Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Como saber se meu animal está feliz?

2045 visualizações

Respostas


se ele estiver comendo bem e bricando ele esta feliz ...

Os cachorros, seja qual for a idade, são comparados a bebês por diversos motivos. Primeiro porque, mesmo quando adultos, os cães se comportam como crianças, brincando, pulando e se divertindo. Além disso, assim como os recém-nascidos, os cães não conseguem expressar em palavras o que estão sentindo. Enquanto que os bebês choram para mostrar o que querem, os cachorros usam os músculos do rosto, os dentes e o rabo para mostrar seus sentimentos aos donos e também aos outros cachorros.Como ainda não inventaram uma máquina capaz de traduzir os sentimentos dos cães, confira a seguir como descobrir quando ele está feliz, inseguro, curioso, agressivo…

É só o seu cachorro abanar o rabo que isto significa ele estar feliz, certo? Na verdade não. Há diversos movimentos que os cães podem fazer com suas caudas e cada um deles representa um sentimento diferente. Quando ele está explodindo de felicidade porque você chegou em casa ou porque ganhou um brinquedo novo, levanta e abana rapidamente o rabo. Praticamente todo o corpinho se mexe com tanta agitação.Se você quer entender como seu cão está se sentindo, perceba que quando ele levanta e balança o rabo, mas com um movimento mais lento e irregular, e fica olhando fixamente para algum lugar com as orelhas levemente levantadas, isto significa que ele está curioso. Um barulho estranho, um inseto ou uma sombra podem fazer com que o cachorro fique alerta tentando descobrir o que está acontecendo.

Se o seu cachorro coloca o rabo entre as pernas, seu primeiro pensamento é de que ele está com medo. Mas na verdade, existe uma pequena diferença: quando o cão esconde o rabo e não mexe, significa sim que ele está assustado e com medo. Porém, quando o rabo fica entre as pernas, mas balançando lentamente, significa que está apenas inseguro. Isso pode acontecer com a aproximação de outro cão ou de uma pessoa estranha.Um cão também demonstra o que está sentindo com movimentos do rosto. Ele pode querer avisar que está bravo sem que você o veja rosnando ou mostrando os dentes. Quando o cão fica praticamente imóvel, levemente curvado, com a cabeça e com o rabo abaixo do corpo (mas não entre as pernas) é bom tomar cuidado, ele pode estar preparando um ataque.

acho que a pessoa que tem um animal, para mim é a mesma coisa de um filho a mãe sabe quando eles não estão bem

Aiii Maiara... acho que o certo seria: Você está dando condições para que seu animalzinho seja feliz?

Muita gente pensa que para um cachorro ser feliz basta dar água, comida e um pouco de carinho. No entanto é um pouco mais do que isto! Digo isto pelo seguinte: já vi muito "cachorro de madame" com uma casa maravilhosa, ração de qualidade, espaço e tudo o mais que, teoricamente, o cão precisaria para se contentar, e este cão parecer muito insatisfeito. Porém, dificilmente vemos um cachorro de um catador de papéis, ou mesmo morador de rua, triste. Eles andam sempre com seus donos, perambulando e com a cauda alta e feliz.
Cada um de nós é um ser diferente, com necessidades diferentes. Algo que me deixa muito feliz pode ser totalmente indiferente para outra pessoa. Com os cães é quase a mesma coisa, mas sem dúvida, a única coisa que é igual, em termos de felicidade, para um cão, é ter companhia. Ou seja, alguns gostam mais de petiscos, outros de brinquedos, outros de palmas, mas o que todos gostam com certeza é companhia. Claro que isso só não basta. Ter boa alimentação, um lugar limpo e seguro para dormir, passear e brincar, ter assistência veterinária quando necessário, vacinação e vermifugação em dia também são essenciais!
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo