Hospital veterinário Público

Infelizmente, nem todas as pessoas que decidem ter um animal de estimação têm condições financeiras de fazer um tratamento de saúde ou levá-lo ao médico veterinário quando necessário. Quem recebe um salário mínimo por mês rebola o quanto pode para conseguir sobreviver e sustentar os filhos e acaba não tendo como pagar uma consulta para o pet. Esse é um problema comum nas mais variadas cidades brasileiras, independentemente do tamanho. O que fazer? O hospital veterinário público está se tornando uma alternativa viável.

Desde 2012 o Brasil conta com esse tipo de serviço. O primeiro hospital público veterinário foi feito na cidade de São Paulo e rapidamente ficou lotado. A partir de 5 horas da manhã começa a se formar uma fila gigante para tentar conseguir vaga para o atendimento do pet.

Localizado no Tatuapé, na zona leste da cidade, o hospital vive lotado, um verdadeiro “SUS” dos pets em todos os sentidos, tanto no sistema de atendimento quanto nas filas. A demanda é maior do que a capacidade, embora o atendimento seja por longas 12 horas do dia, das 7 às 19 horas.

Com um gasto de mais de 600.000 reais por mês, o hospital é mantido com verba da prefeitura. São 22 médicos veterinários que atendem mais ou menos 30 animais por dia, realizando os mais variados procedimentos como cirurgia, hidratação, exames radiográficos entre outros.  Tudo custeado com verbas municipais.

Com tanta aparelhagem e com cirurgias e procedimentos delicados e caros, não sai barato custear e a prioridade precisa ser dada para quem realmente precisa. Para garantir que isso aconteça é feita uma triagem detalhada logo na recepção. Uma assistente social verifica as condições da pessoa, os ganhos entre outros detalhes para ver se ela se enquadra ou não nos que são atendidos nesse hospital. No geral, 3 pessoas são rejeitadas diariamente por não se enquadrarem.

Procedimentos realizados:

Triagem rigorosa: isso serve para oferecer o serviço para quem não tem condições de custear. A entrevista é feita pela assistente social;

Internação: quando o diagnóstico faz com que a internação seja necessária, o hospital conta com 14 locais apropriados para essa prática;

Plantão: há veterinários no local 24 horas por dia;

Odontologia: além de internação, RX, cirurgias ortopédicas entre outras, há também a realização de cirurgias odontológicas.

Especialistas em: há médicos veterinários especialistas nas mais diferentes áreas para melhor atendimento dos cães e gatos no hospital veterinário público.

O segundo hospital veterinário público

Com a grande demanda o segundo hospital veterinário público da cidade de São Paulo já foi inaugurado. Localizado no Tucuruvi, zona norte da cidade, conta com 50 médicos veterinários que se revezam entre cirurgias, internações e plantões 24 horas. O atendimento é realizado de segunda a sexta e como está no início, apenas 15 animais são atendidos diariamente.

Assim como o outro, a prioridade é de atender quem recebe bolsa do governo, ou seja, tem baixa renda.

Localizado à Avenida Ataliba Leonel, 3.194, ele oferece à população internação e procedimentos cirúrgicos sem custo. Porém, a medicação que deve ser feita em casa, o hospital não cobre. 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Fungos que causam problema de pele

Uma das doenças mais comuns nos cães é a dermatite ou doença de pele. Os sinais clínicos são bastante variados, mas o pet pode apresentar queda... Leia mais

A temperatura corporal dos animais de estimação

Os cães e gatos, assim como as pessoas, mantém a temperatura do corpo estável e por isso, são chamados de homeotermos. Porém, isso não quer... Leia mais

Tipos de anestesia para animais

Você já parou para pensar como é feita a anestesia quando o seu peludo precisa fazer uma cirurgia? Toda cirurgia, seja em cães e gatos ou em... Leia mais

Como a relação entre o homem e seu animal de estimação pode influenciar a saúde pública

Desde a pré-história há relatos de uma linda e intensa ligação entre seres humanos e os animais. Nas pinturas feitas naquela época, a figura... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado