O que é e para que serve o pedigree?

O que é o pedigree?

Pedigree é um certificado de registro (CR) de um animal que contém a sua árvore familiar. Este certificado é emitido pela CBKC (que significa Confederação Brasileira de Cinofilia) de cada região. Ele indica as características básicas padronizadas de acordo com a raça, variedade e pelagem mostrando os ascendentes até no mínimo para a terceira geração. Na imagem acima, você pode conferir um exemplo de modelo de certificado de registro.

VEJA TAMBÉM: O que é dermatite por lambedura?

Para que serve o pedigree?

O pedigree serve para assegurar a pureza da raça do cão ou gato, ele não fornece nenhuma informação sobre problemas de saúde e temperamento dos ancestrais do animal que podem vir a serem herdados.O pedigree lista os nomes registrados dos pais, avós, bisavós (etc.) do animalzinho. A maioria dos pedigrees tem de 4 a 5 gerações, sendo no mínimo necessário três. Outras informações podem ou não ser incluídas, tais como data de nascimento, cor, número de inscrição e títulos ganhos como os de obediência ou agilidade.

Informações específicas sobre os antepassados no pedigree do seu cão são especialmente úteis (e às vezes difíceis de encontrar). Saber quando os cães morreram, e do que, pode ajudar você a tomar melhores decisões sobre a saúde de seu bichinho.

Vale lembrar que um animalzinho, mesmo sem pedigree, tem tanto valor quanto um animal com um pedigree elevado. O mais importante mesmo na hora de adotar um cão ou gato é estar ciente e aproveitar o máximo da companhia um do outro.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Qual a raça de cão ideal para você?

Muitas pessoas escolhem um cachorro pela aparência, e não pelo seu comportamento. Essa é uma forma errada de escolher um companheiro que... Leia mais

Pinscher Miniatura

O Pinscher Miniatura é uma raça de pequeno porte, grande mobilidade, aspecto muito elegante, com pelagem curta e densa. Em geral possuem cores... Leia mais

Tudo sobre a raça Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier é um cão de pequeno porte (em média 23 centímetros), vigoroso, com uma pelagem longa, sedosa e abundante que teve sua origem... Leia mais

Raças de cachorros mais populares no Brasil, o país canino

O Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol. Entretanto, o que muitos não sabem é que os brasileiros também são apaixonados por... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Janaina em 03/05/2013 10:51 disse:
Olá. Tenho uma Pinscher de 7 meses e já não sei mais o que fazer...Ela é muito desobediente, eu não bato nela, somente dou bronca mais ela não me obedece, já meu marido...uma chamada que ele dá nela, ela para na hora...E quando vai visita em casa ela fica pulando em cima das pessoas, mas ela não brinca...ela morde, e por sinal bem doído!!! Eu ando toda mordida e arranhada por ela, Já não sei mais o que fazer!!! Fora que ela estraga tudo que vê pela frente. Ela não se contenta simplesmente com os brinquedos que ela tem...Ela come tudo...Como eu faço pra ela parar de comer as coisas de casa e me obedecer?
gisele em 02/05/2013 17:11 disse:
Me ajude eu li a respeito de sarna e o meu cão está assim ele já não come mais e está ficando agressivo o que eu faço tenho medo que ele me morda.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado