Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Minha Ellie ia ser castrada ontem, mas a cirurgia teve que ser adiada e só castrou hoje devido ao consultório veterinário ter atendido alguns casos de emergência. Um deles era o de um cãozinho picado por cobra. O que fazer se nossos pets forem picados por uma cobra?

145 visualizações

Respostas


Bom dia!


Picadas de cobras são dolorosas e tendem a ocorrer na cabeça do animal, próximo ao focinho, peito ou pescoço. Causam queda de pressão, sonolência, tremores musculares, falta de ar, vômitos, sangramento nasal e urina com sangue. “Restrinja os movimentos do animal, para que o veneno não se espalhe. Não tente aspirar o veneno, não faça torniquete e não aplique gelo no local. Depois disso, procure imediatamente um veterinário para aplicação de soroantiofídico”, orienta Cléber Fontana, do hospital veterinário Pet Care. O cão deve receber o soro em um prazo de seis a oito horas, além de tratamento de suporte com uso de anti-inflamatórios, antibióticos e anti-hemorrágicos. O soro antiofídico usado em animaisé o soro polivalente veterinário (diferente do usado em humanos), que neutraliza venenos de jararaca, cascavel e surucucu
Melhor resposta

Keila, eu achei em outro site isso também:

1- Identificar a cobra, se possível.
2- Restringir os movimentos do animal.Se ele se movimentar muito o veneno se espalha mais rapidamente.
3- Se a mordida for na pata, imobilizar o membro em uma posição natural para evitar a movimentação do local.
4- Não incisar (cortar) o local da mordida, não aspirar o veneno e não fazer torniquete. Não aplique gelo no local.
5- Procurar imediatamente um Médico Veterinário.
Cuidados médicos:
O animal deverá ser mantido calmo ou sedado, a área deve ser limpa, receber fluido terapia e medicação de suporte de acordo com os sintomas apresentados como uso de antibióticos, analgésicos e muito soro (fluido terapia).
Transfusão de sangue pode ser necessária e o uso de SORO ANTIOFÍDICO se for aplicado, deve ser feito o quanto antes, pois se torna menos eficaz com o passar do tempo.
Todas as vítimas de mordida de cobra devem ser observada por um período mínimo de 12 horas, mesmo quando não há sinais clínicos. Se os sinais clínicos estão presentes, ele deve ficar em observação por pelo menos 48 a 72 horas.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo