Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Nada melhor do que um cãozinho doméstico que faça suas necessidades em local determinado. Atendendo a uma das leitoras da comunidade Blupet iremos trabalhar este tema que é o dilema de muitos donos que tem o cão perfeito, mas com um único problema: o lugar em que fazem xixi ou cocô. Para os cachorros a urina demarca território, por isso a necessidade de sair urinando em todas as árvores e postes que encontram pelas ruas.

Domesticar o cão para suas necessidades pode ser um dos maiores desafios, principalmente para quem acabou de comprar/adotar um cão. É preciso ensiná-lo aos poucos se você não pretende se frustrar e quer ter uma casa com cheiro bom.

VEJA TAMBÉM: Como usar corretamente a coleira no seu cão

Primeiro passo para ensinar seu animalzinho

Antes de mais nada, para que seu cão tenha disciplina, você terá que ter muita dedicação, paciência, persistência e tempo para supervisionar o animal. Broncas constantes não ajudam na educação, mas premiar seu cachorro cada vez que ele acertar vai deixa-lo feliz. A educação serve para cachorros de todas as idades e uma vez que a lição é aprendida, ela tende a ficar para o resto da vida. O treinamento do cão começa a dar resultado em 6 ou 8 semanas.

Na prática

É importante você saber que cãezinhos com menos de 6 meses não podem controlas suas necessidades, por isso – mais uma vez - seja paciente. A castração é uma ótima alternativa para facilitar o aprendizado dos quatro patas.

Você deve determinar um ou dois lugares na casa para que eles façam as necessidades. O local deve estar sempre limpo e disponível para que o cão utilize e – de preferência – que seja o mais longe possível de onde ele dorme e come.

Quando ele conseguir atingir o objetivo comemore bastante para que ele saiba que está fazendo a coisa certa e jamais o prenda até que ele urine, pois ele pode sentir medo de frequentar o local, quando na verdade deve utilizá-lo sempre que estiver com vontade. Recompense o cão sempre que ele acertar.

Determine os horários da comida do cachorrinho, para que o organismo se acostume com os horários das necessidades. Deixar comida disponível em tempo integral é um erro. Sempre que ele urinar em local errado limpe bastante para que não fique com cheiro. Os cachorros tendem a voltar para os locais em que fizeram necessidades. Por fim, que tal passear com seu cão duas vezes por dia para que ele suavize a necessidade de marcar território?

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
joice em 07/11/2014 13:38 disse:
Ola! Tenho uma yorkshire de 38 dias. Trabalho o dia todo e na primeira semana q levei ela pra casa pude alimenta lá com 3 refeições (7;12;19hs). Mas a partir da proxima semana não poderei mais ir em casa 12hs, e terei q alimenta la somente 2 vezes. Estou com medo, pois vi q filhotinhos devem ser alimentados mais vezes em poucas quantidades. Como ela ainda come racao triturada nao tenho como colocar no dosador...Sera que ela sentira muito?

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado