Rotavirose canina

Você provavelmente já ouviu falar de que vários vírus causam doenças nos humanos. Dentre eles, há alguns mais populares como o vírus da dengue, o da gripe e o da AIDS. Nos animais também há diversos tipos de vírus que podem deixá-los doentes, dentre eles uma chamado de Rotavírus. Há vários tipos de vírus que entram no grupo dos rotavírus, sendo que os do grupo A são os mais importantes como causadores de doenças em cães. Dentro desse grupo está o vírus causador da diarreia neonatal em animais.

As espécies que eles mais acometem são bezerros, porcos, macacos, coelhos, ratos, cães e gatos. Quando acometem os cães, eles são mais problemáticos em filhotes do que em adultos. No Brasil, há poucos casos que são realmente confirmados de que o rotavírus foi o causador da doença. Isso pode acontecer porque muitas vezes, embora os cães estejam acometidos por eles, não chegam a apresentar sintomas. Há também o problema do alto custo para confirmar que o rotavírus está mesmo presente ou não, o que pode fazer com que o número de casos confirmados seja pequeno, mas não necessariamente que o vírus não esteja presente.

Esse vírus atua diretamente na região do intestino chamada de jejuno e íleo e na região do intestino delgado. Ele causa alterações na mucosa do intestino que podem levar o animal a apresentar os seguintes sinais clínicos: apatia, diarreia, perda de peso, desidratação e anorexia.  O que fazer caso note algum desses sintomas no seu cão de estimação? É importante levá-lo imediatamente ao médico veterinário. Embora muitas pessoas desconheçam, a diarreia, vômito ou falta de alimentação podem até levar o bichinho à morte. É por isso, que o atendimento deve ser imediato. É importante lembrar que filhotes e animais idosos são ainda mais sensíveis. Por isso, nunca espere o dia seguinte para levar seu bichinho ao médico veterinário.

Quando você chegar lá, ele será examinado e sempre que necessário, exames específicos podem ser solicitados. Dentre eles, o hemograma, cultura e antibiograma. O tratamento será feito através da administração de soro, injetável ou oral, administração de antibiótico específico para o quadro clínico, para evitar infecções bacterianas secundárias, medicação para controlar o vômito, polivitamínicos e outras medicações que o profissional julgue necessárias. Muitas vezes, o animal precisará ficar internado para ser hidratado e estabilizado. 

Mas afinal, o meu pet realmente tem o rotavírus? Alguns sinais clínicos podem levar o médico veterinário a suspeitar da presença dele, porém, a certeza da presença ou não do rotavírus só poderá ser feita com o exame específico. Como já falamos anteriormente, o valor desse exame é muito alto. Isso faz com que na maioria das vezes, ele não seja feito para não encarecer o tratamento. Porém, mesmo sem a confirmação exata da presença ou não do rotavírus, o médico veterinário tem condições de estabelecer o melhor tratamento para que a possibilidade do pet se recuperar seja grande.

Vale lembrar que há diversas coisas que podem causar diarreia em um pet. O rotavírus não é o único vilão. É por isso, que é importante deixar a saúde do bichinho sempre em dia. Dar uma alimentação adequada, manter a vacinação em dia e o vermífugo também, já eliminam várias causas de diarreia no cão. Você tem cuidado bem do seu peludo? 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Qual a quantidade certa de ração devo dar ao meu cão?

Você tem dúvidas sobre a quantidade ideal de ração deve dar ao seu cãozinho e sempre que ele está com “cara de quem está com fome” ou... Leia mais

Confira os principais tipos de ração

Com o mercado para PETS cada vez mais aquecido, alimentos prometem integrar todos os nutrientes necessários para seu animal de estimação... Leia mais

Ração para cães - Conheça os tipos e as ideais para o seu cão

Qual é o melhor tipo de ração? Seu cãozinho está se alimentando bem? Confira nosso guia e tire todas as suas dúvidas. Leia mais

Cão sem comer, o que fazer?

No geral, os cães gostam muito de comer. Alguns gostam tanto, que se o dono não cuidar eles ficam muito gordinhos e podem ter sérios problemas de... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado