Qual o período ideal para iniciar a vida reprodutiva das cadelas?

Embora a castração seja o procedimento mais indicado, afinal já temos uma superpopulação de cães, alguns donos optam por deixar a cadelinha cruzar (veja o que é importante para uma cadelinha prenhe) e ter filhotes. Se essa for a sua escolha, saiba que precisará ter alguns cuidados para que tudo dê certo!

Quando deixar sua cadelinha cruzar?

Primeiro é importante saber mais sobre a cadela e sobre sua fase reprodutiva. Com apenas 8 meses de idade ela está pronta para entrar no cio, mas alguns só terão o primeiro cio depois dos 12 meses de idade. Isso é normal. A grande maioria delas repete o cio a cada seis meses, mas há cadelas que só têm um cio por ano.

Como com oito meses de idade a cadelinha ainda nem se desenvolveu completamente, pois ainda está na fase chamada de filhote, não é indicado deixá-la cruzar já nesse primeiro cio. Ela ainda está em formação e aprendendo muita coisa, não é hora para ter que mandar todas as proteínas e vitaminas que deveriam ser usadas no seu próprio crescimento, para poder manter os filhotes.

Caso a sua vontade de ver sua cadelinha tendo filhotes permaneça, o ideal é que a coloque para cruzar apenas com dois anos de idade e no máximo com seis ou sete anos. Lembre-se que depois dessa idade ela vai continuar entrando no cio, porém, como já será idosa, o organismo pode não aguentar bem uma gestação. Além disso, tem a amamentação, que requer de uma boa condição do organismo da cadela.

Casal de cães no cio

Quanto tempo dura o cio da cachorra?

O cio da cadela pode durar até 15 dias. Isso pode variar para mais ou para menos, principalmente quando elas são novinhas ou muito velhinhas. A partir do oitavo dia do cio ela começa a aceitar o macho, o problema é que na maioria das vezes o proprietário não nota os primeiros dias de cio. Para evitar problemas, é indicado colocá-la com o macho a partir do sexto dia. Quando notar que ela aceita o machinho, deixe-os por no mínimo mais dois dias juntos.

Há algumas cadelinhas que têm problema locomotor e a monta natural não pode ser feita. Nesse caso, a uma alternativa que é a inseminação artificial. Converse com o médico veterinário.

A gestação

Depois de prenhe, ela levará entre 63 e 65 dias para ter os filhotes. Durante essa fase ela deve ser alimentada com ração de filhotes que tem maior quantidade de cálcio. Esse cálcio será essencial para a formação dos filhotinhos. Depois disso ela deve receber ração de filhote enquanto estiver amamentando, ou seja, por dois meses após o parto, quando o desmame já puder ser feito.

Se a cadelinha for bem pequena, ela deve ter dois filhotinhos apenas. Já se for de grande porte terá mais. As maiores chegam a ter mais de 10 filhotes em uma só gestação. Lembre-se disso antes de colocá-la para cruzar. Você tem condições de criar mais 10 cães?

Não a acasale por dois cios seguidos para que ela possa se recuperar entre uma gestação e outra. Não se esqueça de sempre levá-la ao médico veterinário para que a gestação seja acompanhada. Quer saber mais? Veja neste link mais algumas dicas importantes sobre a gestação canina.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

10 dicas para cuidar de sua cadela durante a gestação

A gestação canina necessita de inúmeros cuidados antes, durante e depois do parto. Quando uma cadela está grávida, costuma-se dizer que ela... Leia mais

Como lidar com a gravidez psicológica

Conhecida como pseudociese canina, a comumente chamada de gravidez psicológica é muito frequente nos cães. Trata-se de uma disfunção hormonal da... Leia mais

Gestação canina, o que eu preciso saber?

Seu cadela está grávida? Descubra o tempo de duração de uma gestação, o que fazer na hora do parto e como cuidar dos filhotes e da cadela após... Leia mais

Problemas reprodutivos em cães

Embora na grande maioria das vezes os donos se preocupem com a procriação e não a desejem, alguns, principalmente donos de cães de raça, resolve... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado