Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

o que é erliquiose?

110 visualizações

Respostas


Bom Dia Dayane.

A Erliquiose, que também é conhecida como doença do carrapato ou pancitopenia tropical canina, é uma doença causada por uma bactéria chamada Erlichia canis. O principal transmissor dessa bactéria é o carrapato Rhipicephalus sanguineus e afeta a família dos canídeos, entretanto, já foi registrada a presença da bactéria em gatos e humanos.
A doença causa sinais como febre, anemia, perda de apetite, indisposição, vômito, cegueira, sangramentos discretos a extensos, entre outros.
O tratamento é feito a base de antitérmicos, antibióticos próprios (do grupo das tetraciclinas) e suplementos vitamínicos (como o complexo B12).
A melhor prevenção é a exterminação dos carrapatos do cão, e o controle deles no ambiente em que o cão habita, e de produtos preventivos como coleiras antipulgas, sabonetes carrapaticidas, etc. Não há ainda vacinas preventivas.

A Erliquiose é uma doença infecciosa severa que acomete os cães, causada por bactérias do gênero Ehrlichia, sendo a principal a Ehrlichia canis. Sua incidência vem aumentando significativamente nos últimos anos, em todas as regiões do Brasil.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo