmitida da mãe para o filhotinho nas primeiras horas após o nascimento. Pode causar graves lesões e é possível controlá-la, mas nunca curá-la. Fêmeas filhotes, que tiveram sarna negra, não devem procriar para evitar a disseminação da doença.

4 - Infecções bacterianas (Piodermites)

Apesar de serem confundidas com micoses ou alergias, aparecem como consequência delas. A doença assume variados aspectos que se assemelham com as demais dermatites. Ela precisa ser diagnosticada e tratada a partir das suas causas para evitar seu reaparecimento, portanto consulte o veterinário.

5 - Problema hormonal

O Hipotireoidismo e a hiperadrenocorticismo podem se transformar em piodermites crônicas que alteram a cor da pele, além de estarem acompanhadas do sobrepeso. Para evitar as doenças é de extrema importância escovar o pelo do cão diariamente, de acordo com o tipo de pelagem do animal. Manter a higiene e banhos frequentes são recomendados para a prevenção.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Como curar sarna de cachorro?

Problemas com sarna? Acesse já nosso artigo e saiba como acabar definitivamente com ela! Leia mais

Meu cão está com coceira. E agora?

A coceira pode se originar por diferentes motivos: pulga, sarna, carrapato, entre outros. Mas e quando o seu animal não está com nada disso e mesmo... Leia mais

Sarna negra ou Sarna demodécica. O que é?

Sarna negra ou demodécica. O que é? Pega em humanos? Qual é o tratamento necessário? Leia nosso artigo e confira. Leia mais

Fungos que causam problema de pele

Uma das doenças mais comuns nos cães é a dermatite ou doença de pele. Os sinais clínicos são bastante variados, mas o pet pode apresentar queda... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
daiane em 15/06/2014 08:49 disse:
olá eu tenho um cachorro a pouco tenpo eu achei ele na rua abandonado e desidi cria mas depos de um tenpo ele comesou a se cosar e o pelo comesou a cair eu vir umas bolinhas de feridas no corpo dele e tanbem tem ums farelos tipo caspa eu acho que ele esta com sarna mas eu tenho duvidas sera vc pode mim ajudar.
Resposta do Blupet: Daiane, tudo bem?

Estes podem ser sintomas de várias doenças de pele. Leve seu cãozinho para um veterinário que ele vai conseguir examinar o cãozinho melhor e resolver seu problema.
Emanoel Rosa em 16/05/2014 08:18 disse:
Ola bom dia, Minha cadelinha é uma base de 5 anos e tem aproximadamente 6 kg, nela de um tempo pra cá apareceu uma corseira muito intensa e ela corsa tanto que chega a fere-la.Já levamos a vários veterinários, já foi feito vários exames, já foi passado varias medicações (pomadas,remédios orais) e nada resolveu o problema e o interessante de tudo é que esse problema dela é só nas perninhas traseiras. Eu já pensei até por conta própria aplicar algumas injeções de bezetacil pra ver se resolve o problema.Agraço a sua atenção e se possível me ajude a encontrar a solução do problema.
Resposta do Blupet: Olá Emanoel,

Não recomendo você aplicar as injeções, isto pode fazer mal para sua cachorrinha. Será que ela não está com alergia a algo do ambiente? Minha sugestão é você levá-la até um veterinário de confiança e se caso este não resolver o problema, procure um outro veterinário. Muito importante nestes casos procurarmos a ajuda de um especialista.
Rangel em 14/05/2014 23:15 disse:
Boa Noite estou com problemas tenho dois cachorros que estão com muita coceira e queda de pelos. O primeiro foi o pit bull que teve esse problema levo no veterinário fez vários exames passou remédio e não melhorou agora faz pouco tempo que o outro ta com o mesmo problema sera que vocês teriam um remédio bom para isso.
O pitbull esta até com queda de cabelos ao redor dos olhos e com remelas estou preocupado e não sei o que fazer. Eles ficam no quintal sem acesso com terra. Aguardo alguma ajuda.
Resposta do Blupet: Olá Rangel, tudo bem?

Você tem que entender o que causou esta queda de pelo. As causas podem ser alergia, micose, sarna, infecções, problemas hormonais entre outros.

Como ele tem coceira, pode ser que seja sarna, dê uma olhadinha neste artigo: http://www.blupet.com.br/noticia/como-curar-sarna-de-cachorro.

Espero ter ajudado.
jeferson em 14/01/2014 18:52 disse:
preciso de ajuda para curar minha pet bull ela tem uma coseira ou alergia ela ate sangrar e estou sem condições de mandar para o vetérinario precisso ajuda de vs o que dervo fazer para ajuda-la minha pet bull ela sofre muito,queria saber se tem algum remédio caseiro que posso fazer para cura ela nacha
Resposta do Blupet: Olá Jeferson, a indicação que podemos dar é que você realmente leve em um veterinário. A sua cachorra pode ter uma doença "x" ou "y", talvez existam detalhes que você não esteja vendo e que somente um veterinário conseguirá. Tratar o cachorro da forma errada pode trazer outros problemas.
mauricio alves silva em 19/10/2013 09:55 disse:
gostaria de saber um remedio caseiro para sarna de cães,ja usei pomadas para tal e nada resolve,por enquanto é só no meio do rabo,obrigado
Resposta do Blupet: Oi Mauricio, tudo bem?

Nós temos uma solução nesse endereço:
Solução Caseira
CLAUDIA BARBOSA em 17/10/2013 16:00 disse:
Boa tarde, adorei a páginas com notícias sobre pets.
Resposta do Blupet: Obrigado Claudia, agradecemos muito a sua mensagem!
aurideia em 06/08/2013 19:08 disse:
eu tenho um poodle 5mes que elevive quiadocarapato puga gauseitudo emguanto ate uumpo mais nao resoveu nao oque eufaso para acaba coas puga deles meagude por favou
Resposta do Blupet: Aurideia, confira nossas dicas para tratar carrapatos. Elas vão ajudar você.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado