Verme do coração

Se você tem um pet de estimação certamente já ouviu falar em vermesverm e que eles têm que tomar vermífugo com frequência, correto? Porém, ao se falar em vermes, a maioria das pessoas logo pensa nos intestinais, que são muito comuns nos cães. Poucas pessoas sabem que existe um verme que ataca o coração. Você já sabia?

Essa verminose recebe o nome de dirofilariose e é causada pelo verme dirofilária. Esse verme pode chegar a 35 cm de comprimento e sabe onde ele fica alojado? No coração! Claro que o desenvolvimento dele é aos poucos, mas o estrago é bem grande. O cão pode passar anos com ele alojado no coração sem apresentar nenhum sinal clínico. Quando ele começa a apresentar algo é porque a doença já está muito avançada.

Como é transmitido?

Pode parecer estranho, mas esse verme é transmitido pela picada de mosquito. O mosquito contaminado pica o cão e passa a larva para ele. A larva cai na corrente sanguínea e procura os grandes vasos para se alojar. Com isso ela atrapalha a passagem do sangue que é bombeado pelo coração. O coração percebe que precisa enviar mais sangue para o organismo e começa a trabalhar com mais força. Tudo isso pra suprir as necessidades do organismo.

Como fica trabalhando muito e com mais intensidade, com o passar do tempo o músculo cardíaco se dilata, o que não é bom. Isso acontece depois de muito tempo do parasita instalado no coração do pet.

Com a dilatação do coração o cachorrinho começa a apresentar os primeiros sinais clínicos. O dono nota que o pet fica mais cansado, triste, com tosse, mais magro, o abdome pode ficar dilatado e ele pode até ter dificuldade para respirar. Com tantos sinais ruins, ele fica mais apático e quieto. Nesse estágio a doença já está muito avançada e ele não está nada bem.

Há tratamento para o verme do coração?

Quando o pet já está apresentando esses sinais que falamos aqui, é porque a doença já está muito grave e a cura torna-se muito difícil. Claro que o tratamento é iniciado, mas como o músculo cardíaco já está muito dilatado e cansado, fica difícil o organismo reagir a algo.

O que fazer?

Como sempre, o melhor a ser feito é não deixar que a doença aconteça, ou seja, preveni-la. Mesmo porque essa é uma daquelas doenças que dificilmente são curadas.

A prevenção é feita através de um bom exame feito pelo médico veterinário e com o uso de medicações específicas que possam matar o verme antes de ele prejudicar o coração. Alguns vermífugos orais matam esse verme, mas nem todos. Por isso, é necessário conversar com o médico veterinário.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado