Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Com que frequência devo dar banhos em meus cães?

108 visualizações

Respostas


Uma coisa é certa: as pessoas que amam seus animais de estimação querem vê-los sempre felizes, confortáveis e sadios. E com o grande crescimento do mercado pet, que a cada dia lança uma infinidade de produtos de higiene e estética, muitos donos não seguram a euforia para ver seus bichinhos sempre mais cheirosos e usando os acessórios da moda.

Higiene é bom, mas não foge à regra e banhos em excesso podem fazer mal à saúde de cães e gatos. “Embora muitos proprietários tratem seus pets como se fossem gente, é bom lembrar que eles não são e que suas necessidades higiênicas são muito diferentes das nossas. Aquelas pessoas que acreditam que cães e gatos podem tomar banhos diários devem ficar atentas, pois estão deixando seus melhores amigos expostos a alergias e outras doenças”, explica a médica veterinária Drª Ana Flávia Ferreira.

Ou seja: se você der muito banho (2 vezes por semana, 1 vez por semana, de 10 em 10 dias…), vai tirar a proteção natural da pele do animal e deixá-la mais exposta à alergias e doenças como fungos, por exemplo. Além disso, ele vai fabricar mais sebo e vai ter mais cheiro do que se você der menos banho. Não adianta dar banho o tempo todo pra tirar o cheiro característico do animal. Lembre-se: CACHORRO TEM CHEIRO DE CACHORRO. Para que ele não fique com o cheiro forte demais e não característico, dê menos banho possível (ideal de 30 em 30 no inverno e 15 em 15 no verão para cães de pelo curto. E manter a frequência quinzenal no inverno para cães de pelo longo) e escove-o todos os dias pra remover as células mortas e os pelos soltos e evitar nós.




acho que depende do clima de sua cidade e do tipo de pelagem de seu cão. aqui o clima da minha cidade é úmido e quente, e ela é um cocker spaniel peludo... então o médico dela me pede para dar banho 1 vez por semana com shampoo próprio para seus pelos... mas quando morávamos em uma cidade com clima seco e com inverno rigoroso, a ordem era 1 banho por mês e se necessário banhos secos com produtos q encontrava em pet shops. espero ter ajudado.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo