Meu cão está com coceira. E agora?

A coceira pode se originar por diferentes motivos: pulga, sarna, carrapato, entre outros. Mas e quando o seu animal não está com nada disso e mesmo assim está com coceira? O que fazer? Bem, saiba que coceiras esporádicas são normais, até porque muitas vezes o bichinho tem contato com grama, areia e objetos que podem ter algum tipo de fungo. O importante é ficar atento e verificar se a coceira excessiva e atrapalhando a vida do seu animal de estimação.

VEJA TAMBÉM: Seu cão está com gastrite? O que fazer?

Principais causas de coceiras:

Picadas de pulga

As pulgas são transmitidas aos animais através do contato com outros bichos. Altas temperaturas e ambientes com muita humidade tendem a ser “a casa” perfeita para que elas se proliferem. O inseto tem a capacidade de pular de hospedeiro em hospedeiro e sua mordida causa uma coceira que pode levar desde a perda de pelos, até infecções de pele.

Carrapato

Existem vários tipos de carrapatos. Além da coceira, eles podem transmitir doenças para o seu cachorro. Eles se alimentam do sangue dos animais e surgem com o aumento das temperaturas, normalmente do início da primavera até o final do verão. Eles são encontrados em áreas urbanas e também em parques. O problema é que eles se proliferam com muita rapidez. Muitos acham que eles voam ou pulam como as pulgas, no entanto ele chega até seu alvo andando e se agarram na pele do animal.

Alergia

Seu cão pode sentir coceira por ter alergia a poeiras e ácaros, por exemplo. Nesse caso, a coceira tende a aparecer primeiramente no abdômen e se espalha pelo resto do corpo, podendo causar até mesmo queda de pelo. Antialérgicos receitados pelo veterinário podem resolver o problema.

Acne

A acne nada mais é do que um tipo de espinha pequena que causa coceira, normalmente no queixo. Também causa queda de pelos. Antialérgicos são a solução.

Sarna

A sarna causa inflamação na pele, além da forte coceira. Os principais sintomas desta doença são a queda de pelo em qualquer parte do corpo, prurido (coceira) intenso, vermelhidão na pele e até mesmo, formação de crostas na pele. Manter a higiene do animal ajuda evitar o problema, mas não é tudo, pois não são somente bichos abandonados e sujos que podem ser pegos pela doença.

Desvende o real motivo da coceira do seu bichinho de estimação e trate o quanto antes para que o pequeno problema não se torne uma grave doença.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Como curar sarna de cachorro?

Problemas com sarna? Acesse já nosso artigo e saiba como acabar definitivamente com ela! Leia mais

As 5 doenças de pele mais comuns nos cachorros

Você notou que o seu cão está com falhas na pele, queda de pelos e coceira em excesso? Pode ser que ele esteja com alguma doença de pele. Os... Leia mais

Sarna negra ou Sarna demodécica. O que é?

Sarna negra ou demodécica. O que é? Pega em humanos? Qual é o tratamento necessário? Leia nosso artigo e confira. Leia mais

Fungos que causam problema de pele

Uma das doenças mais comuns nos cães é a dermatite ou doença de pele. Os sinais clínicos são bastante variados, mas o pet pode apresentar queda... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Marcia Regina De Oliveira em 24/01/2015 10:37 disse:
Gostaria saber se existe remedio caseira para eliminar todos os tipos de especies de carrapatos!Desde ja agradeço a compreençao de todos(as)!
andreia em 18/01/2015 23:57 disse:
olá,tenho um cachorrinho viralata e ele está com sarna,já não sei o que fazer,está caindo pêlo ,vermelhidão e uma crosta grossa quando seca,já demos remedios,jogamos spray
e não adiantou está muito feio não sei mas o que fazer,me ajude,obrigada.
raabsobraldos santos em 24/10/2014 10:19 disse:
oi tenho um cahorro ele ta umas coceiras fora do normal onde coça nao tem mais pelo e ta ferido e muito vermelho e nos cotovelos perto do pes perto do rabo e nas costas dele o que faço?
Tânia em 02/06/2014 18:20 disse:
Olá,
Temos uma cachorrinha da raça shitsu e ela vive com fortes odores na pele, e as vezes coceira, já fizemos tratamentos com antibióticos ,shampoos, enfim já não sabemos como proceder, o mau cheiro é evidente, desagradável, o que fazer?
Obrigada,
No aguardo,
Tânia.
Resposta do Blupet: Olá Tânia, tudo bem?

O melhor neste tipo de caso é procurar ajuda de um veterinário de confiança que pode analisar o caso de perto e lhe dar um diagnóstico mais preciso. Espero que consiga resolver o seu problema.
Maria Helena Varanda em 26/05/2014 12:57 disse:
Gostaria mto que vcs me ajuda se tenho uma York com 5anos a mesma tem mta coceira na parte do fucinho e tbem no corpinho, ja gastei o que tenho e o que não tenho. Veterinario nenhum da jeito,xampus de cães ja usei tdos de banhos terapeuticos e outros e nada resolve. Por favor me ajude.
Resposta do Blupet: Olá Maria, tudo bem?

A coceira no cão pode surgir por vários fatores: pulgas, carrapatos, alergias, sarna entre outras coisas. Sugiro você primeiro tentar descobrir o que sua cachorrinha tem, para aí sim, tentar fazer um tratamento. Leve-a para um veterinário de confiança e peça um diagnóstico para ele. Sabendo o problema real dela, vai ser mais fácil você tratar. Ás vezes mudar o xampu, dar banhos terapêuticos podem não ajudar, dependendo do problema.

Procure a ajuda de um especialista e espero que consiga resolver o problema da coceira um sua amiguinha Yorkshire.

Abraços!
micheline de arruda rocha em 02/09/2013 15:36 disse:
Eu amo demais esse site! sempre esteja mandando dicas para mim.
Resposta do Blupet: Olá Micheline, também gostamos quando vocês leem nossas dicas e cuidados para pets. É realmente para isso que o Blupet está aqui. Continue acompanhando nosso trabalho, é um prazer para nós poder ajudar.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado