Expressões faciais de cães podem revelar suas emoções

Estudo mostra que os cães utilizam diferentes expressões para demonstrar suas emoções. Tratam-se de movimentos faciais, como por exemplo mexer a sobrancelha ou as orelhas para se expressar. Ao avistar um estranho, a primeira reação é levantar as orelhas, já ao ver seu dono eles normalmente levantam a sobrancelha.

Foram utilizados 12 cães na pesquisa realizada na Azabu University, em Sagamihara, no Japão e o resultado publicado na revista Behavioural Processes. Segundo o estudo, as orelhas dos cãeszinhos são utilizadas para expressar seu estado emocional, enquanto os movimentos feitos com a sobrancelha são realizados quando eles querem prestar mais atenção nas pessoas. Quando sentem medo, eles naturalmente movem as orelhas. Além disso, as orelhas são instrumento de demonstração de incerteza e aborrecimento.


Labradores, golden retrievers e poodles foram as raças que participaram do estudo. Os movimentos do corpo também indicam emoções. Quando ele balança o corpo é sinal de relaxamento e em situações em que quando dois cães mantém o contato visual e um deles pisca e olha para o lado oposto significa que está tentando aliviar uma tensão.

Os cães não gostam de ser olhados diretamente no olho quando encarados pela primeira vez. Portanto, finja que ele não está ali para que ele não se sinta ameaçado.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado