Dobermann. Um excelente cão de guarda.

De origem da Alemanha o Dobermann é criado na maioria das vezes criado como cão deguarda ou de companhia. Seu criador é Friedrich Louis. Elegante, bonito e muito imponente, o Dobermann é daquele tipo de cão que impõe respeito. É um cão de porte médio a grande, muito forte e com uma musculatura bem desenvolvida. Determinado e muito alerta, é perfeito para guarda. 

Características gerais

Esse animal possui um tronco quadrado, cabeça robusta e narinas bem desenvolvidas. Possui uma dentição bem desenvolvida e maxilares poderosos. As gengivas são escuras e os olhos médios e ovais. 

É um cão calmo e muito ligado à família, porém tem um temperamento forte. Adora crianças e se torna um guardião delas, mas quando são muito pequenas é bom sempre ter um adulto por perto. Afinal, o Dobermann é grande e suas brincadeiras são de um cão grande, a criança pode não entender ou não suportar bem. Sempre é bom acompanhar. Trabalhador, leal e sempre atento, está pronto para defender a sua família sempre que necessário. Pode estranhar pessoas diferentes e por isso, é indicado que o dono esteja sempre junto na hora de apresentar um novo amigo humano. 

Elástico e elegante, o caminhar de um cão dessa raça é muito bonito de ser observado. Possui pelos curtos, duros, retos e lisos. Não possui subpelos. Pode ser encontrado na cor marrom ou preta, com marcações vermelho ferrugem. Os machos podem chegar a ter 72 cm de altura de cernelha e a fêmea até 68 cm de altura de cernelha. Quanto ao peso os cães machos podem chegar a 45 quilos e as fêmeas a 35 kg. 

Exercícios físicos

Como todo cão de grande porte, ele também precisa se exercitar e precisa de espaço. Não é um cão para ser criado em apartamento. O Dobermann precisa de uma área grande para que possa correr e gastar energia. Além disso, é necessário fazer exercícios diariamente com o cão. Uma boa caminhada, corrida e brincadeiras estão dentre as atividades recomendadas. 

Cuidados com o Dobermann

Como sua pelagem é lisa e curta, cuidar dos pelos desse animal é relativamente fácil. Escová-lo uma ou duas vezes por semana para que os pelos mortos sejam retirados é o suficiente para manter o pelo em dia. Além disso, os banhos precisam ser dados com xampu próprio para cães. Não se recomenda mais que um banho a cada 30 dias. 

Até os doze meses de idade o filhote precisa de uma ração específica para filhotes, que fornecerá todos os nutrientes que o cão precisa. Como até essa idade ele está em crescimento, ele precisa de mais cálcio, por exemplo, para o desenvolvimento correto e isso é oferecido através da ração de filhotes. 

Depois disso, o cão pode ser alimentado com ração para adultos de qualidade Premium ou super Premium, para atender às necessidades metabólicas do cão. Como todo cão ele também precisa de vacinas por toda a vida. A primeira deve ser aplicada com o filhote tiver apenas 45 dias de vida. Depois disso, o protocolo estabelecido pelo médico veterinário deverá ser seguido rigorosamente e os reforços vacinais precisam ser dados anualmente.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado