Como cortar unhas de cachorro?


Você sabia que a unha do seu cachorrinho de estimação precisa ser cortada? Calma! Não saia correndo para cortá-la, pois, ao contrário do que muitas pessoas pensam não é como em humanos. As unhas dos cães são irrigadas, ou seja, possuem vasinhos sanguíneos. Por isso, você precisará ter muito cuidado para poder cortá-la sem ferir o pet. 

Quando preciso cortar a unha do meu cachorro? Cães que têm contato com superfície áspera, no geral, conseguem desgastar as unhas através do atrito com o solo. Assim, raramente é necessário cortar as unhas, a não ser, quando ele tem o quinto dedo. 

Quando o cão só anda em superfície lisa, como piso, ele não desgasta as unhas naturalmente e nesse caso, há necessidade de cortar. Você notará que elas estão maiores do que o normal, a ponto de ficar batendo e fazendo barulho, quando o bichinho caminha. 

Cortando unhas do cachorroOutro ponto que você precisa ficar atento é ao quinto dedo. Cães que têm o quinto dedo precisam de uma atenção ainda maior. Como essa unha não entra em contato com o solo, ela não sofre desgaste, ou seja, vai crescendo. Se não for aparada, pode chegar a fincar na pele do pet e ele sentirá dor. Nesses casos, muitas vezes, se faz necessário um procedimento cirúrgico, feito pelo médico veterinário, para a retirada não apenas na unha, mas também do quinto dedo. Além disso, quando a unha do quinto dedo está grande ela engata em tudo, como paninhos ou na sua roupa. Muitas vezes, o bichinho acaba quebrando o dedinho nesses acidentes e a cirurgia se faz necessária. 

Como cortar a unha do meu cachorrinho?

A primeira coisa a ser feita é convencê-lo a deixar que o procedimento seja feito. Ele irá estranhar nas primeiras vezes, pois não irá entender o que está acontecendo. Dependerá do dono mostrar para ele que está tudo bem e que o corte não irá doer. Para isso, é necessário brincar, fazer carinho e ter bastante paciência e cuidado. 

Caminhar e passear antes de cortar a unha, também é uma ótima alternativa. O cão cansado e feliz costuma ser mais compreensivo. Lembre-se que quanto mais novinho você começar a cuidar das unhas dele, mais fácil será dele se acostumar com isso e entender que está tudo bem. 

Entenda sobre as unhas

Unhas de cachorroAs unhas dos cachorrinhos são muito diferentes das humanas. Além dos vasinhos, há terminações nervosas muito perto dela e por isso, você precisará ter cuidado. Caso você corte o lugar errado, irá sangrar e ele sentira dor. 

Quando a unha do bichinho é clarinha, é fácil de você identificar os vasinhos. É só olhar com cuidado e nun Ca cortar a área que tem vaso. Já as unhas escuras são mais complicadas. Nesse caso, corte apenas uma pequena parte das pontinhas, para que diminua o risco de ferir o bichinho. Se ao cortar sobrar alguma ponta tortinha, que possa engatar e ferir o pet, use a lixa para arrumá-la. 

Com o que cortar?

O ideal é ter um cortador de unha especial para pet, encontrado em qualquer petshop. Tenha cuidado e muita paciência e caso sangre, na mesma hora pressione com gaze limpa até que o sangramento pare. Caso não se sinta seguro para fazer o procedimento, leve o pet ao veterinário!

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
mariana em 25/01/2014 00:25 disse:
quantos centimetros pode se cortar de uma unha do cachorro?
Resposta do Blupet: Não há um tamanho definido. Você deve cortar quando o seu cachorrinho só tem contato com superfície lisa, como piso, por exemplo. Nesse caso, ele acaba não desgastando suas unhas de forma natural. Se as unhas estiverem grandes, possivelmente você perceberá através do barulho do seu pet caminhando, pois as unhas estarão encostando no chão. Tenha bastante cuidado na hora de cortar, leia com cuidado este artigo para nada de ruim acontecer com o seu pet.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado