Poodle

O Poodle, por ser um cão extremamente bonito, muitas vezes pode ser confundido com um cão sem muita inteligência, porém ele é muito esperto, ativo, obediente e que se destaca pela facilidade que tem em ser treinado. Pode ser definido resumidamente em três palavras: lindo, sofisticado e inteligente.

Características do Poodle

Existem três tamanhos oficiais da raça: Poodle Toy, Poodle Miniatura, Poodle Médio. Estas não são raças diferentes, apenas tamanhos diferentes para a mesma raça de cachorro. O Toy tem até 28 cm e pesa entre 2,5 a 4 quilos, o Poodle Miniatura entre 28 a 35 cm e pesa 6,5 a 7,5 quilos e o Poodle Médio 35 a 45cm pesando entre 20 a 31 quilos.

A pelagem é encaracolada, densa e de uma cor só, podendo essa cor variar em alguns tons. As cores podem ser azul, cinza, prata, marrom e creme.

Lindo Poodle

O Poodle Toy (Poodle miniatura)

O Poodle Toy tornou-se favoritos entre as famílias reais, particularmente no século 18. O Poodle miniatura e suas variedades foram criados a partir de cães maiores, hoje conhecidos como Poodles Standard (tamanho padrão). Os três tamanhos são considerados uma raça, e são julgados pelo mesmo padrão. Hoje, o Poodle é essencialmente um cão de companhia e show, embora ele pode aprender quase tudo.

Temperamento

Inteligente, amoroso, leal e sapeca. São definições que alguns donos de Poodles utilizam para descrever a personalidade da raça.

Apesar de sua aparência luxuosa, o Poodle adora brincar. Ele está sempre pronto para participar de uma brincadeira de qualquer tipo. É uma raça que adora pessoas. Juntando esses fatores com uma inteligência incrível, você tem um cão com uma performance de treinamento admirável.

Poodle branco gramadoPoodle Tosado

A raça Poodle é sensível ao tom de voz, e não vai obedecer se ele sentir que é mais forte que você, no entanto, não seja muito severo porque isso também não vai funcionar. Os donos precisam ter calma e ainda possuírem um ar de autoridade naturalmente.

Um Poodle que foi bem domesticado tem um comportamento calmo, especialmente se ele estiver fazendo exercícios diários conforme o recomendado. Alguns donos dizem que o Poodle Toy e o Miniatura são um pouco mais estressados, porém alguns outros donos discordam.

Ele pode ser um bom cão de guarda, já que geralmente late com a presença de estranhos. Apesar de ser carinhoso com sua família, ele pode demorar um pouco até se acostumar com novas pessoas.

Apesar de aparentar, o Poodle não é esnobe. São cães que querem ficar próximo de suas famílias e estão sempre prontos para uma brincadeira.

O Poodle é a raça ideal para mim?

O Poodle pode viver em quase qualquer tamanho de casa ou apartamento. A sua pelagem longa exige alguns cuidados e atenções especiais. É uma raça ativa e exige exercício físico diário. Ele também avisa quando estranhos se aproximam, e pode ser um bom cão para cuidar da casa. Não é o tipo de cão para se viver em um canil, pois gosta de estar com seus donos e não gosta de ficar sozinho. Além disto, alguns estudos dizem que ele é uma boa escolha para pessoas com alergia.

Poodle cuidados

Poodle comendo raçãoOs Poodles preferem viver dentro de casa, principalmente os Poodles menores. A raça aprende muito rapidamente, e por isto mesmo, os donos devem ter muito cuidado: eles aprendem maus hábitos rapidamente também. Se você não sabe como educar um cão, primeiro aprenda, para depois ter um Poodle. Isso vai prevenir dores de cabeça no futuro.

Além disto, o Poodle é uma raça ativa que precisa de atividade diária. Brinque com bolas, faça passeios e aproveite a facilidade para treinar truques a ele. Assim, ele vai ser um cão mais comportado e feliz ao seu lado.

Alimentação

O recomendado é de 1,5 a 3 xícaras de ração por dia de alta qualidade, divididas em duas porções por dia. Os Poodles menores podem necessitar de uma quantidade menor de ração. Esta é uma quantidade média, dependendo de outros fatores como idade, tamanho, metabolismo e nível de atividade, ela pode variar.

Uma recomendação é não deixar ração sempre disponível para seu cão durante o dia inteiro. Isso pode fazê-lo comer demais e engordar.

Banho e tosa

Poodle tosaA pelagem do Poodle exige muitos cuidados. Mesmo com uma pelagem curta, seu Poodle precisa tomar banho a cada 3 a 6 semanas, às vezes com maior frequência para mantê-lo bem limpo e com um pelo sem nós.

É recomendado fazer uma escovação diária, pois muitos pelos que caem do Poodle ficam presos, e ele precisa ser escovado para fazer a retirada desses pelos.

Os olhos do Poodle lacrimejam muito, e isso pode ficar sobre o pelo dos olhos. Limpe ao redor dos olhos todos os dias com um pano umedecido em água morna. Também não deixe de conferir as suas orelhas. Muitas vezes pode acumular sujeira e ocasionar infecções no ouvido. Raças com orelhas grandes, como o Poodle, tendem a ter infecções no ouvido, pois o canal auditivo fica úmido, então é bom sempre dar uma verificada.

Corte as unhas do Poodle de 1 a 2 vezes por mês. Se você as ouvir batendo no chão é um sinal de que está na hora de cortá-las.

Fotos de Poodle

Filhotes de PoodlePoodle sorrindo

Poodle brancoFilhote de Poodle

A saúde do Poodle

Os Poodles são geralmente saudáveis, mas como todas as raças, podem apresentar algum problema de saúde. A recomendação do Blupet é que você adote um cãozinho, porém, se você estiver pensando em comprar, lembre-se de não olhar somente o preço ou o valor do Poodle. Alguns criadores focam somente no lucro, não pensando na saúde ou mesmo na criação de qualidade da raça. Essas criações desenfreadas geram filhotes com baixa imunidade e propensos a terem problemas.

Um Poodle saudável, com uma boa criação e tendo bons cuidados pode viver de 12 a 15 anos.

História da raça

O Poodle é provavelmente descendente dos primeiros retrievers de água da Alemanha, mas também pode estar relacionado com os spaniels da Península Ibérica. O nome provavelmente deriva da palavra alemã "Pudel" que significa "aquele que toca na água".

O Pelo grosso do poodle era tosado para ajudá-lo a nadar, deixando apenas pelos sobre as articulações das pernas, coração e pulmões para protegê-lo do frio extremo. O francês aproveitou a alta inteligência, treinabilidade da raça e carisma inato para usar o Poodle como um artista de circo.

A grande popularidade da raça no país levou ao nome comum francês Poodle (Poodles são retratados em pinturas do século 15). Na França, no entanto, o Poodle é chamado de Caniche (cão ou pato).

Veja um vídeo sobre a raça Poodle

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Por que devo tosar meu cão?

O cachorro, mesmo que não more dentro de casa, deve ser tratado como um membro da família que compartilha momentos com você e seus familiares.... Leia mais

Raças de cachorros mais populares no Brasil, o país canino

O Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol. Entretanto, o que muitos não sabem é que os brasileiros também são apaixonados por... Leia mais

Poodle toy e micro toy: conheça as diferenças e as características de cada tipo

Poodle toy e micro toy, você já conhece as diferenças? Leia nosso artigo e tenha certeza de como identificá-los. Leia mais

Raças de cachorro para apartamento: 10 cães ideais para morar em locais pequenos

Algumas raças são perfeitas para apartamento, outras nem tanto. Veja nosso guia e descubra as raças perfeitas para o seu apartamento. Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gabriela Batista em 27/01/2015 22:04 disse:
Olá, vou ganhar um Poodle Toy, mas estudo o dia todo e ele ficará sozinho, tem algum problema ? Pensei em deixar brinquedinhos para ele, isso ajuda ? Lembrando que ainda é um filhote!
gleiber barros em 21/01/2015 00:11 disse:
olá e sou o gleiber,encontrei próximo a minha casa um poodle toy,ele estava muito mau tratado fedido muitas pulgas e carrapatos,levei ele no pet e segundo a responsável pelo pet,pelas condições que se escontrava ele tinha mais de 3 meses q não tomava banho nos pelos dele nem tesoura entrava,,os dentes dele estão horrível e esta com um mau cheiro na boca oque eu faço para amenizar esse mau cheiro da boca dele desde já agradeço .
Dagomar em 19/01/2015 22:19 disse:
Eu tenho um poodle macho , ele tem muito ciumes de mim, as vezes ele gosta de crianças, mas tem que não o que eu faço pra educar ele
mauricio em 16/12/2014 02:16 disse:
Ola acabo de adquirir um poodle branco médio ... So que notei que da ninhada ele e o único com olho azul e nariz avermelhado isso ser normal ?
fernanda em 06/10/2014 17:58 disse:
Tenho um poodle toy eu brinco de bolinha com ela e ela nem da atenção pra bolinha ela está com nove meses vc acha q posso continuar tentando q ela vai aprender?
luana braule em 19/09/2014 15:31 disse:
Adorei ler tudo sobre os poodles nem todo mundo sabe como cuidar de um poodle e nem eu sabia ate ler sobre eles, agora eu sei e vou cuidar direitinho do meu
karen mirelly em 23/07/2014 15:20 disse:
olá, tenho um poodle anão macho com 8 meses e recentemente adquiri outro poodle macho filhote de 2 meses e estou tendo problemas com o relacionamento entre eles de dividir brinquedos e ciúmes pelo mais velho não deixar o mais novo chegar perto de mim e fico mal por vê-los brigando tanto o que posso fazer em relação a esse problema?
Resposta do Blupet: Olá Karen,

Tem alguns Poodles que podem ser mais agressivos, mas neste caso acredito que o que está acontecendo seja ciúmes. Mostre para o Poodle que fica nervoso, que ele não vai perder sua atenção. Indique a ele que é normal você dar atenção aos dois e que você não vai abandoná-lo. Brincar junto com os dois pode ser uma boa opção. Espero que consiga resolver este problema de agressividade de seu Poodle.
joyce teixeira castro em 25/03/2014 13:47 disse:
tenho um poodle ela e muito inteligente sapeca adora bater palma ela e especial pra mim e meus filhos
Resposta do Blupet: Que bacana Joyce. Adoramos saber disso! =D
Jaqueline em 11/02/2014 13:16 disse:
Eu amo os poodle toy, são tão querindinhos né :) Adorei esta informação, pois nem todo o mundo sabe quais os cuidados a ter com este animalzinho.
karollyna em 27/12/2013 14:18 disse:
Quero um Poodle filhote peludinho branco pois eu e minha mãe ama cachorros e ainda mais Poodle pois a gente tinha mais faleceu com a idade!! Quero adotar um, me ajudem por favor, obrigado.
Resposta do Blupet: Olá Karollyna, tudo bem?

Achar um animalzinho de raça para doação é um pouco mais difícil, porém tente encontrar no Blupet. Veja aqui vários animais para doação. Espero que encontre o ideal para você.
sonia em 11/12/2013 20:36 disse:
VOU CORRENDO BUSCAR MORO RM PIRACICABA
PRECISO MUITO ADOTAR UMA FEMEA DE PEQUENO PORTE POIS MORO EM APARTAMENTO, E A MINHA MORREU, ESTOU DEPRIMIDA ME AJUDEM POR FAVOR MUITO OBRIGADA MEU TELEFONE É (19) OU 93276888 MORO EM PIRACICABA MAS VOU CORRENDO BUSCAR
Resposta do Blupet: Olá Sonia, tudo bem?

Neste link tem vários cachorros de pequeno porte para doação. Veja se encontra o animalzinho ideal para você.
felipe em 08/09/2013 21:51 disse:
Procuro um filhote médio porte e peludinho tem algum para doação?
Resposta do Blupet: Olá Felipe. Veja se encontre um em nossa página de filhotes para doação. Espero que consiga encontrar um para você.
maria paula em 27/08/2013 17:14 disse:
Tenho um cãozinho poodle branco ele é uma gracinha muito inteligente.
Resposta do Blupet: Que lindo Maria Paula. Se você tiver algum vídeo dele, nos envie em nossa comunidade de amantes dos animais.
Guimaraes em 23/07/2013 14:38 disse:
Quero uma pinscher
Resposta do Blupet: Guimaraes, Aqui você encontra animais para doação.
aurideia em 17/06/2013 13:48 disse:
Quero uma dica de como educa meu poodle 3 mes pois ele quando estasoto acaba comtudo que ver pera fente dele quando fopega nele ou alque ele mode agente ganao seoque faze mais me ajude.
Resposta do Blupet: Agora temos uma área para realizarmos perguntas e respostas no site Aurideia. Acesse agora e faça parte para tirar sua dúvida: http://www.blupet.com.br/novo/perguntas-e-respostas/pergunta.php?codigo=83.
daiana cerqueira maia em 26/05/2013 16:22 disse:
Desejo adotar um podle de porte pequeno para ser criado em casa por favor me notifiquem se tiver algum gostei muito do site.
Resposta do Blupet: Oi Daiana, que bom que gostou do site, estamos aqui para ajudar você. Você pode encontrar animais para doaçãoneste link. Agradecemos sua visita.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado