Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Como Devo Limpar As Orelhas Do Meu Cao Sem Machucalas??

213 visualizações

Respostas


Oi Hugo, eu como uma boa hipocondríaca que sou, já perguntei ao nosso vet! Ele me disse que o canal auditivo do cão é como um L portanto é pouco provável você machucar o tímpano ou prejudicar a audição do animal então você pode usar o dedo enrolado com algodão ou gaze com algum produto próprio para limpeza de ouvidos, ou até mesmo com um pouquinho de soro fisiológico, mas não deixa escorrer tem que ser levemente umedecido, e manda ver delicadamente, tem pessoas que gostam de usar cotonetes, mas acho que demora muito, mas o importante é você manter os ouvidos do cachorrinho limpinho rsrs

Para que possa exercer a limpeza você precisará de: bolas de algodão e alguma solução de limpeza (que pode ser adquirida em mercados pet)

1° Passo: Deixe tudo que irá precisar separado, para facilitar na hora de iniciar a limpeza.
2° Passo: Molhe a bola de algodão com a solução de limpeza, erga a orelha de seu animal e limpe apenas na superfície que você consegue visualizar e alcançar.
3° Passo: Pingue no canal auricular um pouco da solução, use os dedos para massagear a base da orelha do animal por cerca de 30 segundos, fazendo com que a solução penetre em toda a área do canal.
4°Passo: Afaste-se e deixe que ele possa chacoalhar a cabeça a fim de tirar o excesso da solução.
5°Passo: Pegue um algodão seco para tirar a umidade que restou na orelha e ouvido do animal, procure fazê-lo não só nas porções que consegue visualizar mas também internamente. Cuidado para não empurrar muito o algodão no canal auricular, pois pode prejudicar o animal.
6° Passo: Repita a operação na outra orelha.

A limpeza da orelha deve ser feita semanalmente se ele possui orelhas compridas como é o caso do Basset Hound, Cocker Spaniel, Beagles,e outras raças.As orelhas compridas são mais fáceis de acumular sujeira fazendo com que estejam aptos a contrair infecções com mais facilidade. Nunca faça o uso de cotonetes ou qualquer outro objeto pontiagudo para proceder a limpeza.

Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo