Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Meus Caros, falem a respeito do Twister ou Mercol e sua origem

294 visualizações

Respostas


Gente, vale a pesquisa, vamos lá...
Melhor resposta

O mecol ou twister (o famoso rato de laboratório) nada mais é do que a ratazana da espécie Rattus norvegicus. De grande porte, pode chegar até 600 gramas e a 30 cm de comprimento (incluindo o rabo).Acredita-se que a ratazana tenha origem asiática, indiana e persa e desde que o mundo é mundo, têm a imagem de um bicho transmissor de doenças, pragas e pestes em geral. Até 1755, a ratazana já havia “viajado” meio mundo, chegando por fim a América do Norte. Atualmente, este roedor é encontrado em todo mundo, exceto nas ilhas oceânicas desertas e isoladas.
Muito ágeis, as ratazanas podem subir por paredes lisas, sendo ajudadas nestas escaladas pelo atrito da cauda. Além de nadarem bem, mergulham e saltam com facilidade. Têm os sentidos bem desenvolvidos, particularmente a audição, o olfato e o paladar. Além de ter dado origem a outros tipos de roedores, como o Topolino.
Podendo viver de 2 a 4 anos e hábitos noturnos e diferente do topolino, possui uma personalidade agressiva e desconfiada,mas em cativeiro pode vir a se tornar dócil, porém, deve se ter cuidado ao pega-lo, pois é um animal extremamente territorialista.
Atinge a maturidade sexual entre 60 a 90 dias e em uma gestação ( que pode durar de 21 a 24 dias) pode dar até 12 filhotes, tendo cerca de 8 a 12 ninhadas por ano.
É um animal que vive em colônia, desde que não sejam grandes. Tem olhos e orelhas pequenas em relação à cabeça e a cauda.
Diferente do Topolino, o Mecol precisa de mais espaço para se sentir feliz. O ideal para sua moradia é o terrário com no mínimo 60X40 cm, de preferência alta e com escadas.
Pode-se também optar por um aquário, de até uns 300 litros. Pode-se criar uma pequena colônia, de até quatro ratos. Também não esqueça da rodinha (bem grande e fechada, de plástico, para que ele não quebre o rabo), comedouro e bebedouro.
Atualmente, este animal vem ganhando mais simpatizantes, que provam que eles sim são limpos amáveis e podem ser um excelente bicho de estimação, acabando assim, com o preconceito que há sobre a imagem do rato e com o seu destino “cruel”, que é de servir como cobaia em laboratórios.

A idéia, Minha Cara foi, exatamente, essa a de acabar com o estigma. Sua pesquisa ajudou bastante, parabéns.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo