Basset Hound

Você tem criança em casa? Essa raça pode ser a ideal para você. Lindo, fofo, amável e grande companheiro, o Basset Hound ama crianças e interage muito bem com ela. Muito dócil e com uma carinha fofa e irresistível, é difícil encontrar quem não caia nos seus encantos. O tamanho médio do macho é de 35 cm de altura e peso de 18 a 27 kg. Já as fêmeas possuem 35 cm de altura e pesam entre 18 e 27 kg. 

A origem da raça é na França, onde era usado para caçar coelhinhos. A primeira vez que um cão dessa raça foi descrito na literatura foi no século XVI, quando foi citado caçando texugo. Como vários indivíduos de pernas curtas são citados pela história, ninguém sabe ao certo qual foi a raça que deu origem ao Basset Hound. A palavra“basset” vem do francês “bas”, que tem como significado “baixo” ou “anão”.

No geral, os cachorrinhos de pernas curtinhas eram usados para caçar, porém, com a revolução francesa esses cães se dispersaram e ninguém sabe o que aconteceu. O basset é um ótimo farejador e como não consegue correr, devido a suas pernas curtinhas, ele conseguia encontrar a caça sem as espantar. Por isso que era tão usado por caçadores. Embora fossem levados para caçar qualquer animal, eram mais usados para busca de lebres e coelhos. 

Para aprimorar a raça que conhecemos hoje e para aumentar o tamanho, eles foram cruzados com Bloodhounds. Perto do ano de 1900 eles foram levados para a Inglaterra e à América e o interesse pela raça cresceu aos poucos. Lindo e engraçadinho, pouco a pouco ele foi conquistando as pessoas e se tornando um cão mais conhecido e querido por todos. 

Características do Basset Hound

Esse cão é realmente encantador e fácil de conviver. Muito bem humorado e feliz, o Basset é um cão muito amável com toda a família. Adapta-se muito bem aos outros animais de estimação da casa e adora crianças. Na verdade, quando há criança e um Basset em casa, é preciso tomar cuidado para que a criança não machuque a coluna do cão, que é muito sensível. 

Muito calmo, mas precisa se exercitar. Caso contrário poderá sofrer com o sobrepeso. Se há uma coisa que ele gosta é de farejar e seguir rastros por todo lugar. É um cão muito determinado e um ótimo farejador. Quando resolve farejar se concentra tanto que pode até se perder.

Quando está empolgado tem um latido muito alto. É também um pouco teimoso e lento. Ele precisa passear todo dia. Nada de muita correria. Uma caminhada leve é o suficiente para que ele fique satisfeito. Em dias nos quais o dono não possa sair para passear, a atividade pode ser substituída por uma brincadeira intensa no quintal. Porém, isso deve ser esporádico. A caminhada é necessária para manter a saúde do pet em dia. Ele gosta de poder entrar em casa e ficar com a família, mas sempre tendo acesso ao quintal da casa. Apartamento não é o melhor lugar para esse cão. O pelo é fácil de ser cuidado e precisa apenas de escovações semanais. É necessário limpar a boca dele, pois ele baba muito.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado