Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

O personagem "Bidu" foi inspirado em qual raça canina?

335 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Cara Amiga, da pesquisa que fizemos vem a seguinte informação: Bidu é um cão azul, inspirado em um Schnauzer cor sal-pimenta, meio azulada (nas primeiras edições, o Bidu era cinza). Foi o primeiro personagem de Maurício de Sousa, publicado em uma tira de jornal pela Folha de São Paulo em 19591 e depois publicado como revista em quadrinho pela Editora Continental.

Mauricio se inspirou no cachorrinho que ele tinha na infância, o Cuíca. Ele foi o primeiro personagem da Turma da Mônica a estrelar uma revista em quadrinhos pela Editora Continental em 1960.
Após, a Mônica ganhar título próprio pela Editora Abril nos anos 70, o personagem passou a ter histórias publicadas em revistas da Turma da Mônica e almanaques de reedições.

Em 2008, Bidu aparece em Turma da Mônica Jovem, muito leitores pensaram que o Bidu poderia estar morto, já que a revista se passa no futuro, onde a Turma está na adolescência.

Em 2009 foi lançado um álbum em comemoração aos 50 anos do personagem, a edição conta com uma coletânea de histórias do personagem, incluindo uma HQ inédita em estilo mangá e uma versão fac-símile de Bidu da Editora Continental, no mesmo ano o personagem ganha uma história para o álbum MSP 50, álbum que homenageia os 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa, escrita e desenhada por Laerte Coutinho.

Biografia
Bidu é o cão do Franjinha e astro de histórias em quadrinhos. Apesar de Bidu ser o animal de estimação de Franjinha, suas historinhas refletem um universo paralelo, repleto de metalinguagem, onde é um astro das histórias em quadrinhos (com direito ao assistente Manfredo) e um caricato penetra-calouro-imitador, Bugu que luta por um espaço no mundo das histórias em quadrinhos). Quando é astro das histórias em quadrinhos, é bem arrogante e mal-humorado.

Esperando ter colaborado.

Gilmar

Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo