Uso de prebióticos e probióticos na alimentação animal

Você já ouviu falar em probiótico e prebiótico? Provavelmente, se você já parou para ler e observar os mais diferentes tipos de ração para pet existentes, você já se deparou com esses nomes. Para que o bichinho tenha a sua saúde em dia, ele precisa ter uma alimentação adequada e que o seu intestino esteja funcionando em perfeitas condições. Para que isso seja possível a microbiota dele, que são os micro-organismos que moram no intestino, precisam estar equilibrados e sua mucosa precisa estar íntegra.

Por isso, a cada dia que passa, os pesquisadores se preocupam mais e mais em fornecer maneiras desse pet ter um bom funcionamento do organismo e ficar com a microbiota equilibrada. Produtos que auxiliam no trânsito do alimento pelo trato gastrintestinal são desenvolvidos e dentre eles estão o prébiotico e probioticos.

 Os prébióticos são componentes da alimentação que servem como ajudante do organismo. Eles estimulam a proliferação das bactérias presentes no intestino e que são benéficas para os animais e ajuda a limitar a proliferação dos micro-organismos que não são bons para o organismo do pet. Para que seja realmente eficiente, o prebiótico precisa ser resistente à acidez do estômago do bichinho, às hidrólise ou a absorção na região digestiva do bichinho. Quando uma substância consegue atender a tudo isso, ele é chamado de prebiótico. Para os cães, os mais comuns são os compostos de frutoligossacárideos (FOS) e mananoligossacarídeos (MOS).

Os chamados de FOS, não sofrem digestão no intestino delgado, ou seja, conseguem chegar até o intestino grosso do pet sem sofrer alteração. Quando chegam ao intestino grosso do bichinho, eles são fermentados pelas bactérias anaeróbias, que vivem na microbiota do intestino, produzindo grandes quantidades de AGV, de CO2, amônia e H2. Isso faz com que o pH no lúmen do intestino grosso fique muito mais ácido. Isso é ruim? Não, isso é muito bom. Esta acidez é boa par a as bactérias que trazem benefícios para os pets como é o caso da Bifidobacterias e Lactobacillus. Ao mesmo tempo, essa acidificação do pH é ruim para às bactérias prejudiciais, como o Clostridium, E. Coli, Listéria, Salmonella, ou seja, faz bem para as bactérias boas e mal para as indesejáveis.

Falamos também no MOS. O MOS têm a capacidade de modular o sistema imunológico e a microbiota intestinal. Ele se liga às micotoxinas e acaba por proteger a integridade da mucosa de absorção intestinal.

Até agora só falamos nos prebióticos, e o próbiótico? Para que serve? É bom? Quando o pet é tratado com probióticos ele recebe microrganismos vivos ou mortos que ajudam a melhorar o balanço da microbiota ou o balanço enzimático do intestino. Eles conseguem ainda estimular algumas respostas imunológicas. Como deve atuar um probiótico? Ele precisa sobreviver a todo trato gastrointestinal do pet e conseguir aderir à mucosa. Ele ainda reduz a população de microrganismos não desejáveis que estão presentes no cólon.

Há diversos alimentos para cães e gatos que já são vendidos com a adição de probiótico. Há também, alguns vendidos em pasta que os médicos veterinários podem pedir para que você administre ao bichinho como complementação de um tratamento. É bem comum dar esse tipo de produto quando o pet passa por um período de diarreia, por exemplo, para ajudar a equilibrar o intestino do bichinho. 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Qual a quantidade certa de ração devo dar ao meu cão?

Você tem dúvidas sobre a quantidade ideal de ração deve dar ao seu cãozinho e sempre que ele está com “cara de quem está com fome” ou... Leia mais

Confira os principais tipos de ração

Com o mercado para PETS cada vez mais aquecido, alimentos prometem integrar todos os nutrientes necessários para seu animal de estimação... Leia mais

Ração para cães - Conheça os tipos e as ideais para o seu cão

Qual é o melhor tipo de ração? Seu cãozinho está se alimentando bem? Confira nosso guia e tire todas as suas dúvidas. Leia mais

Cão sem comer, o que fazer?

No geral, os cães gostam muito de comer. Alguns gostam tanto, que se o dono não cuidar eles ficam muito gordinhos e podem ter sérios problemas de... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Jhonatas campos em 13/11/2014 20:49 disse:
O meu pit bull de 35 dias ficou com diarreia, e o veterinário passou o lactobac dog para ele..

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado