Como a relação entre o homem e seu animal de estimação pode influenciar a saúde pública

Desde a pré-história há relatos de uma linda e intensa ligação entre seres humanos e os animais. Nas pinturas feitas naquela época, a figura dos animais sempre estava presente ao lado do homem. Isso não apenas continua, como vem crescendo muito.

Muitas pessoas, atualmente, moram sozinhas e escolhem um pet para ser sua companhia. Outras casam e optam por não ter filhos e os pets acabam sendo os bebês. Há também as famílias que querem um bichinho de estimação para participar de todos os mementos e para que convivam com as crianças, pois é ótimo para ela.

Claro que independentemente do motivo que levou alguém a adotar um animal, a pessoa precisa se lembrar de que serão mais de 10 anos de cuidado, carinho, parceria, medicamentos, vacinas, alimentação entre outras atividades para que o bichinho fique bem e saudável. É uma grande responsabilidade. Além disso, a pessoa tem uma responsabilidade social nova em sua vida. Ela será a responsável por impedir que o pet seja um transmissor de doenças para a população.

É isso, mesmo! O dono é responsável por garantir que o pet esteja bem e saudável e não seja um transmissor de uma zoonose. Há também a responsabilidade de não permitir sujeira em via pública, catar o coco que o bichinho fizer na rua na hora do passeio e evitar que ele cause qualquer outro dano. Tudo isso é responsabilidade do dono e não do animal.

As doenças que podem ser transmitidas para humanos recebem o nome de zoonoses. Você certamente já ouviu falar em algumas delas. Uma das mais famosas é a raiva que é causada por um vírus e não tem cura, nem para humanos, nem para os animais. A principal via de transmissão é através da saliva de um indivíduo contaminado. Para evitar que o seu pet adoeça e vire um transmissor, você precisa vaciná-lo anualmente, de acordo com o protocolo do médico veterinário. Isso é muito importante para proteger o animal, você e a sociedade.

Outra atitude importante é manter o cão ou gato com o vermífugo em dia. Embora muitas pessoas não saibam, muitas das zoonoses, que são as doenças transmitidas doas animais para os humanos, são transmitidas através das fezes dos animais.

Uma delas é o famoso “bicho geográfico” cujos nomes científicos são Larva migrans cutânea ou a Larva migrans visceral. É transmitida por animais parasitados pelo verme Ancylostoma spp. Como evitar que o cão ou o gato de estimação vire um transmissor? É só manter a vermifugação em dia, de acordo com o protocolo do médico veterinário.  Além disso, deve sempre recolher o coco do cãozinho e do gatinho e nunca deixar na rua.

Claro que passear com o pet é muito bom e necessário, mas você não pode deixar a rua suja. Leve sempre um saquinho, colete o coco que o cão fizer e descarte de maneira adequada. Zele pela limpeza da cidade e pela saúde de toda a população.

Criar um animal é algo que requer uma grande responsabilidade com o bichinho e com o restante da sociedade. Só adote se estiver realmente preparado para isso! 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Hospital veterinário Público

Infelizmente, nem todas as pessoas que decidem ter um animal de estimação têm condições financeiras de fazer um tratamento de saúde ou levá-lo... Leia mais

Fungos que causam problema de pele

Uma das doenças mais comuns nos cães é a dermatite ou doença de pele. Os sinais clínicos são bastante variados, mas o pet pode apresentar queda... Leia mais

A temperatura corporal dos animais de estimação

Os cães e gatos, assim como as pessoas, mantém a temperatura do corpo estável e por isso, são chamados de homeotermos. Porém, isso não quer... Leia mais

Tipos de anestesia para animais

Você já parou para pensar como é feita a anestesia quando o seu peludo precisa fazer uma cirurgia? Toda cirurgia, seja em cães e gatos ou em... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado