Otite canina. Dicas, sintomas e tratamento.

Otite é a inflamação no ouvido do pet, que causa dor e muito desconforto. Diferentemente do que muitos pensam, essa não é uma doença simples de ser tratada e precisa de muito carinho e dedicação dos seus donos. 

Ela é mais comum em animais que têm a orelha caída, como Cocker, por exemplo, são mais predisponentes a esse problema. Isso acontece porque como a orelhinha do cão é caidinha, ela acaba deixando o local menos ventilado, mais úmido e quente. Isso faz com que a multiplicação dos ácaros, fungos ou bactérias que causam a otite, seja mais fácil. 

Sintomascur da otite

É responsabilidade do dono notar qualquer alteração no comportamento do pet . Se o proprietário estiver bem atento, notará alguns sinais de que o pet pode estar com otite. Quando ele se coça, costuma chorar ao passar a patinha pela orelha. Ao olhar dentro da orelha do animal, a pessoa notará um aumento de secreção e, muitas vezes, até o cheiro pode estar diferente. 

Outro sinal muito comum é notar que o cão está balançando mais a cabeça e as orelhas. Ele, por estar incomodado, balança a cabeça de um lado pro outro ou, em casos mais graves e que o animal esteja com muita dor, chega a pendê-la para um lado. 

Diagnóstico e tratamento

Caso você encontre qualquer alteração no ouvido do pet, leve-o imediatamente ao médico veterinário. Lembre-se de que o cachorro está com muita dor e precisa de socorro. Lá, o profissional irá examinar a orelha e se realmente constatar a otite poderá pedir exames complementares para ter uma exatidão do que a está causando, se é um ácaro, uma bactéria, um fungo ou os três juntos. O tipo de secreção encontrada quando o profissional examinar, também poderá indicar um tipo de infecção e a causa dela. 

Há diferentes produtos para otite e cada um deles é indicado para um tipo de agente infeccioso (bactéria, fungo ou ácaro). Há também os produtos líquidos, em gel e com diferentes maneiras de ser aplicado. A escolha do melhor e mais indicado será feita pelo médico veterinário de acordo com a idade do pet, os sinais clínicos, o agente causador do problema e o estágio da doença. 

Em casos mais graves, no qual a otite esteja mais avançada e mais interna, procedimentos de lavagens, feitos na clínica, podem ser necessários. 

Dicas e informações importantes

• O proprietário deve ficar muito atento na hora do banho. É importante proteger a orelha, colocando uma boa de algodão dentro do ouvido do pet, antes de começar a banhar o animal. Isso ajudará a evitar que caia água. Água dentro do ouvido predispõe à otite. É necessário muito cuidado. 

• Raças como Golden Retriver, Basset Hound e Cocker Spaniel, que possuem a orelha mais caída, costumam ter mais otite do que os demais. Porém, isso não quer dizer que um cão com a orelhinha levantada não possa ter dor de ouvido. Pode sim e é necessário ter muito cuidado e atenção. 

• Quanto antes o tratamento for iniciado e o diagnóstico feito, melhor e mais rápida a cura.

Fique atento a todos os sinais que seu bichinho passa para você. Assim garantirá sua saúde e bem estar.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
KLEIDE em 22/09/2013 05:32 disse:
bom dia pois bem .. estou muito triste com o que aconteceu comigo essa semana meu cachorro coker derrepente começou reclamar de uma possivel dor na barriga do nada sua barriga ficou inchada e ele reclamava.. dei um laxante mais não tive resultado foi questão de horas para que ele morresse não sei o que pode ter acontecido queria uma resposta assim eu poderia ficar em paz pois ele era muito velhinho tinha 17 anos e mesmo? pode ate pensar que é mentira mais ele com passar do tempo ja estava cego e surdo amava ele como meus filhos me de uma resposta por favor
Resposta do Blupet: Oi Kleide,

Que notícia triste! =/

Olha, existe grandes chances de ele realmente ter morrido pela idade, já que em média um cachorro vive cerca de 15 anos.

Eu sei que não existe animal que possa substituir o que você perdeu, afinal, tenho certeza que você teve 17 belos anos na companhia do seu cão. Mas gostaria de ajudá-la a encontrar um outro companheiro porque eu sei que um cão alegra muito a vida da gente.

O que você me diz?

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado