Problemas reprodutivos em cães

Embora na grande maioria das vezes os donos se preocupem com a procriação e não a desejem, alguns, principalmente donos de cães de raça, resolvem que o pet precisa cruzar para que o proprietário venda os filhotes ou os dê para familiares. Porém, nem sempre isso é possível, pois há diversos fatores que podem levar um animal à infertilidade.

Na maioria dos casos os cães não conseguem se reproduzir por algum problema de origem infeccioso, mas isso não é uma regra.  A infertilidade canina pode ser causada por trauma, por algum fator genético, por problema hormonal ou até pela presença de um tumor.

É importante ressaltar que tanto as fêmeas quanto os machos podem ter problemas reprodutivos. Por isso, se uma fêmea não consegue emprenhar, pode ser que o problema seja com ela, mas pode também ser alguma alteração existente no macho reprodutor. Além disso, o dono pode não estar sabendo acompanhar o ciclo estral da cadela corretamente, para colocá-la com o macho nos dias certos ou por um motivo ou outro ela pode não estar aceitando o macho.

Caso o dono tente mais de uma vez cruzar os animais e não consiga, é necessário levá-los para um bom exame reprodutor. O pet será examinado clinicamente, a história do animal seja perguntada e exames laboratoriais serão solicitados. Se nesses primeiros exames nada for encontrado, o ultrassom pode ser necessário.

Cistos ovarianos, Piometra Aberta, Metrite, Subinvolução de Sítios Placentários, Neoplasia Uterina, Tumor de Células da Granulosa, Tumor Venéreo Transmissível (TVT) ou Ehrlichiose podem ser as causas de uma infertilidade da fêmea. Dentre as mais comuns está a metrite, que é uma inflamação da parede do útero que leva a infertilidade. Ela é mais comum em cadelas que receberam injeções ou comprimidos de anticoncepcionais. Há também, os casos de Piometra Aberta, Metrite, Vaginite ou até mesmo Morte Fetal com posterior maceração que pode deixar uma fêmea infértil.

Notou como a lista é grande? É por isso que muitos exames precisarão ser feitos até encontrar a verdadeira causa do problema.

Já nos machos pode ocorrer a deficiência na produção de espermatozoide, a deficiência na ação do espermatozoide, inflamação nos testículos, tumores ou causa infecciosas diversas. É por esses motivos que ambos precisam ser examinados com muita cautela. Assim, se algo de diferente for encontrado, o tratamento pode começar o quanto antes, evitando riscos para a vida do animal.

Dentre os exames podem ser solicitados o hemograma, citologia exfoliativa vaginal para pesquisa de tumor venéreo transmissível ou o fechamento da suspeita entre cisto ovariano e tumor de células da granulosa. Ultrassonografia ou a radiografia, também podem ser solicitadas.

O tratamento escolhido será de acordo com o que for encontrado. Se for uma disfunção hormonal apenas, a reposição e correção do problema podem ser suficientes. Caso seja diagnosticado o TVT na fêmea ou no macho, a quimioterapia será necessária. Em caso de tumores ou infecções uterinas graves, o procedimento cirúrgico pode ser o indicado pelo profissional.

Cada caso será cuidadosamente avaliado e dependendo da causa da infertilidade a reprodução poderá não ser mais possível. 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

10 dicas para cuidar de sua cadela durante a gestação

A gestação canina necessita de inúmeros cuidados antes, durante e depois do parto. Quando uma cadela está grávida, costuma-se dizer que ela... Leia mais

Como lidar com a gravidez psicológica

Conhecida como pseudociese canina, a comumente chamada de gravidez psicológica é muito frequente nos cães. Trata-se de uma disfunção hormonal da... Leia mais

Gestação canina, o que eu preciso saber?

Seu cadela está grávida? Descubra o tempo de duração de uma gestação, o que fazer na hora do parto e como cuidar dos filhotes e da cadela após... Leia mais

Qual o período ideal para iniciar a vida reprodutiva das cadelas?

Embora a castração seja o procedimento mais indicado, afinal já temos uma superpopulação de cães, alguns donos optam por deixar a cadelinha... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado