Saber a procedência do animal é muito importante para quem decide ter um cão

A decisão de adquirir um cachorro de estimação deve ser muito pensada e responsável. Além de ter consciência dos cuidados que a família deverá adotar com a vinda do animal, é importante conhecer a procedência do cão para garantir que ele tenha vindo de um local adequado e que não vá desenvolver nenhuma doença ou problemas no futuro. Muito mais que simplesmente garantir a saúde do animal, esse cuidado é essencial para que os locais clandestinos sejam extintos.

VEJA TAMBÉM: A importância da caminhada: sete motivos para exercitar o seu cão

Os problemas que podem ser acarretados pela criação inadequada de cães são inúmeros. Agressividade com crianças, violência e problemas genéticos que acarretam em diversas complicações na saúde do animalzinho são alguns dos exemplos de adversidades que podem ser citadas.

Muitas vezes, as aparências enganam e os responsáveis por esses lugares de criação imprudentes ou, até mesmo, ilegais se mostram profissionais sérios e qualificados. Visando o lucro, nem sempre esses locais respeitam a raça dos animais e realizam cruzamentos que não são indicados pelos veterinários. Com isso, o próprio cão pode sofrer e apresentar problemas genéticos que podem permanecer pela a vida toda.

Em alguns casos, também acontecem problemas que só aparecem na fase adulta ou na adolescência do cachorro. Um exemplo disso é a displasia coxofemoral, uma afeição que atinge cães e gatos. O problema é definido como uma doença hereditária, biomecânica, representada pela disparidade entre a massa muscular primária e o crescimento ósseo acelerado, levando a uma instabilidade na articulação coxofemoral. Pode ser vista em cachorros de todas as raças, principalmente as grandes e gigantes de crescimento rápido. Em gatos é considerada uma doença rara. 

As causas da doença são variáveis: desenvolvimento rápido, alimentação excessiva, distrofia da musculatura, exercício intenso em filhotes, ossificação endocondral anormal. Na primeira semana de vida os filhotes são normais e posteriormente vão desenvolvendo a doença.

A dor, com conseqüente imperfeição e impotência funcional do(s) membro(s) pélvico(s), é causada inicialmente em (animais jovens) pela lassidão e instabilidade articulares e, na fase crônica da doença (animais adultos), pela degeneração da articulação devido à incoerência articular. O diagnóstico é realizado pelos sintomas, avaliação clínica e achados radiológicos.

Entretanto, nada é melhor do que a prevenção. Para garantir, a saída é pesquisar e buscar informações sobre o estabelecimento onde o cão foi criado. Essa atenção é uma responsabilidade de quem deseja adquirir um animal de estimação e vai assegurar que a sua vinda seja sinônimo de felicidade para o bichinho e para o dono.

Dica do site: Em vez de comprar o animal, por que não adotar? Nosso site possui centenas de animais para adoção, vai ser difícil não ser encantar por nenhum. Adotar é um ato de amor e merece ser levado em consideração. Sabemos que seu filho pode pedir "um animalzinho de uma certa raça", mas ensine que no amor não há distinção. A perfeição está no amor e não na beleza. Lembre-se, a beleza pode custar caro, como comentamos acima, são diversos os casos que a beleza e o custo baixo são compensados com maus-tratos, baixas condições de sobrevivência e irresponsabilidade.

Confira o artigo e pense com carinho nesta proposta: Queria adotar um cachorro de raça, pois não tenho dinheiro pra comprar.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado