Casinhas de cachorro: dicas para fazer ou comprar uma

Dar ao cãozinho um espaço que é só dele é uma demonstração de amor e carinho pelo companheiro de quatro patas. Além disso, uma casinha de cachorro pode ajudar na disciplina do cão, e fazer com que as regras da casa fiquem mais claras para o animal. 

Mesmo que o cão seja pequeno e o dono prefira mantê-lo dentro de casa, é importante que o peludo tenha um local só para ele, para que se sinta mais confortável e protegido. Os cachorros têm uma necessidade muito forte de se sentirem seguros, o que justifica o comportamento de muitos peludos que deitam embaixo de carro ou escadas. Principalmente quando estão assustados com alguma coisa, como fogos de artifício, a casa pode se tornar o local ideal na busca por segurança canina.

Na hora de escolher qual casa comprar ou o material necessário para fabricar uma, muitos cuidados devem ser tomados. O tamanho da casinha precisa ser muito bem planejado, pois um espaço grande demais não fará com que o cão sinta-se protegido e, uma casa minúscula deixará o animal com calor e desconfortável. Para saber o tamanho ideal, tenha como noção que o cão deve conseguir ficar em pé na casinha e ter espaço para dar uma volta com o corpo. 

Esse espaço é suficiente para que o cão possa se ajeitar dentro do local, sem ficar apertado ou com uma área muito grande. Para quem estiver planejando construir uma casa, a madeira precisa ter o dobro da altura da barriga do cão, e um espaço interno um pouco mais que o comprimento de uma pata a outra. Na fabricação da casinha, é importante também que o dono faça testes quando a estrutura já estiver montada, para ter certeza de que o espaço é adequado. Se for comprar a estrutura, o ideal é que o espaço seja testado pelo cão, ou que as medidas do animal sejam comparadas ao tamanho da casa.

Modelos bacanas para a sua casinha

Casa de cachorro de madeiraCasa rosa para cachorrinhasCasa amarela para cães grandes com rampa

Não faça uma casinha muito maior que o seu pet!

Se a casa for muito grande, poderá dissipar calor e o seu cãozinho ficará com frio. O tamanho ideal da casa é baseado no tamanho que ele consegue de forma confortável ficar de pé, deitado e dar uma volta. Lembre-se que o seu cão ficará adulto, pense nisso quando for fazer ou comprar a casa do seu filhote.

Projeto bacana de como se construir

Neste projeto abaixo, conseguimos perceber a necessidade de termos uma porta lateral na casinha. Para que caso chova, vente ou faça muito frio, o cão consiga alojar-se no canto oposto.

Projeto de casa de cachorro

Fonte: http://www.terra2.com/j/artigos/69-quase-tudo-sobre-casinhas-de-cachorro

Dicas para escolher ou construir

Os materiais indicados

Na hora de adquirir uma casinha, o mercado oferece diversos modelos em dois tipos de materiais mais comuns: plástico e madeira. As duas opções possuem suas vantagens e desvantagens e a escolha deve ser feita considerando também o espaço em que a casinha vai ficar e a necessidade do dono de locomover essa área do cão. Vamos às especificações de cada material:

Plástico

Casa de cachorro de plástico As casas de plástico apresentam mais praticidade de manuseio. São ideais para donos que pretendem trocar de local o espaço do cão, para se adequar às temperaturas e para levá-lo em viagens. O material ainda é mais barato e possibilita uma fácil manutenção, tem telhado removível e a limpeza é prática, permitindo que o cão fique em um local limpo. A maior desvantagem do plástico é a pouca durabilidade. Se optar por esse material, será preciso comprar um ambiente novo para o cão em alguns meses ou poucos anos, dependendo da conservação. O plástico não é resistente à temperatura e, em dias quentes, a casa pode ficar super aquecida, necessitando a troca de lugar.

Madeira

 Se a casa for feita com uma madeira deCasa de cachorro de madeira sem pintura qualidade, o material tem as vantagens de ser mais durável, resistente e capaz de manter a temperatura. Em uma casinha de madeira, o cão poderá se sentir mais confortável, além de trazer máxima proteção em dias de chuva e frio. As casas de madeira são recomendadas para donos que pretendem fixar o espaço do animal no exterior da moradia. 

Os materiais indicados para compra ou fabricar são as madeiras nobres. Ipê, peroba, maraçanduba, pau roxo e jatobá são mais populares, pois são resistentes e não apresentam muitos problemas como cupins ou mofo. O lado ruim da madeira é a dificuldade de limpeza que exige mais cuidados, além do peso, a pouca praticidade para mover a casa e o custo mais elevado.

Materiais não indicados

É comum que quem queira construir uma casinha para o peludo pense que qualquer tipo de madeira da conta do recado. Porém, a não utilização do material adequado pode causar problemas para a saúde do animal. As madeiras que possuem arsênio na composição devem ser evitadas, como o tipo de madeira compensada, pois são as mais prejudiciais para a saúde do cão. Além disso, mesmo que a madeira não seja tóxica, escolher um material de baixa qualidade pode acabar se deteriorando rápido. 

Casa de cachorro por dentro

Dicas de pintura

Na hora de escolher o material adequado para a pintura, certifique-se de que a tinta é própria para madeira e não possuí componentes tóxicos. É recomendável também que a casinha seja revestida em verniz com filtro solar, para garantir maior proteção da madeira e durabilidade contra os efeitos do sol. 

Com relação ao design da casa, uma dica importante é pintar a estrutura com a mesma tonalidade da casa da família, assim o animal não se sentirá excluído e poderá aceitar a casa com mais facilidade, entendendo que é o espaço dele, mas que continua fazendo parte da família.

A casinha por dentro

Casa para cachorrinhasA parte interior da estrutura também exige alguns cuidados. Um deles é que o piso tenha pelo menos 20 cm acima do chão para evitar contato com umidade. É importante que a casa por dentro garanta segurança ao animal e o peludo fique protegido da chuva e ventos fortes. Para garantir melhor proteção, o ideal é que o teto seja também feito em madeira, pois o material é resistente e o cão não terá problemas em dias frios. O formato do teto também deve favorecer a segurança, permitindo que a água escorra e não se acumule na superfície.

Evite acidentes

Quem for produzir a casa deve tomar alguns cuidados especiais para que o cão não se machuque. Um deles é verificar o interior da casa, se tem pregos soltos ou farpas que podem causar ferimentos no animal. Nos acabamentos, é importante cuidar a presença de pontas e lixar os cantos para que não fique nenhum pedaço de madeira perigoso. 

Esses cuidados são fundamentais não apenas para a saúde do animal, mas para que a família toda fique segura. Principalmente se houver crianças o cuidado deve ser maior, pois os pequenos podem tocar na casinha e se machucar se algo estiver solto.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
raquel pereira soares em 09/01/2015 15:33 disse:
quero um modelo de casa de cachorro porem grande ,pois tenho um cachorro especial
que nasceu sem andar ele tem 1e 9 meses e esta muito gordo ,quero uma casa pra ele e espassosa.obrigado se puder me ajudar
Malena em 21/09/2014 00:31 disse:
Amo cachorros, irei comprar o meu no final do ano e encontro muitas dificuldades para achar um site com informações tao importantes. obrigada

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado