Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

O pêlo do meu cão está a cair, que devo fazer?

208 visualizações

Respostas


Bom Dia Rosana!

Independente da raça, todos os cães soltam pelos! A única diferença é que alguns soltam mais e outros menos.

As quedas de pêlos podem e ocorrem por várias razões.

Uma delas é a chamada queda fisiológica, que ocorre normalmente por envelhecimento do próprio pêlo ou de sua raiz e, assim, esse pêlo cai para ser em seguida substituído por outros.
O pelo do seu cão passa por fases de crescimento e a duração dessas fases determina o quão frequente o seu cachorro vai soltar pelo.
Uma das atitudes mais importantes que você pode fazer é manter sempre uma pelagem saudável, incluindo uma higiene adequada e escovação, assim como uma dieta saudável . A frequência vai ser determinada de acordo com o tipo de pêlo que o seu cão tem, assim como o tipo de escova.

Já a queda chamada patológica, também pode ser por vários motivos. Entre elas, doenças do próprio pêlo ou da pele do animal, tais como micoses, sarnas, eczemas... enfim, uma variedade enorme de causas que acontecem no epitélio de revestimento do animal. A queda de pêlos também pode ocorrer por doenças nutricionais ou mesmo infecções.
Nestes casos, o importante é que você leve seu pet ao veterinário para que ele possa fazer um estudo das condições do seu bichinho e, assim, poder escolher o melhor tratamento.

No caso de queda por desnutrição, até a troca de ração pode desencadear (já aconteceu comigo), vale a lembrança.

Rosana, acho que uma ótima dica é escovar os pelos do cão todos os dias e remover manualmente o máximo que puder, assim deixa o ambiente mais limpinho e ajuda a acelerar a troca de pelos, claro se for o caso fisiológico como a Keila explicou acima...

Ele POde Estar Trocando De Pele!!
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo