Plantas tóxicas para cães

Todo mundo gosta de um jardim bonito, de plantas em vasos espalhados pela casa, de muitas flores, não é mesmo? Se você também gosta e várias delas espalhadas pela casa e se seus animais têm acesso a elas, é preciso ficar alerta. Muitas das plantas de ornamentação ou de jardim são tóxicas para os animais!

Mas meu pet come planta?

Sim, muitas vezes eles mastigam as plantas por brincadeira, para se distrair ou porque estão indispostos e o vegetal ajuda a vomitar. Filhotes adoram brincar em vasos, desenterrar todas as plantas do jardim, mastigar e espalhar pelo quintal. Muitos donos de cães certamente já viram essa cena em algum lugar. Porém, se dentre elas alguma for venenosa, o risco do pet se intoxicar e passar muito mal é grande.

VEJA TAMBÉM: Natação para cães

Se meu animal se intoxicar, o que ele terá?

Os sinais clínicos apresentados pelos pets variam muito de acordo com a planta e com a substância tóxica que ela possui. Dentre eles podemos citar: vômito, agitação, sonolência, salivação intensa, náuseas, dor abdominal, alteração do ritmo cardíaco, hemorragias, tremores, falta de apetite, dificuldades respiratórias e morte.

Veja algumas plantas tóxicas que você pode ter no seu jardim e são tóxicas


Comigo ninguém podeComigo ninguém pode

Essa planta é muito perigosa. Se ingerida qualquer parte dela, o animal pode sofrer com queimação na boca, inflamação e queimação no estômago, edema nos lábios, queimação em todo trato digestório, na língua e também no palato (céu da boca), salivação excessiva, dificuldade de se alimentar devido à dor, cólicas abdominais e enjoo.

EspirradeiraEspirradeira

Essa planta é muito bonita e está presente em muitas casas, porém, é um perigo para o pet. Se ele a ingerir pode apresentar sinais clínicos como: cólicas abdominais, dor e queimação na boca, salivação, vômitos intensos, náuseas, diarreia e alterações cardíacas.

MamonaMamona

Essa planta que parece inofensiva e, muitas vezes, é usada por crianças para brincar de guerrinha, é tóxica e pode prejudicar o cão. Se ele a ingerir pode apresentar diarreia, náuseas, vômito e cólicas abdominais. Se a ingestão for muito grande, o pet pode ter convulsão, entrar em coma e morrer.

Flor das almasFlor das Almas

 Assim como as demais já citadas, a Flor das Almas pode causar hepatite aguda ou crônica, náusea, cólica abdominal, vômitos, aumento do fígado e baço.

 

Coroa de cristoCoroa de cristo

 Essa planta tem aquele leitinho, a seiva leitosa. Quando ingerida pelo pet ela causa inchaço nos lábios, boca e língua, irritações na pele e na mucosa, ardor e coceira. O ao morder esse leite entrar em contato com o olho do animal, ele pode ter irritações e inchaço nas pálpebras.

 

 

Copo de leiteCopo-de-leite

 Essa flor é linda e muito usada tanto para embelezar jardins. Quanto para ter pela casa, porém é muito tóxica. Se ingerida o pet poderá ter vômito, diarreia, salivação intensa, inchaço nos lábios, boca e língua, dificuldade de deglutição, náuseas e asfixia. Pode causar irritação nos olhos.

Há diversas outras plantas que são tóxicas e podem causar até dermatite no cão como a Cambará Sangue de boi, Bico-de-papagaio, Coroa-de-Cristo, Dedo do Diabo, Unha de gato. É necessário ter muito cuidado e não deixar que o pet tenha acesso a elas, independentemente da idade. Caso haja contato ou ingestão, ele deve ser levado ao médico veterinário imediatamente.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Qual a quantidade certa de ração devo dar ao meu cão?

Você tem dúvidas sobre a quantidade ideal de ração deve dar ao seu cãozinho e sempre que ele está com “cara de quem está com fome” ou... Leia mais

Confira os principais tipos de ração

Com o mercado para PETS cada vez mais aquecido, alimentos prometem integrar todos os nutrientes necessários para seu animal de estimação... Leia mais

Ração para cães - Conheça os tipos e as ideais para o seu cão

Qual é o melhor tipo de ração? Seu cãozinho está se alimentando bem? Confira nosso guia e tire todas as suas dúvidas. Leia mais

Cão sem comer, o que fazer?

No geral, os cães gostam muito de comer. Alguns gostam tanto, que se o dono não cuidar eles ficam muito gordinhos e podem ter sérios problemas de... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Edna em 20/01/2015 20:07 disse:
Alguem poderia me informar se Cheflera é toxica para caes? Hj durante um descuido mh Shitzu escapou e comeu algumas folhinhas.
Eloá em 21/05/2014 09:04 disse:
Puxa!! Fico muito feliz por ter ajudado. Agora posso identificar as plantas em meu jardim. Obrigada a todos da Blupet.
Resposta do Blupet: Que legal Eloá. Nós que agrademos pela sua dica :)

Nosso objetivo é ajudar as pessoas e passar conhecimento para que donos e pets sejam muito felizes. Cuide para que seu pet não chegue perto dessas plantas tóxicas se tiver alguma em sua casa.
Eloá em 19/05/2014 10:18 disse:
Adorei o artigo. Tudo que me ajuda a cuidar melhor do meu Pet é sempre bem vindo. Só gostaria de deixar uma dica ao site. Seria interessante colocar fotos das plantas. Pois existem muitas pessoas como eu, que tem plantas em casa e não faz a menor idéia do nome delas. Sem contar que o nome das plantas muda de região para região.
Resposta do Blupet: Eloá, tudo bem? Que bom que gostou do artigo :)

Muito legal sua sugestão, tanto é que colocamos as fotos das plantas tóxicas no artigo. Pode contar com o Blupet para aprender sempre sobre os animais.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado