Raças de cachorro para apartamento: 10 cães ideais para morar em locais pequenos

O aumento populacional das últimas décadas fez com que as grandes cidades sofressem adaptações e, por isso, a vida em apartamentos se tornou mais frequente. Quem gosta de cachorros e não dispensa a companhia de um, acaba sofrendo com as limitações proporcionadas por casas pequenas. Muitas raças não são adequadas a espaços restritos e, os adoradores dos peludos que gostariam de criar um, possuem poucas opções de cães ideais para a vida nos prédios e condomínios. Nesse sentido, as raças grandes acabaram desfavorecidas, pois são cães com muita energia que, se ficarem com a locomoção limitada, podem acabar desenvolvendo distúrbios psicológicos e causam problema aos donos. Por outros lados, há muitas raças silenciosas e pequenas que se adaptam em qualquer lugar. No geral, os cães ideais para apartamentos provêm de raças que não precisam de passeios frequentes ou muito exercícios, são sociáveis e exigem apenas que o dono dê atenção suficiente e que faça algumas caminhadas curtas com o cão.

Apesar dos peludos de pequeno porte serem mais adequados a vida em apartamento, o perfil do dono também deve ser considerado na hora da escolha. Há raças pequenas mas que fazem muito barulho, ou raças que, mesmo possuindo poucos centímetros, são territorialistas, como é o caso do Pinscher. Entre as raças de porte menor, há animais que necessitam de muitos exercícios, como o pequeno West Highland White Terrier. Por isso, a disponibilidade do dono e a paciência também devem contar na hora da escolha. Conheça dez raças que não precisam de muito espaço para brincar, possuindo as características ideais para criar em apartamento:

Yorkshire, o melhor cão para apartamento

Yorkshire Terrier: Considerada a melhor raça de apartamento, o pequeno Yorkshire originário da Grã-bretanha, possuí característica ideal para a vida em pouco espaço. Essa raça tem em média 20 cm e é vantajosa por ser mais independente e não sofrer muito com a solidão, além de não precisar de longas caminhadas e passeios. Porém, o cãozinho não mostra muito apego ao dono e precisa de cuidados extras com os pêlos: escovação frequente e banhos semanais.

Poodle

Poodle toy e micro toy: Pequenos, afáveis e muito dóceis, os Poodles do tipo toy (até 28 cm) e micro toy (até 25 cm), são boas opções para apartamentos. Os menores são muito companheiros e se adaptam bem a companhia de crianças. Os maiores são muito inteligentes, obedientes e educados. Porém, Poodles pequenos são muito frágeis e a raça é conhecida pelos latidos estridentes, por isso, é preciso que o dono saiba controlá-los.

Chihuahua

Chihuahua: Possuindo no máximo 20 cm, os Chihuahuas também são muito populares entre pessoas que vivem em apartamentos. A raça é muito alegre, atenciosa e se apega fácil ao dono. Além disso, dispensa longos passeios e caminhadas. A desvantagem dos Chihuahuas é que costumam ser ciumentos com o dono e não sabem lidar muito bem com a solidão.

Shih Tzu

Shih tzu: Originários do Tibete, os cães da raça Shih-tzu são atraentes devido aos pêlos longos e brilhosos. A raça pode viver em apartamento por ser mais independente, não necessita de muito espaço e não há problemas se tiver que ficar sozinha. Além disso, possuem apenas 27 cm e são carinhosos e dóceis quando estão na companhia do dono. O lado ruim do Shih-tzu é o trabalho que os pêlos exigem, necessitando de escovações diárias.

Pug

Pug: Também originários da Grã-Bretanha, O Pug é conhecido por ser uma raça silenciosa e que não precisa de muita atividade física. Os cães são pequenos, com no máximo 30 cm, achatados e fortinhos. Os Pugs possuem dificuldades respiratórias por causa do formato do focinho, o que justifica a pouca necessidade de passeios. Porém, são agitados quando filhotes e possuem tendência a engordar.

Fox terrier

Fox  Terrier: O Fox Terrier é uma raça de porte médio-pequeno, que possuí em média 37 cm. São cães inteligentes, ativos e com instintos protetores, podendo ser ótimas companhias em apartamentos. Não precisam de muito espaço para viver e são obedientes, se adaptando bem às regras. Porém, a raça é um pouco agitada e necessita de caminhadas para ficar calmo e equilibrado.

Lhasa Apso

Lhasa Apso: O tamanho de até 26 cm, a independência e a falta de necessidade de longas caminhadas transformam a raça Lhasa Apso em uma das melhores alternativas para quem vive em apartamento. De origem tibetana, essa raça costuma ser mansa e alegre, sempre pronta para brincar com o dono. As desvantagens do pequeno Lhasa Apso é o cuidado extra com a pelugem e a dificuldade em socializar com desconhecidos.

Schnauzer miniatura

Schnauzer miniatura: De origem alemã e com uma média de 30 cm, o Schnauzer miniatura é uma excelente escolha para a vida em espaços pequenos. A raça é companheira e dócil, pode se relacionar bem com crianças e os Schnauzer estão sempre ativos para participar das atividades da família. Porém, a raça precisa de exercícios físicos frequentes e pode latir bastante.

Spitz Alemão

Spitz: Tanto a versão alemã quanto a espécie japonesa do Spitz são ideais para apartamento. O Spitz Alemão possui no máximo 22 cm, sendo um belo exemplar em miniatura da raça. Para quem quer um cãozinho um pouco maior, o Spitz Japonês é uma boa opção, medindo de 30 cm a 38 cm. Essa raça tem como característica a fácil socialização e fidelidade ao dono e a família. É um peludo companheiro e está sempre pronto para proteger o dono. Os Spitz não dispensam as caminhadas diárias e podem sofrer com a solidão, sendo ideais para famílias de apartamento que passam mais tempo em casa.

Jack Russel Terrier

Jack Russel Terrier: Medindo de 20 cm a 30 cm, o Jack Russel é um tipo de Terrier alegre, com muita energia e que se diverte com pouco, podendo se distrair facilmente com brinquedos. São engraçados, fiéis, inteligentes e companheiros, podendo ser uma ótima escolha para a vida em apartamento. A desvantagem dessa raça é que são agitados demais e por isso precisam de bastante atividade física. São perfeitos para pessoas mais energéticas que podem fazer bastantes atividades com o cão. Para pessoas mais calmas, o JRT não é recomendado.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Tudo sobre a raça Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier é um cão de pequeno porte (em média 23 centímetros), vigoroso, com uma pelagem longa, sedosa e abundante que teve sua origem... Leia mais

Por que devo tosar meu cão?

O cachorro, mesmo que não more dentro de casa, deve ser tratado como um membro da família que compartilha momentos com você e seus familiares.... Leia mais

A inteligência e o companheirismo do Yorkshire

A capacidade que alguns cães possuem é admirável e motivo de orgulho para muitos donos. Algumas raças se destacam ainda mais quando o assunto é... Leia mais

Raças de cachorros mais populares no Brasil, o país canino

O Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol. Entretanto, o que muitos não sabem é que os brasileiros também são apaixonados por... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
ivan em 24/01/2015 13:41 disse:
Meu york tem 2 meses e é muito comelão ...está sempre com fome ,o que fazer ..dou a ração na dose certa .mas ele semore pedi mais.chora pedindo..esta barrigudo.
ivan em 24/01/2015 13:37 disse:
Tenho um york...e gostaria de saber sobre ...banhos ele tem 2 meses..
Samuel Furtado em 18/11/2014 14:51 disse:
Ola, sou idoso tenho 62 anos e meu companheiro e ajudante morreu de idade aos 14 anos, um Jack Russel, um amigo super inteligente, observador e com uma capacidade de aprender impressionante. Infelizmente para mim o grande arquiteto o chamou antes de mim, embora tenha certeza que está em um excelente lugar, sinto muito sua falta. Eu solicito a doação de um filhote de JACK RUSSEL, POR FAVOR.
Diana em 23/04/2014 17:16 disse:
Tenho uma criancinha em casa e q quer ganhar uma YORHIRE. POr favor aquele q tem bastante dessa raça, faça uma criança feliz, pois n temos condições de comprar uma. Precisamos de alguém q nos faça uma doação. Obrigada ....Diana
Resposta do Blupet: Olá, Diana. Legal, você pode acessar esta página para saber os animais que temos para doação: adoção de animais. Porém, lembre-se: animais sem raça precisam de amor e existem muitos abandonados. Abrace essa ideia.
Denise em 10/02/2014 16:21 disse:
gostaria de encontrar um aniimalzinho poodle °1 ou toy ou um yorkshire, sou
apaixonada por cachorros pequenos . se tiver algum para doaçao favor me avisar ok

abraço a todos

Denise
Resposta do Blupet: Olá, Denise.

Tudo bem? Por enquanto não temos nenhum Poodle ou York no site, mas você pode gostar destes pets : aqui que são de porte pequeno.
Maria Farias em 09/02/2014 00:38 disse:
São Lindos, gostaria que alguém mim doasse um Shih tzu, prometo cuidar dele como se fosse um filho, amo animais, já tenho um pastor.Ficarei grata pela atenção
Resposta do Blupet: Olá, Maria. Acesse o nosso site e fique de olhos nas novidades. Temos novos animais todos os dias para adoção. Acesse aqui.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado