Dogue alemão. O gigante gentil.

Esse cão grande e que impõem respeito com o seu tamanho, é na verdade um brincalhão e grande amigo do dono e da família. Acredita-se que ele tenha vindo de misturas de raça como o Mastiff Inglês e o Wolfhound irlandês. De origem alemã, esse gigante a cada dia que passa encanta mais as pessoas pelo mundo todo.  

Cuidados

Como um cão gigante, ele de maneira alguma deve ser criado dentro de um apartamento. O dono de um exemplar dessa raça precisa estar preparado para caminhar diariamente e brincar muito com o gigante brincalhão. Embora grande, não deve ser criado apenas fora de casa. Ele precisa do conforto do lar e não dispensa panos macios em um canto da casa para poder estar junto com a sua família. Com pelos curtos e bonitos, precisa ser escovado uma vez por semana, para que os pelos mortos sejam retirados. Banhos mensais podem ser dados, com xampu apropriado para cães. Se bem que banhar um cão gigante e brincalhão nem sempre é uma tarefa fácil. O dono tem que ter em mente que precisará de um bom tempo disponível para que a higiene do amigo de quatro patas seja feita de maneira correta. 

A dieta do Dogue Alemão precisa ser adequada e o seu crescimento deve ser acompanhado. Ele precisa receber ração de filhote durante os primeiros doze meses de vida e essa ração deve ser a recomendada por um médico veterinário. Como é um cão gigante, é indicado que todo o crescimento seja acompanhado. Depois disso, a ração de adultos Premium ou super Premium para raças gigantes pode ser oferecida.

É importante lembrar que não é indicado deixar o animal se alimentar e logo depois correr com ele ou fazer brincadeiras que façam com que ele corra. Cães dessa raça tem predisposição a sofrerem com a torção gástrica e a alimentação seguida de exercícios intensos pode levá-lo a esse problema. A torção gástrica é algo muito sério e que precisa de atendimento imediato. Nem sempre é possível salvar a vida do cão. 

Como todo cão, esse gigante precisa ser protegido de diversas doenças e para que isso seja possível, as vacinas precisam ser aplicadas a partir de 45 dias de vida. Depois disso, a revacinação anual é obrigatória e não pode ser esquecida. Quanto maior o cão menor a perspectiva de vida dele e um dogue alemão, por ser gigante, costuma viver apenas entre 7 e 9 anos. 

Temperamento

Ele é muito dócil e nada agressivo. É excelente para ter em um local que precisa de um cão para impor respeito. Graças a seu porte gigante, ele passa um pouco de medo às pessoas que não o conhecem. Com a família é extremamente leal, brincalhão, divertido e amigo. Um verdadeiro bebê gigante que precisa de carinho e atenção de todos. 

Saúde

Além da torção gástrica que já falamos, o Dogue Alemão pode sofrer com doenças cardíacas, arterial, catarata, displasia de cotovelo, problemas ósseos entre outros. O acompanhamento de um médico veterinário é necessário para que as doenças sejam prevenidas e, quando necessário, tratadas, assim como em qualquer outro animal de estimação.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado