Cachorro com febre. O que fazer?

Essa é uma dúvida muito comum e por isso, vários métodos que prometem indicar se o cão está ou não com febre, são espalhados na cultura popular. Uma delas é que cachorro com nariz seco significa que ele está com febre. Isso não é verdade. O cão pode estar com febre e com o focinho úmido ou com o focinho seco e sem febre alguma. 

Antes de se preocupar com a febre e de saber o que fazer para saber se ele tem febre é necessário entender que a temperatura do cão é diferente da dos humanos. O normal do cachorrinho é ter entre 38° e 39,5° C. Bem mais alta do que a dos humanos, não é mesmo?Em alguns casos especiais, como quando o cão estava correndo, está estressado ou está muito agitado, a temperatura pode chegar a até 39,7° C e ainda ser considerada normal. 

No geral, a febre vem junto com outros sinais como apatia, inapetência, tristeza, entre outros. Caso o animal apresente esses sinais, independentemente de ele estar ou não febril, é importante levá-lo ao médico veterinário para que ele seja examinado e o diagnóstico possa ser feito. Ele precisa melhorar. 

Como medir a temperatura?

A temperatura do cão é medida no reto. Você precisará ter muito cuidado para não ferir o animal. Veja o passo a passo:

1 - Pegue o termômetro usado especialmente para isso;

2 - Se for do comum, abaixe a temperatura dele, assim como faz com humanos. Se for digital, ligue-o; 

3 - Peça para alguém segurar o cão para você se ele for muito agitado;

4 - Caso o termômetro seja comum, não se esqueça de pegar um relógio para marcar os três minutos;

5 - Introduza um pouco menos de um terço do termômetro no ânus do pet, sem forçar e de maneira que ele fique encostado na mucosa intestinal e nunca no meio do bolo fecal. Caso ele fique no meio do bolo fecal, a temperatura fornecida não será a correta;

7 - Deixe por três minutos, caso seja o termômetro comum ou até apitar, caso seja o digital;

8 - Retire o termômetro do ânus e verifique a temperatura;

9 - Lave o termômetro e passe um algodão com álcool antes de guardar. 

É importante lembrar que embora haja termômetro específico de uso veterinário, você poderá aferir a temperatura do pet com o termômetro comum, desses vendidos em farmácia.  

Se a temperatura obtida for entre 38° e 39,5° C, ótimo. Caso o cão não tenha nenhum outro sinal clínico, tenha ficado muito agitado e essa temperatura deu até 3 décimos a mais, espere que ele se acalme e meça novamente para ver se abaixou. 

Se o cachorrinho apresente algum outro sinal como diarreia, vômito, apatia, espirros, tosse, entre outros, leve-o imediatamente ao médico veterinário. 

Há inúmeras doenças que podem dar febre. A febre é um sinal de que o organismo do animal está reagindo a algo que não está bom, pode ser uma bactéria, um fungo ou qualquer outra coisa. Febre muito alta é muito perigosa, por isso, não perca tempo e leve seu pet ao médico veterinário. NUNCA medique em casa. Alguns medicamentos dados na hora errada, na quantidade errada podem até matar!     

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.