Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Fale sobre o 'Tropidurus itambere'!

264 visualizações

Respostas



Tropidurus itambere é uma espécie de lagarto da família Tropiduridae. Endêmica do sudeste do Brasil.

Essa espécie foi registrada também no município de Santarém ao norte do Rio Amazonas (Santos-Jr. et al., 2002), se distribui em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e formações abertas do Domínio Florestal Atlântico em São Paulo e Minas Gerais. Nos cerrados do Brasil Central, sua presença em um enclave na Serra de Ouro Branco, em Minas Gerais, sugere que a espécie possa ocorrer também dentro da áreas de distribuição de T. hispidus e de T. montanus (Rodrigues, 1987).

Tropidurus itambere são relativamente comuns, sintópicos, utilizando ítens alimentares, como formigas e cupins. Estes lagartos são forrageadores do tipo “sentae-espera” e possuem o mesmo padrão de atividade horária (Faria, 2001; Faria & Araujo, 2004). Na área da fazenda Cabana dos Pirineus, Tropidurus itambere, ao contrário do congênere, é muito raro, tendo sido verificado apenas dois espécimes, um durante o reconhecimento da área, e outro após o início das coletas dos dados.
Prezado, estas informações retiramos da tese de Renato Gomes Faria que fez um estudo comparativo entre o Itamberê e o Oreadicus.

Fraternalmente,


Gilmar
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo