Seja higiênico e mantenha as calçadas limpas

Ter um cachorro é muito legal, passear com ele melhor ainda, mas muitas cidades grandes ainda sofrem problemas com a falta de educação de donos que deixam as fezes dos bichinhos espalhadas pelas calçadas das ruas. Além da sujeira, o não recolhimento deixa as ruas com um odor desagradável e pode causar contaminação.

“Operação anti caca”, “calçada limpa” e “não seja um cara de cocô” são alguns dos nomes das campanhas desenvolvidas eventualmente em diferentes cidades do país com a finalidade de conscientizar a população da importância do recolhimento das fezes dos animais. O contato direto com fezes de cachorro pode causar infecções intestinais - que ocasionam diarreias e vômitos - verminoses e até mesmo doenças de pele. Por isso é tão importante que você recolha o cocô do seu animal.

VEJA TAMBÉM: Ivo Hadlich, o amante dos animais

No Rio de Janeiro e em São Paulo quem não recolhe as fezes de cachorros pode até levar multa. Ande sempre com um saquinho plástico na bolsa e use-o como luva para retirar o cocô do chão e colocá-lo no lixo mais próximo. Se preferir, na hora em que seu cão for defecar, coloque uma folha de jornal embaixo para facilitar o recolhimento. Há vários coletores e pazinhas à venda em Pet Shops.

Bons exemplos

No ano passado alguns parques públicos da Cidade do México adotaram uma forma diferenciada de estimular os donos dos cachorros a recolher o cocô de seus animais e manter os locais limpos. O projeto intitulado Poo Wi-Fi funcionava da seguinte maneira: sempre que alguém recolhesse o cocô e depositasse a sujeira do animal em algum dos lixos especiais espalhados pelo parque, uma maquina interligada às lixeiras liberava wi-fi gratuita para todos os frequentadores do parque. Quanto mais fezes jogadas no lixo, mais minutos de internet gratuita disponível.

Em Israel, um equipamento portátil desenvolvido pela Universidade Hebraica transforma as fezes em cinzas. A máquina, chamada “AshPoopie”, tritura o cocô que se tranforma em cinzas inodoras apertando apenas um botão. Se você conhece alguma campanha interessante não só no Brasil, como no exterior, compartilhe conosco. Será um prazer divulgar e trazer boas ideias para as nossas cidades.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Maria Ester em 26/09/2014 14:14 disse:
Olá
Estou trabalhando com meus alunos de sétimo ano sobre a conscientização de não deixar cocôs de cachorros nas calçadas e vimos, de fato, que existe uma lei aqui na cidade de São Paulo que multa aqueles que não recolhem, mas... como denunciar o infrator?Em qual órgão? a lei é 13.131, mas como denunciar? Vcs sabem nos dizer?
Ficamos no aguardo.
gustavo em 25/07/2013 14:32 disse:
gostaria de compra placas de advertência para sujeira de cachorro na calçada onde comprar ?
Resposta do Blupet: Bom dia Gustavo,

Não conseguimos encontrar uma placa com uma mensagem tão específica como a que você solicitou, porém encontramos placas que transmitem uma mensagem parecida. Você pode conferir as placas neste link.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado