Cinomose. Cura, tratamento e sintomas.

O que é a cinomose?

A cinomose é uma doença que atinge especificamente os cães. O vírus tem um grau elevadíssimo de contágio, pois pode sobreviver nos ambientes - principalmente frios e secos – por um longo período de tempo. Já nos locais quentes e úmidos tem em média um mês de sobrevivência. Como é um vírus "invisível" a prevenção é a melhor forma de evitá-lo. A doença atinge vários órgãos do animal e, na maioria dos casos, leva à morte do cachorro.

VEJA TAMBÉM: Como curar sarna de cachorro?

Formas de prevenção

Há vacinas que protegem o pet dessa doença e, no geral, com 45 dias dias de vida ele deve tomar a primeira dose. Mais duas ou três doses são dadas enquanto filhote e depois disso, o reforço anual é essencial. Nunca aplique vacina sem que antes ele seja examinado por um profissional. Se o bichinho tiver qualquer coisa, como uma verminose grave por exemplo, que você nem notará a princípio. Isso já será suficiente para a vacina não ter o efeito esperado e o pet continuar desprotegido. Pessoas que tiveram um animal com cinomose em casa não devem ter outro cão por 6 meses. Além disso, devem lavar todo o local com água sanitária, para ajudar a diminuir a quantidade de vírus existente. Pratinhos, paninhos e caminhas não deve ser usados por outros cães. Vacine seu cão anualmente e previna!

Outra forma de prevenir a cinomose é evitar que o seu cachorrinho fique na rua em contato com outros animais antes de receber as doses para evitar a infecção.

O que é a cinomose

Os primeiros sintomas da doença

Há vários sinais clínicos da cinomose canina e nem todos os cães apresentam todos eles. No geral, o bichinho começa a ter secreção ocular, pústulas na barriga e no focinho e, em alguns casos, para de comer. Depois, começa a ficar cambaleante, não consegue andar em linha reta direito e começa a ter espasmos musculares, principalmente na perninha. Quando chega a essa fase, na qual o pet tem espasmos, é porque o vírus já chegou ao sistema nervoso, ou seja, o animal já está na pior fase 
da doença. 

Meu cão apresenta um desses sinais, o que faço?

Corra para o médico veterinário. Quanto antes a cinomose for diagnosticada e o tratamento começar, maior a chance dele viver. Nunca medique o seu animal em casa. Para tratar uma doença, é necessário saber qual é e, por isso, você precisa levar o bichinho ao médico dele que é o médico veterinário. Além disso, muitos remédios que são dados para bebês humanos e adultos, são extremamente tóxicos para o pet. Além de piorarem a situação, podem até matá-lo. Em alguns casos, quando o animal está tão ruim que chega a não conseguir comer, pode ser necessário interná-lo para colocar no soro e hidratá-lo. Os sinais de cinomose podem ser confundidos com várias outras doenças e, por isso, muitas vezes o médico veterinário poderá pedir um exame de laboratório para confirmar. 

Qual é o tratamento para a cinomose?

Na verdade, um tratamento para a cinomose ainda está em fase de testes. O que pode ser feito é a confirmação do vírus por meio de exames solicitados pelo veterinário do seu cão. Os filhotes raramente conseguem se recuperar, pois o sistema imunológico do animalzinho ainda é muito frágil, sendo alta a taxa de mortalidade de cães nessa fase. Se a doença atacar o cachorro na fase adulta, as chances de sobreviver aumentam um pouquinho.

Não existe um remédio que mate o vírus diretamente. Quem terá que matar o vírus é o próprio organismo do bichinho. Para isso, a medicação dada visa ajuda-lo nessa tarefa. O que ele vai tomar? Depende. Cada fase da doença é tratada de uma maneira e sempre, de acordo com as condições físicas e com o histórico do animal. Vitaminas, antibióticos, anticorpos prontos entre outros medicamentos poderão ser administrados. Alguns terão que ser administrados pelo próprio médico veterinário, por serem injetáveis. 

Há cura para cinomose?

Sim! Há cura. Embora ela seja difícil é possível. Depende muito da reação do animal, do tipo de tratamento que ele tem antes de contrair a doença, entre outros. Por exemplo, um animal bem alimentado, com uma boa ração, é mais saudável e acaba tento mais força para lutar contra o vírus. Muitos dos que sobrevivem, ficam com sinais neurológicos. São espasmos no músculo ou dificuldade de andar. Nesses casos, o tratamento com acupuntura pode ser um grande aliado para melhorar as sequelas.

Tratamento da cinomose através de células-tronco

Um tratamento com células-tronco, doada outros cães pode ser a cura para a cinomose. Esta técnica, que vem sendo desenvolvida no Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Basto situada na cidade de São João da Boa Vista (SP), vem obtendo resultados positivos. De acordo com reportagem da EPTV, uma cadelinha de apenas 3 anos, que ficou tetraplégica por causa da doença, conseguiu recuperar seus movimentos por causa do tratamento contra a cinomose.

Por: Filipi S. A.

Dê uma espiadinha no vídeo

Confira mais dicas e cuidados

Vacinação de cães. O que eu preciso saber?

Saiba quais doenças precisam ser evitadas, quando precisamos vacinar, os tipos de vacinas e os cuidados que devemos ter. Leia mais

Como evitar viroses em seu cão

Os vírus que atacam os cães são vários e eles são responsáveis pela maioria dos casos de mortes em filhotes. Mesmo os adultos, que são mais... Leia mais

Acupuntura veterinária

Você provavelmente já ouviu falar em acupuntura realizada em pessoas, mas você sabia que animais também são tratados com essa técnica? É isso... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Ana Maria Pereira em 25/01/2015 11:28 disse:
Lutamos contra a cinomose e vencemos... teve momentos que achei que a nossa cachorrinha iria mesmo ficar louca... mas decidi que iria lutar...
A veterinária receitou sulfaprim (1 ao dia), corticóide, glicopam e gardenal... e vitamina A 4 x ao dia.
mas quando ela começou a apresentar que estava ficando louca, dobrei o sulfaprim dela, e gardenal até 3 x dia... e quando muito agitada dava umas gotas de tranqulizantes
e fiz isso por 5 dias... e ela melhorou quase 100%...
Graças a Deus vencemos e claro orei por ela!!
Espero que ajude a minha esperiência.
Abraços Ana Maria
Robson em 21/01/2015 14:43 disse:
tenho uma cadela com suspeita dessa doença, não tenho condições de tratala nem de fazer os exames, estou muito triste em ve-la sofrer e não poder fazer nada, ela ja esta com as patas traseiras paralizadas, eu não sei o que fazer.
cintia teixeira em 14/01/2015 12:56 disse:
estou com mu cão zinho black com cinomose ja passou por varios estagios da doença mas ainda come e bebe agua sozinho se alimenta bem sera que ele tem chances esta tomando todas as medicações que a vet receita não deixo faltar nada !
Pedro em 31/12/2014 13:01 disse:
Meu cachorro teve sinomose , quando começou ele parou de comer , uns 2 ou 3 dias depois ele parou de andar , fiquei muito preocupado , durante os outros dias que se seguiram , ele começou a vomitar , ter diarréia e os espasmos começaram , foi aí que eu e minha mãe começamos a dar soro , levamos ele ao veterinário , a avaliação deu positiva para a sinomose , começamos a dar as vacinas e em poucos dias ele se recuperou , mas não esqueço das noites em que me acordava e ia dar soro para ele , os joelhos já estavam sem pêlos e sangrando de tanto ele se arrastar , mas graças à Deus ele sobreviveu , então tenham esperança que vai dar tudo certo.
Camila da silva em 25/12/2014 23:24 disse:
Minha cadelinha tem 10 meses e o nome dela e MIRELA e eu levei ela ao veterinario pois ela andava caminhando tonta e tremendo a cabesa eu achava q era normal mas comesei a notar muito e vi q estava fora do normal o veterina olhou pra ela e disse q era essa doença e q nao tem cura so tratamento.E disse q a mirela minha cadela iria ter reações como convucões e q iria mecher muito com estinto nervoso dela e o dior q ela sofrera muita dor d cabeça e e nao consiguirar dormir d noite e q cada consuta iria custar 150 reais. cai em lagrimas pois me apeguei muito muito nela sofro muito nao durmo d noite as vezes so d pensar nas conseguencias e as vezes d madrugada me acordo asustada pensando q ela esta morta, e eu gostaria de saber se ela terar essas reaçoes e se tem cura ?
claudia em 25/12/2014 15:50 disse:
Me ajude meu cachorro esta com cinomose eu não queria perde-lo oque faço?
Francis em 14/12/2014 11:59 disse:
O meu Toquinho(pug) tem apenas 2 meses e meio, 2,8 kg.
A 10 dias começou a presentear espasmos na perna traseira direita, então levamos ao Veterinário, coletamos sangue e o diagnostico apontou que era viral, começamos então a medica- lo, mas mesmo assim o vírus foi progredindo. Os espasmos passaram a ocorrer também no abdômen, e ele começou a ter uma seqüência de um tipo de convulsão, a cada 90 minutos ele apresentava a ataque, ficava parado se tremendo a boca por 2 ou 3 segundos e espumava. Então tivemos que aumentar a freqüência do gardenal para 4x/dia, graças a deus agora ele parou com esse ataque, durou 2 dias, então voltamos a dar a dose de 3x/dia.
Porém ele vem piorando em outros sentidos, agora está sem força, tem muita dificuldade pra se locomover pela casa, fica arrastando as patas de traz até conseguir levantar e caminhar.
A dois dias ele começou com uns gritos, porém a veterinária me disse que isso é um sintoma da doença, falou que ele nao sente dor, mas mesmo assim é de cortar o coração escuta-lo.
Fico triste de não ter descoberto a doença antes, pois ele tossia e nós achávamos que ele estava com cabelo na garganta (ele adorava morder o cabelo de minha esposa). E feliz pois ele ainda está comendo bem e tomando água.
Não sei mais o que fazer, pois queria por ajudá-lo a sair dessa.
Ele é um amigão!

Estamos dando:

Glicopan Gold - 1,5 ml (1x/dia)
Gardenal - 0,5 ml (3x/dia)
Gleucopan - 1,5ml (1x/dia)
Recovery - 1 colher chá (3x/dia)

Além disso estamos dando homeopatias:

Arnica ch5 - 1 gota (5x/dia)
Nuxvomica ch5 - 1 gota (3x/dia)

Se alguém tiver alguma dica por favor me passe, pois passarei as informações para a veterinária estudar.

Contato: [email protected]

Obrigado!
jaqueline em 04/12/2014 22:46 disse:
olá tenho uma cachorrinha o nome dela e polly. nao tive condiçoes de vacina ela. e ela ta meio doentinha to com muito medo de ser uma virose. amo minha cachorrinha ela e como se fosse minha filha.
rafaela em 30/11/2014 17:07 disse:
Meu cachorro tá com cinomose , e não sei oq fazer já está na fase q afetou o cistema nervoso não anda ,não come, ele está sofrendo muito tá de dar dó!!!
Ludmila em 18/11/2014 23:56 disse:
Boa Noite o me cachorro Zion esta c cinomose ejá tem 15 dias ele jà ficou internado 4 Dias e agora esta em casa tomando bastante remédio. Oque posso fazer p melhorar o tratamento? por favor me ajude infelizmente não tenho mais dinheiro p ele continuar o tratamento na Clinica..
idelzuyth em 12/11/2014 19:38 disse:
gostei muito dessa matéria,ela esclareceu as minhas dúvidas.obrigada
Raphaela em 10/11/2014 22:01 disse:
Oii Minha cadela teve cinomose, dois meses depois ela ficou prenha e há 1 semana deu aluz a 11 filhotinhos, quais as chances deles terem cinomose??? Estou muito preocupa pois ela teve mas não foi brusca, chegou ao neurológico mas apenas tiques há alguns dias o tique dela parou.
Ana Lucia em 03/11/2014 14:52 disse:
Em setembro 2014 percebi que meu querido Thor estava apático e com febre, a veterinária o diagnosticou com cinomose, rapidamente iniciamos tratamento com Doxifin e alimentação a base de ovo e fígado, ele chegou a apresentar secreção ocular e suas patas racharam, olhos vermelhos, com 15 dias de tratamento os sintomas sumiram, ele estava lindo, em nenhum momento perdeu o apetite.... e paramos com o doxifin e continuei com promundog, 4 dias após ter parado com o doxifin ele apresentou problemas neurológicos... e em apenas 3 dias parou de andar, iniciamos com citoneurin, doxifin e outros medicamentos que não foram suficientes, em 29-10-14 ele se foi, é inexplicável a dor que sentimos e ainda sinto, por isso vacine seu amigo e se caso ele pegar essa maldita doença, não descuide, fique sempre acompanhando, não pare com a medicação até ter certeza que ele esta bem, e vale lembrar que nos exames de sangue e sorológicos que ele fez ambos deram negativos, essa doença é traiçoeira!
Rosicler em 29/10/2014 23:16 disse:
tenho um cachorro filhote que esta com cinomose quase dois meses,ele come se nos dermos na boca, ele começou a andar de novo mais canbaleando,a cinomose atacou as quatro pernas e o pescoço, a perna de tras ele parece que paralisou so firma e puxa com as da frente, sera que ele podera andar de novo com as quatro?
Whesley em 12/10/2014 07:08 disse:
Adorei esse site estou sofrendo com meu cajorro doente por causa dessa miseria cinomose
vanda em 23/09/2014 17:55 disse:
oi tenho um ROTIWAILER e estou preocupada comprei ele com um mes dei tds as vacinas
só come raçao d boa qualidade cuido como um bb hj ele ta com nove meses,minha preocupação é
ELE ESTA COM NARIZ ESCAMANDO,DESD BB SÓ FAZ COCO MOLE E MUITO MAS MUITO FEDIDO REMELA NOS OLHOS E SECREÇÃO NO NARIZ,O Q POD SER ???
ME AJUDEM SOUB Q OS IRMÃOS DELE JA MORRERAM TDS.
vanda em 23/09/2014 17:55 disse:
oi tenho um ROTIWAILER e estou preocupada comprei ele com um mes dei tds as vacinas
só come raçao d boa qualidade cuido como um bb hj ele ta com nove meses,minha preocupação é
ELE ESTA COM NARIZ ESCAMANDO,DESD BB SÓ FAZ COCO MOLE E MUITO MAS MUITO FEDIDO REMELA NOS OLHOS E SECREÇÃO NO NARIZ,O Q POD SER ???
ME AJUDEM SOUB Q OS IRMÃOS DELE JA MORRERAM TDS.
taynara lima em 11/08/2014 22:13 disse:
precizo de ajuda nao tenho condicoes de manter minha cachora ela ja nao anda descobri hj que e cinomose o veterinario disse em sacrificio chorei muito e nao quis mas agor nao tenho condicoes foi dificil ate de levar no veterinario precixzo de ajuda nao quero matala amo muito ela o nome dela e paloma tem onze messes ganhei ela faz 4 meses amo ela muito ela e da raça fila me ajudem pelo amor de deus meu numero ce precizo poor favor ce alguem quizer e tiver condiçao e querer pegar ela pelo menos ela vai ta bem e vai vive ppos precizo muito de ajuda sofre em ve ela sofre ou pelo menos me ajudem nos remedios por favooor
Resposta do Blupet: Taynara,

o tratamento para Cinomose é bem complicado. Esta é uma doença muito difícil de se lidar. O melhor é vacinar para se prevenir.
cicero jose dos santos em 06/03/2014 08:45 disse:
Olá olha tenho um labrador e tem menos de um ano ele começou a ter escamações na pele e secreções no olho e ficou com o semblante caído e meio triste mas como normal e corre e brinca ainda , levei ao veterinário ele examinou e disse que está com sinomose e receitou antibiótico e vitamina amoxilina 500mg e cluvisol quais as chances ele tem de recuperação? Gostaria de saber sobre esse tratamento que assisti no vídeo e como faço para conseguir esse tratamento por favor me ajudem preciso salvar meu amiguinho estou desempregado preciso de ajuda. Obrigado pela atenção.
Resposta do Blupet: Bom dia Cicero, tudo bem?

A cura para a Cinomose é possível, porém difícil. Ela vai depender do tratamento que o animal recebeu antes de contrair a doença e de como está seu sistema imunológico.

Em relação ao tratamento, entre em contato com o Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Basto. O telefone de lá é o (19) 3623-3090. Eles poderão informar mais sobre o tratamento.

Desejo que seu cachorrinho se recupere totalmente.
Jéssica em 15/11/2013 10:11 disse:
Alguém sabe me dizer se o cão corre o risco de contrair a cinomose mesmo tendo sido vacinado desde os 6 meses de idade?
Resposta do Blupet: Jéssica, Acredito que seja importante você consultar seu veterinário de confiança para tirar esta dúvida. Ele vai conseguir examinar o animalzinho e dar um disgnóstico mais correto. Cinomose é algo bem grave, então é importante darmos a devida atenção.
Valcir de Amorim em 04/11/2013 11:27 disse:
Esse Ivo Hadlich - Scheik é engraçado, principalmente quando ele diz na sua coluna do Jornal A Voz da Razão, do meu amigo Airton Floriani, que o seu gato "Zidane" enfrentou uma numerosa cachorrada e foi se esconder numa altíssima árvore e só saiu de lá com a ajuda do sargento Sérgio Santos do Corpo de Bombeiros.
Foi através da coluna do Ivo que conheci o Blupet. Desejo vida longa a vocês porque os nossos animais precisam de vocês. Um grande e apertado abraço a todos.
Resposta do Blupet: Olá Valcir,

Pessoas maravilhosas como seu Ivo Hadlich merecem nossa admiração. Ficamos muito gratos com seu comentário. O Blupet está aqui para ajudar os animais. Isso é o que nos motiva. Sempre que precisar, estamos à disposição.
Maria Lucia da Solidade Miguel em 24/09/2013 22:32 disse:
tenho dois cachorrinho de vizinho que eu estou cuidando que esta com cinomose e não vejo melhora alguna e estão morrendo aos poucos e não estou vendo melhora alguna .




Resposta do Blupet: Olá Maria,

Essa é uma notícia muito triste. Infelizmente o único tratamento existente para cinomose é experimental, ou seja, não tem eficácia garantida. Nós ficamos muito chateados com essa notícia, pois amamos cães.
leonardo alcantara de deus em 06/09/2013 10:00 disse:
Sou um protetor dos animais amo a todos, tenho 4 cachorros e cuido deles como se fossem meus filhos.
Resposta do Blupet: Que bom Leonardo. Precisamos de mais pessoas assim como você, dando valor a vida. Continue acompanhando nossos artigos e notícias. Se tiver interesse, participe de nossa comunidade dos amantes dos animais. Com certeza lá você vai encontrar mais pessoas assim como você para fazer amizades e continuar aprendendo.
mércia elizabeth em 10/08/2013 10:19 disse:
Muito bom eu já sabia pois crio cães desde criança sei quer com essa bactéria não se
brinca estou sempre atentar as vacinações precisas de um filhote.a sim como o ser humano precisa das vacinas os animais não são diferente.pra sua sobrevivência trazer sempre em dias as primeiras vacinações.valeu obrigada.
Resposta do Blupet: Isso mesmo Mércia. Temos que ter cuidados com nossos animaizinhos também. Continue acompanhando nossos materiais.
VERA REGINA em 10/08/2013 01:16 disse:
parabéns boa matéria. gostei
Resposta do Blupet: Olá Vera,

Que bom que gostou! Aproveite e siga nossa página no Facebook e assine nossa newsletter para acompanhar nossos materiais.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado