Síndrome da lágrima colorida

Você já ouviu falar em Síndrome da Lágrima colorida? Se nunca ouviu falar, provavelmente já viu um cão que a tenha. Sabe os cães clarinhos que têm aquela mancha nos pelos ao redor dos olhos? É isso que se chama síndrome da lágrima colorida.

Calma, se seu pet tem isso, não precisa se apavorar. Na maioria das vezes o único problema trazido ao pet é estético. É importante leva-lo ao médico veterinário para que ele seja examinado e sempre que necessário, o tratamento seja feito.

A mancha das lágrimas e as causas

Essa mancha que é facilmente visualizada e precisa ser pesquisada, para saber o porquê ela está ocorrendo. Ela ocorre devido ao transbordamento de lágrima (epífora) que pode ocorrer quando a produção está a mais do que o normal ou quando o ducto nasolacrimal, que é o responsável por drenar a lágrima produzida pelo olho, se entope.

Assim como nos seres humanos, a lágrima é muito importante para o bichinho. É ela que lubrifica o olho do animal. O que sobra da sua produção é encaminhado para o nariz através do ducto nasolacrimal.  É igual como acontece com a gente. Quando choramos, muitas vezes o excesso de lágrimas sai pelo nariz, não é? O processo nos cães é o mesmo.             

Se por algum motivo essa lágrima não passa por esse ducto ou se a produção for tão grande que o ducto não consiga absorver tudo, o líquido extravasa e mancha os pelos da face do cão. O que era branquinho fica marrom ou avermelhado.

Alguns cães são mais predisponentes a esse problema como os da raça Maltês, Yorkshire Terrier, Poodle Toy e os que têm focinho achatado Pug, Buldog, entre outros. Os gatos também podem ter esse problema sendo que os da raça Persa são os mais predisponentes. 

Por que isso acontece? Por que algumas raças são mais susceptíveis?

Algumas raças são mais susceptíveis porque a doença pode ser congênita. Alguns pets nascem com algum problema no ducto nasolacrimal, por exemplo. Para saber exatamente o que o peludo tem, é necessário que o dono, assim que notar a mancha nos pelos, agende uma consulta com o médico veterinário. Alguns exames que são facilmente feitos na clínica, já podem dizer se o problema é de um excesso de produção de lágrima ou não. Caso não seja, exames complementares serão solicitados.

Há tratamento para as manchas?

Sim há tratamento e ele varia de acordo com a gravidade do problema e com o que faz com que a lágrima escorra pelos pelos. Por exemplo, se for um problema com o ducto, pode ser necessário um procedimento cirúrgico. Já em outro caso, até a alteração da dieta do pet é prescrita. Há também algumas medicações orais que podem ser receitadas pelo profissional.

Há também alguns produtos que podem ser passados no pelo para clareá-los, mas o proprietário só deve fazer isso se o veterinário orientar. É importante que tudo seja acompanhado e tratado com cuidado e carinho. Lembre-se de que o peludo já é frágil e o olho dele é mais sensível ainda. Nunca medique sem a orientação de um profissional, pois um erro pode ser fatal para a sua visão e sua saúde.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado