Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Como ensinar o meu cãozinho a ser obediente?

246 visualizações

Respostas


No primeiro ano de vida é muito comum os cachorros apresentarem certos problemas comportamentais, que vão desde fazer as necessidades fisiológicas dentro de casa até morder ou destruir toda a mobília ou outros utensílios domésticos.
A melhor maneira para prevenir estes comportamentos é começar o treino do cachorro logo no primeiro dia em que este chega ao novo lar.
A seguir você confere algumas dicas de como deve ser feita esta abordagem inicial.
1ª dica- inibição de morder: desde o primeiro dia o animalzinho deve aprender que o contato com a pele humana provoca dor, portanto se ele arranhar ou morder uma pessoa da casa esta deverá gritar ou se afastar mostrando ao bichinho de estimação que tal comportamento não é permitido.
2ª dica- socialização: assim como as pessoas, os animais aprendem através de suas experiências individuais, associando suas ações às consequências. Dessa forma, o proprietário deverá passar para o seu cãozinho o maior número de oportunidades de aprendizagem com consequências positivas, de maneira a reforçar os comportamentos e as respostas desejadas.
3ª dica- métodos de treino positivo: pesquisas já comprovaram que os animais que respondem melhor as expectativas de comportamento de seu dono são aqueles que recebem uma recompensa em vez de castigo quando praticam uma atitude desejada.
4ª dica- Ignorar comportamentos negativos: Sempre que o animal apresentar um comportamento inaceitável o proprietário deverá imediatamente afastar-se dele, pois ao ser ignorado ele já se sentirá bastante castigado.
5ª dica- aceitar o tempo passado sozinho: O animal deve se acostumar a passar certo tempo sozinho, sem ficar excessivamente nervoso ou ansioso. Para ajudá-lo o proprietário deve evitar manifestações exageradas de afeto ao sair ou chegar em casa. Desde cedo o cachorro deve encarar estes momentos longe do convívio com as pessoas com naturalidade.
Essas são medidas simples, mas muito eficazes na melhoria constante do comportamento dos cães. E tudo isso pode ser feito sem culpa e sem a necessidade de judiar do animalzinho. É sempre bom lembrar que carinho é o mais importante de tudo.

Acredito que cada animal tem uma personalidade, a abordagem para educá-los pode ser diferentes, mas o fundamental para qualquer pessoa educar seu animal é paciência e disciplina!!
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo