Como acabar com pulgas?

Pulgas ou Siphonaptera: uma coceira desesperada pelo corpo do animal que incomoda o cão e o dono. Sim, as culpadas são elas. As pulgas costumam atacar mais comumente durante o verão, porém podem perseguir seu animalzinho em qualquer estação do ano. Elas são transmitidas aos animais através do contato com outros bichos. Altas temperaturas e ambientes com muita umidade tendem a ser “a casa” perfeita para que as pulgas se proliferem. O inseto tem a capacidade de pular de hospedeiro em hospedeiro e sua picada causa uma coceira que pode levar desde a perda de pelos, infecções de pele e até alergia grave (dermatite alérgica à picada de pulga), pois há casos em que o pet é sensível a saliva da pulga.

As pulgas não tem asas como muitos pensam, mas sim são preparadas para pular (conseguem pular até 18 cm de altura). Elas são ágeis e geralmente tem uma cor escura.

Remédio caseiro para pulgas

Um dos participantes da comunidade do Blupet, deu uma receita caseira para eliminar pulgas. A dica é simples e utiliza vinagre branco, álcool e água. Vale lembrar que é importante você procurar um especialista de acordo com a gravidade da infestação de pulgas. Clique no link acima, entre na comunidade e aprenda dicas de como cuidar de seus animais.

Veja mais algumas dúvidas de nossa comunidade:

  1. O que é melhor para pulgas: shampoo, coleira ou remédio?
  2. Como tirar pulgas de seu cachorro com facilidade?
  3. Como prevenir Pulgas, Sarna e Carrapatos?
  4. Meu cão está com coceira, o que pode ser?

Como verifico se meu pet está com pulga?Pelo com pulgas

A melhor forma de verificar se seu pet está com pulga é fazer uma checagem no pelo do animal. Quando o pelo ter pequenos pontos pretos, significa que ele está com pulga. Estes pequenos pontos pretos são o material fecal da pulga e consistem de sangue seco do animal. Se você analisar bem de perto, perceberá que esses pontos são pretos com um tom avermelhado. Você pode facilitar essa checagem utilizando um pente fino. Cuide para não machucar seu animalzinho, pois o pente pode travar no pelo quando você for utilizá-lo.

Como acabar com as pulgas?

Acabar com uma infestação de pulgas pode não ser das tarefas mais fáceis, pois elas têm a capacidade de se multiplicar com muita facilidade e rapidez. Uma fêmea pode colocar de 25 a 30 ovos por dia. Além de se hospedar no animal, elas podem estar também no seu pátio ou até mesmo no tapete de sua casa. Além disso, são muito resistentes. Conseguem sobreviver até 200 dias sem se alimentar de sangue, esperando por um hospedeiro.

Controlar as pulgas no cachorro é um processo de várias etapas.

Como acabar com as pulgas

As pulgas adultas passam a maior parte do tempo em um animal, mas seus os ovos e larvas são mais frequentemente encontrados no ambiente, como carpetes, roupas de cama e móveis. Para cada pulga que você encontra em seu animalzinho, há uma chance enorme de existir centenas de ovos e larvas por sua casa e quintal. Por isso, um tratamento realmente eficaz leva em conta o animal, como também o ambiente em que ele vive. Esses são passos essenciais para você acabar com as pulgas com sucesso.

Controle de pulgas no ambiente interno

Limpe tudo cuidadosamente, abaixo de cortinas, cantos de móveis, porão da casa, caixa de transporte, onde seu cãozinho dorme e qualquer outro local que ele passe muito tempo. Uma dica legal é usar um aspirador de pó para limpar essas áreas. Não se esqueça de desinfectar e jogar fora o saco coletor do aspirador de pó depois do uso. Use um produto para matar as pulgas e impedir também o desenvolvimento das larvas e ovos. Sprays podem alcançar áreas difíceis como rodapés, rachaduras e cantos de móveis de difícil alcance. Tome o cuidado necessário para manipular esses produtos, não se esqueça de ler bem a embalagem e seguir o método de aplicação corretamente. Esta é uma etapa muito importante, não a ignore.

VEJA TAMBÉM: Como tosar cachorros?

Veja dúvidas em nossa comunidade sobre pulga:

Você pode deixar sua dúvida sobre sarna também: ACESSE.

Controle de pulgas no ambiente externo

Cachorro se coçando com pulgaEsta etapa trata-se de desinfetar o ambiente externo do cão. Geralmente envolve áreas como quintal, canil, pátio e varanda. O local preferido das pulgas é úmido, escuro e quente. Geralmente elas estão onde o animal passa a maior parte do seu tempo. Lembre-se de deixar o terreno limpo, sem folhas e restos orgânicos. Utilize um produto para desinfetar a área externa e tome os devidos cuidados para manipulação deste. Em casos mais graves de infestação de pulgas, você pode contratar uma empresa especializada para fazer o trabalho.

Controle de pulgas no pet

Existem vários produtos tópicos como coleiras antipulgas, sprays, sabonetes, xampus e produtos via oral. Espere algum tempo até que o tratamento faça efeito, enquanto isso, você ainda poderá ver algumas pulgas em seu cãozinho. Seja persistente, pois a larva e os ovos podem ainda estar se desenvolvendo e por isto você acaba vendo algumas pulgas. Isso pode levar vários meses, não desista do tratamento.

Ácido bórico, um verdadeiro veneno para pulgas

Acabar com as pulgas no ambiente não é uma tarefa das mais fáceis, uma solução que é bastante comum é o uso de ácido bórico ou borato de sódio. Este produto pode ser aplicado em tapetes e móveis. Através de uma solução de ácido bórico diluído em água, você pode deixar agir de 5 a 7 dias e após isso, você poderá passar aspirador de pó na área. Outra solução interessante é limpar os tapetes com vapor antes da aplicação. Entretanto, quando você borrifar o ácido, o tapete deverá estar seco. O ácido bórico pode ser utilizado tanto quanto inseticida quanto como anti-séptico. Para identificar o ácido, basta lembrar que o ácido bórico é um pózinho branco e pode ser encontrado em qualquer loja de produtos químicos. Lembre-se de deixar isso bem longe dos seus animaizinhos e de crianças, já que o mesmo pode ser fatal. 

Para combater as pulgas utilize produtos como coleiras, sprays, sabonetes, xampus antipulgas e produtos via oral.

Um produto muito indicado e de fácil utilização é o antipulgas em gotas de longa duração. Ele é aplicado ao dorso do animal, e protege o animalzinho por meses, matando e mantendo as pulgas longes. Leia muito bem o rótulo do produto, pois geralmente eles são específicos para cães ou gatos. Jamais troque a utilização do produto, ele pode fazer mal para seu bichinho se utilizado incorretamente.

Quando usar xampu antipulgas lembre-se de espalhá-lo muito bem pelo corpo do animal e espere o tempo necessário descrito na embalagem antes de enxaguar. Geralmente são dez minutos.

Para produtos em spray, siga muito bem a frequência de utilização. Siga a instrução contida na embalagem ou o que o seu veterinário de confiança lhe indicou.

As coleiras antipulgas são ótimos produtos também, mas verifique para ver se ela não está causando algum tipo de irritação no seu animalzinho. Também deixe apenas dois dedos de folga, pois se ela ficar muito folgada, ele pode vir a mordê-la. Observe o tempo de duração do produto. Assim que acabar o período, troque-o.

Hoje em dia existe uma grande variedade de produtos contra as pulgas que podem ser facilmente encontrados em pet shops.

Algumas marcas famosas são:

  • My Pet
  • Frontline
  • Genial
  • Sanol
  • Petbril
  • Bulldog
  • Bayer
  • Revolution

Se o uso desses produtos não funcionou e o caso do seu cachorro ou gato já se agravou é de extrema importância que procure a ajuda de um profissional para que ele lhe indique um remédio específico e você e seu animalzinho possam ter uma boa noite de sono.

Vídeo explicativo sobre como tratar o animalzinho contra a pulga

Para finalizar, deixamos a sua disposição um vídeo que explica como realizar o tratamento para as pulgas.

Fontes:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/animais_sinantropicos/index.php?p=4639 http://www.petmd.com/dog/care (inglês)

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

As 5 doenças de pele mais comuns nos cachorros

Você notou que o seu cão está com falhas na pele, queda de pelos e coceira em excesso? Pode ser que ele esteja com alguma doença de pele. Os... Leia mais

Meu cão está com coceira. E agora?

A coceira pode se originar por diferentes motivos: pulga, sarna, carrapato, entre outros. Mas e quando o seu animal não está com nada disso e mesmo... Leia mais

Tipos de carrapaticidas

Quer acabar com carrapatos? Saiba quais são os melhores carrapaticidas que você pode usar. Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Paulo em 12/01/2015 11:41 disse:
Bom dia, estou com uma infestação de pulgas no canil da minha fazenda, não sei o que devo fazer, Pq td que fiz até agora não obtive sucesso.
kethelen em 29/12/2014 01:15 disse:
Olá, estou com problemas para combater as pulgas..., moro em apartamento e meu cachorrinho esta cheio, ja passei veneno pela casa toda, fiz uma geral, passei veneno nos tapetes e retirei eles, e dei remedio anti pulga pro cachorro, e dou banho nele um dia sim e outro nao com sabonete anti pulga, mas parece q piorou, nao sei mais o que fazer, me ajude por favor!!
Janaina Nascimento em 05/12/2014 11:07 disse:
Olá bom dia
Estou desesperada pois estou com um problema serio com pulgas minha cachorra está lotada e a minha casa e o meu quintal estao cheios nao sei mas o que fazer ja usei criolina, butox, shampoo ante pulga ja fiz inúmera coisas e nao acaba e o problema maior são as crianças que estao sendo picadas o tempo todo estão com alergias parecendo catapora não sei o que fazer. :(
Graciane dos Anjos braz em 04/12/2014 09:16 disse:
Bom dia, quero deixar minha dica pra vocês eu esta sofrendo com infestação de pulgas, tinha até dentro de casa. Usei tudo que é veneno e nada adiantou, então eu descobri o sal de cozinha joguei em tudo que é lugar e deixei por três dias... Pronto acabou.
AS PULGAS SE FORAM, AGORA SEMPRE USO PARA PREVENÇÃO.
Ana Maria Zotarelli em 24/08/2014 14:15 disse:
NA MINHA CASA NÃO TEM PULGA, MAIS MINHA CAHORRA ESTA CHEIA, DOU

BANHO E TOSA UMA VEZ POR MES, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, GOSTARIA DE

SABER SE A COLEIRAR ANTI PULGA AJUDA.

AGUARDO UMA RESPOSTA.

OBRIGADO

Resposta do Blupet: Sim Ana, a coleira ajuda mas você precisa tratar o ambiente também como está descrito no Blupet. Espero que consiga acabar com as pulgas.
debora em 22/07/2014 16:44 disse:
Olá tenho dois cachorros e eles estão com muitas pulgas, agora ate dentro de casa estou achando pulgas o que faço ?
Inseticida sbp funciona para matar pulgas de casa.....
Obrigada.
Resposta do Blupet: Olá Débora, tudo bem?

Você precisa tratar o ambiente e também seu animalzinho. Se seu caso for mais complicado, existem empresas especializadas que podem fazer esta dedetização. Em relação ao tratamento no animal, existem várias formas como coleiras, xampus, sprays, entre outros tratamentos. Espero que consiga se livrar das pulgas logo.
Lia em 04/06/2014 08:54 disse:
Passei inseticida [aqueles q coloca na bombinha]pela casa toda e o no quintal tbm ,diminuiu bastante! varri a casa e coloquei o lixinho em uma folha de papel oficio pra poder V se tinha pulgas mortas! vi bastantes lavas branquinha e transparentes! ou seja o inseticida mata ela adulta mais não mata as lavas,peguei as lavas e comecei a coloca vários produtos ! ela são muito resistentes! mas.... coloquei aquela loção para matar piolhos tipo KELL [Permetrina] na bombinha junto com o inseticida,deu pra pra V q eliminou bastante,mas como estou no começo so vou poder falar do sucesso daqui a mais uns dias! dps volto pra falar o resultado!
Resposta do Blupet: Legal Lia, obrigado por compartilhar sua experiência no combate as pulgas. Volte depois e nos diga o resultado :)
silvia em 07/04/2014 10:27 disse:
oi bom dia adorei seus aminas eu queria saber como posso adquirir um cachorro de graca com vcs eu tenho um puldo de cor preta e queria ganhar outro puldo de cor branca pq meu cachorro ele é de porte media e não cruzou ainda e ta no ciu e gostaria de saber como posso tira pulas e carrap0ato dele se é eu que dou banho e podo ele
amei todos cachorrinhos que vi no seu site bjs e bom dia e boa semana tbm pra todos vcs
Resposta do Blupet: Oi Silvia,

Todos os dias recebemos centenas de novos animais no nosso site. Se você acessar o site todos os dias terá grandes chances de conseguir adorar um novo poodle.
Meire em 25/03/2014 10:17 disse:
Bom dia!
É verdade que se colocarmos um pouco de enxofre na comida dos cachorrinhos, ajuda a combater as pulgas pois este produto vai para o sangue do animalzinho?
Grata
Meire
Resposta do Blupet: Meire,

Não aconselhamos colocar nada na ração do animal. Ainda mais por enxofre ser um produto tóxico. Eu aconselharia você a levar seu animal em um veterinário
Claudia em 13/03/2014 08:50 disse:
Minha cachorra (pastora) está com pulga! Preciso de ajuda.. Não sei o que fazer
Resposta do Blupet: Olá, Claudia. Além de tratar o seu animalzinho, você precisará tratar o ambiente. Os ovos e larvas da pulga podem estar em partes da sua casa como carpetes, roupas de cama e móveis. Você precisará fazer uma boa limpeza tanto no ambiente interno quanto no externo. O artigo ajuda com algumas dicas que você poderá usar.

Depois nos avise do resultado.
Guilherme em 21/02/2014 15:09 disse:
Eu adoro a blupet.Pois ela me da várias informações sobre como cuidar bem do meu cãozinho.
Resposta do Blupet: Olá, Guilherme. Muito obrigado pelo elogio! Nós ficamos muito felizes que você goste do nosso trabalho. Continue acessando, obrigado!

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado