Cão sem comer, o que fazer?

No geral, os cães gostam muito de comer. Alguns gostam tanto, que se o dono não cuidar eles ficam muito gordinhos e podem ter sérios problemas de saúde. Porém, alguns não comem tão bem ou, de um dia para o outro, resolvem não querer comer mais. O que fazer nesses casos?

A primeira coisa a ser feita é levar o seu cachorrinho para ser examinado por um médico veterinário. A falta de apetite pode ser sinal do início de uma doença, como a cinomose, por exemplo. Por isso, se um pet que comia bem de um dia para outro para de comer e de aceitar comida, pode ser um sinal de alerta. Algo pode estar errado e você precisa correr. Se uma doença for encontrada, o tratamento deve ser iniciado e será necessário tentar fazer o cachorrinho comer, nem que seja um pouquinho, até que ele fique bem.

Há casos também nos quais os cães, mesmo com a saúde em dia, se recusam a comer ou passam um dia todo sem ingerir nada. É importante saber que é natural que em dias quentes, por exemplo, o cão se negue a almoçar e vá se alimentar só de madrugada, quando está mais fresco. 

Mudança de ração

A mudança de ração, tirando uma ração que ele estava acostumado e oferecendo uma nova e desconhecida, também pode ser motivo para o cão se recusar a comer. Se for esse o caso, é interessante oferecer a ração anterior para ver se ele aceita. Se aceitar, ótimo. 

Caso a troca de ração se faça necessária por recomendações médicas ou para melhorar a qualidade do alimento fornecido, o indicado é que a ração nova seja misturada diariamente a antiga, por pelo menos cinco dias, para que o pet se acostume com a mudança. Tire a antiga gradativamente, até conseguir que o animal se adapte ao novo alimento. 

Muitos animais no mesmo lugar

Outra coisa que o proprietário precisa observar é se não está havendo competição entre os pets. Se você tem mais de um cão, olhe se na hora da comida, não tem um mais briguento e que toca o outro, impedindo que ele se alimente. É comum cães de porte pequeno impedirem que os de porte grande comam, fique atento. Se for esse o problema, separe os pets na hora da refeição. 

Ração de qualidade

As rações mais baratas, além de não ser o melhor alimento para o seu pet, podem não ser tão apetitosas. Se o seu cão ganha desse tipo de ração e você notou que ele não está querendo comer direito, compre uma ração melhor, Premium ou Super Premium. Ofereça ao cachorrinho. Provavelmente ele vai adorar e ficará ainda mais feliz.

Doença

Caso o pet esteja doente, pode ser que ele se recuse a comer. Brincar e fazer carinho e oferecer ração aos poucos, na boca, pode ser uma boa alternativa. Há também as rações úmidas que costumam chamar mais a atenção dos cães e podem ser uma ótima aliada nesses momentos. 

Em casos graves ou de gastrites, o médico veterinário poderá orientar uma alimentação especial e feita em casa, de maneira balanceada, para que o animal possa ser alimentado. É importante ressaltar que um dia o animal pular uma refeição, é algo normal, mas se ele ficar o dia todo sem comer e no dia seguinte continuar sem se alimentar, é um alerta de que algo pode não estar bem. Quanto antes ele for examinado, melhor.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Qual a quantidade certa de ração devo dar ao meu cão?

Você tem dúvidas sobre a quantidade ideal de ração deve dar ao seu cãozinho e sempre que ele está com “cara de quem está com fome” ou... Leia mais

Confira os principais tipos de ração

Com o mercado para PETS cada vez mais aquecido, alimentos prometem integrar todos os nutrientes necessários para seu animal de estimação... Leia mais

Ração para cães - Conheça os tipos e as ideais para o seu cão

Qual é o melhor tipo de ração? Seu cãozinho está se alimentando bem? Confira nosso guia e tire todas as suas dúvidas. Leia mais

Uso de prebióticos e probióticos na alimentação animal

Você já ouviu falar em probiótico e prebiótico? Provavelmente, se você já parou para ler e observar os mais diferentes tipos de ração para... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado