Por que meu cachorro abana o rabo?

Muitas pessoas pensam que quando um cachorro abana o rabo ele está expressando felicidade. No entanto, pode ter outros significados e não apenas quer dizer que seu animal de estimação está feliz. Há inúmeras interpretações, de acordo com a forma como ele abana o rabo. 

Um estudo da Universidade de Trento, na Italia, apontou que até mesmo o lado que o cão balança a cauda (direita ou esquerda) pode trazer diferentes interpretações sobre o animal e suas emoções. O estudo foi publicado na revista Current Biology e fala que os cães têm cérebros assimétros, organizados da mesma forma como o dos humanos, tendo os lados direito e esquerdo papeis diferenciados.

Segundo a pesquisa, quem melhor interpreta o real significado são os demais cachorros, pois isso também é uma forma de se comunicar com os "amigos de quatro patas". Quando eles abanam para o lado direito, por exemplo, pode significar que ele está sentindo uma emoção positiva, podendo ser a emoção de ver o dono, de ver um prato de comida, etc. Já para o lado esquerdo estão as emoções negativas, como a de ver um inimigo (cão que o ameaça) por perto e sentir medo. Ou seja, o estado emocional do seu cachorrinho pode ser transmitido através da cauda. Agora você pode analisar melhor o seu cão quando ele abanar a cauda na sua direção!


 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
lucas em 19/12/2013 09:55 disse:
Eu quero saber oque o meu cão esta tentando me dizer.
Resposta do Blupet: Lucas,

Geralmente quando o cachorro abana o rabo significa que ele está feliz, ou entusiasmado com alguma coisa. Eles ficam assim quando no veem ou quando estamos brincando com eles.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado