Seu cachorro está com vermes. O que fazer?

Verminose é um problema muito comum em animais de estimação. A presença de vermes no cachorrinho pode causar diarreia, falta de apetite, emagrecimento entre outros diversos sinais. Até problemas cardíacos! Não se preocupe! Há maneiras de controlar e evitar que o seu pet adoeça por causa da verminose. 

Tipos de Vermes em cães

Os cães possuem os vermes chatos e os redondos. Há diferentes espécies que habitam o intestino, músculo cardíaco, fígado, entre outros órgãos dos animais. Dentre eles podemos destacar:

Cestóides (vermes chatos):

 • Taenia multiceps
 • Taenia pisiformis
 • Dipylidium caninum
 • Taenia ovis
 • Echinococcus granulosus
 • Taenia taeniaeformis
 • Echinococcus multilocularis
 • Joyeuxiella pasqualei 
 • Mesocestoides ssp. 
 • Taenia hydatigena
 Nematódeos (vermes redondos):
 • Ancylostoma braziliense
 • Ancylostoma caninum
 • Toxocara canis
 • Toxascaris leonina
 • Trichuris vulpis
 • Uncinaria stenocephala

Sintomas

Muitas vezes, o cão está cheio de vermes e não apresenta nenhum sinal que o dono possa entender como “doença”. Há até os que confundem aquela barriguinha gigante, muito comum nos filhotes, com “está gordinho”. Na verdade, ele provavelmente está é lotado de vermes! É isso mesmo! Aquela barriga enorme dos filhotes não significa uma boa alimentação e sim um pedido de socorro do organismo. Ele está cheio de vermes e precisa de ajuda para expulsá-los.

Além disso, há outros sinais frequentes, que podem vir sozinhos ou não:

Diarreia;
• Muco nas fezes;
• Falta de apetite;
• Fraqueza;
• Desidratação (secundária a inapetência);
• Emagrecimento progressivo;
• Abdômen dilatado; 
• Sangue nas fezes;
• O animal pode esfregar o bumbum na parede ou no chão;
• Fezes mole;
• Vermes nas fezes; 
Vomito;
• Anemia. 

É importante lembrar que esses bichinhos, os vermes, se alimentam do que o pet está comendo, ou seja, se ele tem um quadro grave de verminose, a fraqueza virá secundária a ela. É muito importante que o socorro seja imediato e que o protocolo de prevenção seja feito corretamente. 

Tratamento

Se o animal começar a ser tratado sem que ele tenha sinal clínico visível, a administração de vermífugo, associado ou não a um polivitamínico, costuma ser o suficiente. Caso o pet já apresente sinais de desidratação, diarreia intensa, vômito entre outros, além do suporte de medicamentos que será feito em casa, receitado pelo médico veterinário, pode ser necessário internar o pet para hidratação venosa e controle dos sinais clínicos. 

Cães de qualquer idade estão sujeitos a ter um quadro de verminose, quando o proprietário descuidar de sua vermifugação rotineira ou deixar de levá-lo para o check up feito pelo médico veterinário. Como em todas as doenças, a prevenção é o melhor a ser feito. 

Como prevenir

A ingestão de ovos de vermes pode ocorrer através do chão, das fezes de outros cães que o pet cheira, entre outros. É praticamente impossível fazer com que um cão saudável e que brinca e passeia com seu dono, nunca tenha contato com vermes. Para evitar um quadro de verminose, o proprietário deve seguir o protocolo médico veterinário de vermifugação. No geral, animais a partir de 45 dias de vida, devem tomar a primeira dose de vermífugos. 

A repetição deve ser feita 15 dias depois e, de acordo com cada caso, o profissional irá estabelecer o restante do protocolo. Cães adultos também precisam ser vermifugados e a dose sempre deve ser repetida depois de 15 dias. No geral, os adultos devem receber vermífugos a cada 4 ou 6 meses, de acordo com o protocolo médico veterinário. 

Há vários vermífugos e o profissional saberá indicar o melhor e mais seguro. Cães que vivem em cidades litorâneas, por exemplo, precisam de um tratamento diferenciado para evitar o verme do coração.

Amor, carinho e visitas frequentes ao médico veterinário evitarão que o pet sofra com a verminose.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Marcos vinicius em 26/01/2015 21:37 disse:
Minha cadelinha tem dois meses de vida e hoje demos a ela num pet shop a primeira dose de um remédio contra vermes, e ela está com dores abdominais e babando muito. O que faço? Ela é pinscher com bassê.
Blenda em 25/01/2015 22:00 disse:
Olá boa noite. Minha cadelinha tem 2 meses é uma poodle, dei remédio de verme a ela tem 6 dias, ela está com muita diarreia e hoje começou a não querer comer nada. Gostaria de saber se isso é normal por causa do remédio ou se não for o que devo fazer. Desde já agradeço
elissama sousa rocha em 25/01/2015 17:06 disse:
Ola!!
Meu filhote tem 54 dias e é um SRD . Esta com verme e esta tomando chemital puppy.
Agr ele esta vomitando e sem apetite. O que eu faço?
rejne ferreira gomes em 11/01/2015 22:15 disse:
minha cadela deu cria de 8 filhotes , são de raça indefinida e gostaria de doa-los, pode me recomendar onde eu posso conseguir grupo que indiquem pessoas interessadas em pegar p/ cuidar ??
francy klay em 01/01/2015 21:55 disse:
Ola, minha pequena Dandara(labrador) de 48 dias esta com vermes,ela ja esta tomando remedio e estafuncionando.mas me preocupa o fato de sua alimentaçao estar defasada. Ela tem picos de animaçao mais logo volta a se deitar,quase nao come e quando come um puquinho de pate que logo vomita,raçao ela nem chega perto.o que posso fazer me pewocupa ve-la tao abatida,e normal isso ?obrigada
Carolin em 25/12/2014 07:13 disse:
Ola tenho um pet ele tem 2 meses e 3 dias ele já tomou a primeira vacina de verme ele fez coco e saiu uma verme isso quer diz que o remédio esta dando efeito?
Silvia em 16/12/2014 22:55 disse:
Nosso cão (labrador de 7 meses) só havia sido vermifugado com cerca de 1 mês de vida. Não fomos instruídos a refazer periodicamente o processo. Apresentou vermes nas fezes (larvas do tamanho de arroz). Veterinário prescreveu um vermifugo. No dia seguinte as fezes ja apresentavam vermes mortos e alguns ainda vivos. Nos dias subsequentes as fezes ficaram mais duras e hoje não defecou. É normal?
ana carolina em 16/12/2014 07:50 disse:
Minha cachorra è shih tzu ela tem 55 dias, e ela vive comendo insetos, ela nao só vai atras como tambem come eles, e ela esta vumitando amarelo, oq eu faço e oq pode ser ?
Yasmin em 13/12/2014 00:01 disse:
Olá, eu tenho uma filhote viralata, essa semana meu pai deu vermífugo pra ela, específico para filhote, porém, depois de uns dias, ela começou a ter febre,perca de apetite e a ficar amuada, só querendo ficar deitada na casinha, sendo que ela era super agitada, tô em dúvida se procuro um veterinário ou não
joao anderson dos santos em 17/09/2014 05:18 disse:
como deixar um bulldog ingles mais gordinho
sonia em 06/07/2014 17:13 disse:
Ola, o meu bebe pit bull de 4 meses anda a fazer as suas necessidades com uns bichinhos. Aqui a atrasado ele andou com diarreia e vomitos levei ao veterinario e ela passou me uma carrada de medicamentos e eu noto que ele anda com pouco apetite e sem vontade de brincar. Q posso fazer para prevenir ?
Resposta do Blupet: Dê a medicação que o veterinário lhe passou Sonia e espere dar efeito os remédio contra verme. Pode ser que demore algum tempinho até eles darem efeito. Se caso não resolver, procure o veterinário novamente.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado