Schnauzer Miniatura

O cão da raça Schnauzer surgiu na Alemanha, ainda na Idade Média. Porém, o primeiro relato dos cães iguais, ou pelo menos muito próximo do que chamamos atualmente de Schnauzer, foi apenas em 1842. O curioso do histórico dessa raça é que no começo ela foi chamada de “pinscher fio de cabelo”, um nome muito diferente. 

Na América essa raça foi descrita apenas em 1900 e reconhecida pela AKC em 1904. O Schnauzer padrão já foi usado antigamente como cão de guarda, mas hoje isso diminuiu.

Características gerais

Considerado um cão de porte médio, são ótimos cães de trabalho e excelentes companhias. Possui uma pelagem dura e resistente e pode ser encontrado nas cores branca, preta ou bicolor. Vive de 14 a 16 anos. Precisa de atividades físicas diárias, ou seja, passeios e muita brincadeira com o Schnauzer de estimação. Precisa ser escovado diariamente e ser tosado com frequência. 

É um cão corajoso, travesso e muito vigilante. Além disso, é considerado um cachorro muito divertido, brincalhão, animado e leal. Como não é muito grande, acaba se adaptando bem a apartamento, mas o dono não pode se esquecer de passear e brincar com ele. É importante sempre ter em mente que é um cão ativo e um pouco travesso. Se ele não tiver como gastar a sua energia em atividades, pode aprontar dentro de casa. Vive muito bem em casa com quintal. 

Ótimo cão para famílias com crianças e que moram em casas muito movimentadas, que recebem pessoas estranhas sempre, porque eles não costumam estranhar ninguém. Porém, cães estranhos eles não costumam gostar muito e podem agredir, mas se for criado junto com outro animal, costuma ter uma boa interação.

É facilmente adestrado, pois adora ganhar as guloseimas que dão durante o adestramento. Ele aprende rapidinho, mas enjoa logo de fazer o exercício. Como é um pouco teimoso, pode dar um pouquinho de trabalho até aprender a todos os comandos. Ele adora exercícios mentais. O dono de um Schnauzer precisa mostrar para o cão que ele é o líder, caso contrário o Schnauzer não se intimidará e mandará na casa. 

Alimentação e outros cuidados

Além de manter a atividade física em dia e as brincadeiras sempre presentes, o dono deve ter cuidado com a alimentação do cão. Até os doze meses de idade ele deve receber uma boa ração para filhote e depois disso, a ração para adulto. É importante salientar que ele tem facilidade de ganhar peso e se isso acontecer, a ração de adulto pode precisar ser light, ou seja, com menos calorias, para poder manter o peso correto do animal. É sempre bom fazer um acompanhamento com o médico veterinário, pois a obesidade pode trazer diversas doenças secundárias. 

Assim como os demais animais, o Schnauzer também precisa ser vacinado, não apenas enquanto filhote, mas por toda a vida. Precisa também ser vermifugado com frequência, de acordo com o protocolo do médico veterinário. Esse cão costuma ficar doente muito raramente, quando a alimentação, a atividade física e os demais cuidados são feitos da maneira correta.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado