Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

De que pais é a origem do cão pastoreiro e boiadeiro

200 visualizações

Respostas


Cães Pastores e Boiadeiros - Não é difícil imaginar que, ainda em tempos remotos os pastores sentiram a necessidade de proteger os seus rebanhos, tanto dos ataques de animais selvagens, quanto do próprio homem, e que pensaram em solucionar estes problemas recorrendo aos cães, que provavelmente já eram utilizados na caça e proteção de propriedades.

A seleção natural e a domesticação produziram esses cães ainda em tempos antigos, com origem provável no continente asiático, e é plausível afirmar que os primeiros exemplares tenham chegado a Europa acompanhando os mercadores fenícios, que usavam esses cães como objeto de troca.

Outras hipóteses propostas são que esses cães teriam seguido às legiões romanas que voltavam das expedições ao Oriente, ou ainda migrado à Europa com os Cumanos, povo de origem tártara, que no século XI, vencidos pelos Mongóis, retirou-se da região da Moldávia até a Hungria.

Aí depende Luiza...

Existem várias raças de cães que se encaixam como de pastoreio e boiadeiro. Vou te dar exemplos:

* Australian Cttle Dog (Boiadeiro) - com origem na Austrália.
* Boiadeiro de Ardenas (Boiadeiro) - com origem na Bélgica.
* Boiadeiro de Flandres (Boiadeiro) - com origem na França e Bélgica.
* Border Collie (Pastores) - com origem na Grã-Bretanha.
* Cão Fila de São miguel (Boiadeiro) - com origem em Portugal.
* Cão de Bestiar (pastores) - com origem na Espanha.
* Colie de barba (pastores) - com origem na Grã-Bretanha.
* Komondor (pastores0 - com origem na Hungria.
* Pastor Alemão (pastores) - com origem na Alemanha...

E por aí vai!!!!

Bom dia...
1-Australian cattle dog é um cão para trabalho com gado (pastoreiro), sendo largamente utilizado nas fazendas dos EUA, Austrália e Canadá.

2-Australian shepherd, vem da sua relação com os antigos pastores bascos, levados para a América do Norte ao longo do século XIX.

3- Bearded Collie: Apesar do seu nome, o bearded collie é um cão muito diferente do famoso collie de pelo longo. bearded collie é uma raça antiga. É indiscutível a presença da raça na Escócia já no século XVI. Era descrito por escritores daquele período como excepcional tocador de gado e sobretudo, eram admirados por suportar o frio dos invernos mais rigorosos.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo