Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

A partir de qual idade é indicado o cruzamento de cães?

207 visualizações

Respostas


A idade certa para acasalar deve levar em conta o desenvolvimento dos cães. Os machos, a partir de 12 meses já podem acasalar, mas as fêmeas só devem acasalar após 18 meses ou do terceiro cio, o que vier depois. Antes disso, ambos estão imaturos e não completaram seu desenvolvimento físico e psicológico.O período ideal para a reprodução nas cadelas 1 ano e meio e 6 a 7 anos de idade. Cadelas que tiveram várias crias nesse período podem se manter em reprodução até ao redor dos 10 anos sem maiores riscos de ter problemas. Como muitas cadelas podem ter ciclos férteis às vezes até aos 12 anos de idade, existe a possibilidade de acasalamentos acidentais.
De modo geral é contra-indicado acasalar pela primeira vez cadelas após os 6 anos de idade, pela possibilidade de problemas no parto (perda de elasticidade na cervix e vagina) e a eventual necessidade de uma cesariana. Mesmo às cadelas multíparas (que deram cria muitas vezes), não é recomendado o acasalamento após 10 anos de idade, pelos mesmos motivos.

Olá Katiucia...

Nos machos, o correto seria a partir dos 18 meses. Mas raças pequenas com 7 a 8 meses já possuem espermatozóides capazes de fertilizar a fêmea. Já nas fêmeas o correto seria cruzar depois do terceiro cio.

Ah, deixo aqui também a idade máxima para acasalamento:
Para os machos, o ideal é até os 8 anos. Já as fêmeas devem cruzar apenas até os 5 anos, quando ainda estão no auge da fertilidade. Após essa fase, elas podem ter complicações durante a gestação ou no parto.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo