Como ocorre a troca de dentes nos animais de estimação

Todo mundo sabe que as crianças trocam os dentes na infância. Elas perdem os dentinhos de leite e ganham o que conhecemos como permanentes. O que nem todo mundo sabe é que os cães também trocam de dentes. É muito comum as pessoas se assustarem, achando que o pet sofreu alguma queda ou algum bateu neles e por isso eles estão sem os dentinhos. Porém, isso é algo natural. Você sabe quando acontece?

Se você já parou para observar os dentinhos de um filhote, provavelmente notou que ele são bem afiados e, ao mesmo tempo, mais frágeis. Esses são os dentes de leite ou descíduos. Os permanentes são mais fortes, brilhantes e devem durar por toda a vida do cão. Isso começa a acontecer depois dos 3 meses de idade, mais frequentemente com 4 meses e vai até os 6 meses.

É comum o pet ficar mais manhoso durante a troca e se tiver um sangramento pequeno na gengiva, não se preocupe. Afinal, lembre-se deque um dentinho caiu e é comum sangrar.

Você quer guardar um dentinho do seu pequeno? Infelizmente isso é bastante difícil. Na maioria das vezes o dente sai junto com a comida e eles simplesmente engolem junto. É muito difícil encontrá-lo pelo chão, mas não impossível. Se você tiver essa sorte, separe um lugar especial e guarde-o como recordação de quando o peludo era filhotinho.

Como falamos, o comum é que isso ocorra até os 6 meses de idade. Calma! Se o seu pet ainda não trocou todos os dentinhos e já tem 6 meses, saiba que isso pode acontecer. Alguns animais demoram um pouquinho mais e outros não perdem os dentes, ficando com dupla dentição.   

Isso é bem comum nas seguintes raças: yorkshire, o maltês, o poodle, o shih-tzu e lhasa-apso. Ela não atrapalha nem a rotina do cão nem a mastigação dele, mas pode servir para acumular sujeira ou de alimentos. O espaço entre um dente e outro deve ser tratado com mais cuidado, principalmente durante a escovação, para que fiquem bem limpinhos.

Acostume o seu cão com a escovação desde que ele é filhote, para facilitar a rotina. No começo ele vai achar meio estranho, mas depois vai se acostumar e até gostar desse momento de interação. A pasta para a escovação precisa ser própria para cães e a escova pode ser aquelas de dedo, que são usadas em bebê.

Realize o procedimento pelo menos duas vezes por semana. Isso ajudará a prevenir tártaro, problemas do dente e inflamações na gengiva. Lembre-se que esse tipo de problema pode levar o pet a ter diversas outras doenças, inclusive problemas cardíacos. Por isso, os dentes precisam estar sempre limpinhos.

Caso o pet já tenha um grande acúmulo de tártaro, você notará placas amarelas nos dentes dele. Nesse caso, leve-o ao médico veterinário para que seja feita a limpeza. É feita uma sedação geral e a limpeza é feita com materiais cirúrgicos específicos.

Cuide bem da higiene bucal do seu peludo e garanta a ele uma vida longa e muito feliz! 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado