Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

como saber se a gatinha esta no cio, com qto tempo

209 visualizações

Respostas


Olá Rose, bom dia!

Bem, no caso dos felinos o cio funciona de forma diferente dos cachorros, regulado por diversos fatores relacionados com o seu ambiente.
As gatas amadurecem sexualmente de forma rápida, dependendo da raça, do clima e do período do ano em que nasceram, podem apresentar o seu primeiro cio entre os 8 e os 10 meses de idade. Algumas demoram até um ano, embora não costume ser o mais comum.
As gatas, ao contrário das cadelas, não apresentam nenhum tipo de sangramento quando estão prontas para reproduzir, o que faz com que seja mais difícil para os donos identificar se o animal está no cio. Para isso, deverá ficar atento à sua atitude, no princípio a gata miará muito mais do que o normal, com insistência e de forma frequente. A gata começará a esfregar-se pelos móveis e nas pessoas e notará que a sua atitude é muito mais carinhosa do que o normal. Algumas vezes, ao acariciá-la ela poderá ficar rígida e assumir uma postura em que levante a parte de trás e levante a cauda, movendo-a de um lado para o outro.
É provável que se nas proximidades houver algum macho, ela tente escapar para acasalar, pelo que se torna importante prestar muita atenção à sua gata durante o cio.
Quando as gatas se encontram no cio e vivem em espaços abertos torna-se muito difícil evitar que um macho não acasale com ela, pois ela envia constantemente sinais aos felinos que se encontra no cio, por isso se não pretende que a sua gata fique prenha, é muito importante esterilizá-la, desta forma evitará que o seu animal sofra de quistos mamários, gravidez psicológica e diversos problemas de saúde.

Espero ter ajudado!
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo