O super olfato canino

Você já deve ter reparado que seu cão de estimação é um ótimo farejador. Basta você brincar com um pet diferente fora de casa que ao chegar logo passa por uma verdadeira revista, feita pelo peludo, pois sente esse cheiro diferente. E quando você está fazendo churrasco então? Os cães ficam agitados, mesmo quando estão longe.

Ótimos farejadores, esses pets sentem cheiros que os humanos não conseguem sentir.  O olfato dos cachorrinhos é um milhão de vezes mais sensível do que o olfato dos humanos. Ele tem uma região especialista em olfato. Além disso, o cérebro do cão, na parte responsável por determinar a sensibilidade do olfato, tem 40 vezes mais células do que o cérebro dos humanos!

No cérebro do cão, há uma parte especializada em processar a informação do cheiro chamada de córtex olfativo do cão.  É ela que processa todas as informações de cheiro e para isso, ocupa 12,5% do cérebro do peludo. Essa mesma área no cérebro humano corresponde a apenas 1%. Você viu como eles são mais especializados?

Além disso, a região olfativa de um cachorrinho é muito maior do que a de uma pessoa. Se pegarmos, por exemplo, um pet da raça Pastor alemão, podemos medir 150 centímetros quadrados de região olfativa. Já se fizemos o mesmo com uma pessoa, vamos notar que ela possui apenas 3 a 4 centímetros quadrados de região olfativa. Outro detalhe importante que faz do cão um grande farejador, é a posição das suas células olfativas. As células sensitivas do cachorrinho de estimação são mais próximas umas das outras do que as humanas. Com  isso, conseguem formar uma grande região especializada que chega a se dobrar várias vezes sobre si mesma. Com isso, muitos sulcos e cristas são formados e a capacidade olfativa aumenta ainda mais.

Tudo isso faz com que o melhor amigo do homem seja um farejador invejável e sinta cheiro 40 vezes melhor do que os indivíduos humanos. Quando um cão aspira o ar, há aproximadamente 300 milhões de receptores olfativos esperando para detectar todos os cheiros diferentes.  Já nos humanos são apenas 6 milhões.  Eles também possuem um tipo de uma capa no nariz que é formada principalmente por líquido, que atua como se fosse uma fita adesiva responsável por captar cheiros diversificados.

Esses peludos amigos têm uma memória olfativa muito desenvolvida. É exatamente por isso, que eles são grandes aliados de policiais nas buscas por pessoas desaparecidas, no combate a drogas e na procura por sobreviventes em tragédias com escombros. Há algumas pesquisas que indicam que através do olfato, esses amigos de quatro pernas, conseguem até detectar tumores nas pessoas.

Para que esse olfato esteja 100% funcionando bem e para que o seu farejador esteja com todo o seu instinto e com sua desenvolvida maneira de captar odores diferentes em pleno funcionamento, é necessário que ele esteja saudável. Problemas respiratórios como, por exemplo, a pneumonia, pode atrapalhar essa atividade no animal. Para evitar que isso aconteça, vacine seu cão em dia e leve-o sempre ao médico veterinário para fazer um check up! Só assim seu cachorrinho terá a saúde em dia e poderá detectar os mais diferentes odores. 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
vanessa em 25/06/2014 13:02 disse:
Gostaria de receber informativos sobre caes.
Resposta do Blupet: Seu email foi cadastrado Vanessa. Você irá receber agora o informativo sobre cães do Blupet :)

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado